O peso corporal não reflete necessariamente o quão gorda (ou magra) é uma pessoa. Quanto você acha que aquele professor de musculação enorme pesa???? Muito, pode ter certeza! E no entanto seu corpo não possui praticamente nada de gordura.
Se seu objetivo é aumentar peso sem engordar, o segredo está na combinação entre atividade física e alimentação adequada.

A atividade física deve privilegiar os exercícios resistidos, o melhor local para fazê-los é na sala de musculação. Confira as dicas sobre treino e alimentação…

Treino

Passado o período de adaptação que dura cerca de 12 semanas, o professor deve utilizar estratégias que irão estimular o aumento da massa muscular.

  • Fracionar o treino
  • Utilizar no mínimo 2 exercícios para cada grupo muscular
  • Aumentar a sobrecarga sempre que possível
  • Descansar 72h cada grupamento
  • Periodizar o treinamento
  • Variar o tipo de série

– PirâmidePirâmide invertidaDrop-set

– Bi-set

– Super série

  • Modificar o treino a cada 20 ou 30 sessões. Seu músculo precisa de estímulos novos!

Alimentação

Procurare um nutricionista desportivo para prescrever uma dieta adequada e suplementação quando necessário.
Não abandone os carboidratos durante a noite, longos períodos de jejum desse tipo de alimento diminui a glicemia* e pode causar perda de massa muscular.
Ingerir líquido rico em carboidrato (pode ser suco diluído em água), durante o treino, para evitar a queda na glicemia*. Beba goles pequenos, para não encher o estômago. Inicie cerca de 20 min após o começo do treino.
* Com a diminuição da glicose circulante no sangue o organismo passa a produzí-la a partir do fígado para suprir as necessidades mínimas de funcionamento do corpo, através de um processo chamado de neoglicogênese. Para produzir esse “açúcar” um dos substratos energéticos utilizados é a proteína muscular. Ou seja, você perde massa muscular para suprir as necessidades de glicose do seu organismo. Essa perda é pequena, mas existe e se você quer aumentar a massa, e por vezes está com dificuldades, não pode ignorar a existência desse processo.

Se você está fazendo acompanhamento nutricional, tem um treino adequado e está com dificuldade em ganhar massa muscular, procure um médico. Seu problema pode ser hormonal e necessitar de acompanhamento e medicação adequada.

E não esqueça: dietas e suplementação devem ser prescritas por um nutricionista, medicamentos (esteróides e anabolizantes!) devem ter prescrição e acompanhamento de um médico. As atividades física devem ser indicadas e ministradas por um Profissional de Educação Física. A inversão de papéis é muito comum, mas constitui crime de falsa profissão e pode prejudicar sua saúde.