A forma mais comum para o tratamento da ansiedade é a terapia, que pode ser feita por psicólogos, ou por terapeutas integrativos, nos casos mais graves é necessária a intervenção de um psiquiatra e medicamentos psiquiátricos podem ser necessários.

Ter uma rotina com foco no bem-estar, considerando uma alimentação saudável, meditação e exercício físico no tratamento da ansiedade, pode ser mais benéfico do que você imagina.
O medo, insônia, suor frio, respiração curta, cansaço, pensamentos recorrentes e dificuldade para se acalmar, são sinais de ansiedade. Eles podem ser mais ou menos intensos e aparecerem juntos ou de forma isolada.

A ansiedade também pode ser dividida em dois tipos:

  • Passageira: um traço de personalidade e costuma acontecer de forma pontual;
  • Crônica: um problema psicoemocional chamado de Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), que tem tratamentos e sintomas específicos.

Exercício físico no tratamento da ansiedade pode ser mais eficaz do que medicamentos diz pesquisa

Consultoria de bem-estar. Uma abordagem diferente para cuidar da sua saúde. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

A prática de exercícios pode ajudar nos dois tipos, a medida que leva o organismo a liberar substâncias responsáveis por sensações de alegria e bem-estar.

A liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina e a noradrenalina na circulação, agem diretamente no sistema nervoso central, gerando sensação de bem-estar, aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade.

Existe uma vasta literatura que aponta o exercício físico como uma estratégia no combate à ansiedade. Uma revisão de literatura, feita por pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul, mostra que a atividade física é 1,5 vezes mais eficaz do que psicoterapia ou medicamentos no combate à depressão. 
A revisão mostrou que intervenções de exercícios de até 12 semanas foram as mais eficazes na redução dos sintomas de saúde mental, incluindo aliviando ansiedade e angústia, destacando a velocidade com que a atividade física pode fazer uma mudança.

Este é o estudo1 mais abrangente já realizado sobre o assunto. No total, foram avaliadas 97 revisões, 1.039 ensaios e 128.119 participantes. Esse também é o primeiro trabalho a avaliar os efeitos de todos os tipos de atividade física na depressão, ansiedade e sofrimento psicológico em adultos com diferentes perfis.

Embora nesses estudos revisados o exercício físico tenha apresentado melhores resultados do que os medicamentos, se você toma medicamentos psiquiátricos não interrompa! Primeiro, comece os exercícios e converse com seu médico sobre a possibilidade de ajustar a dose até que seja possível interromper o uso.

É sempre bom lembrar que o bem-estar e a qualidade de vida, passa pelo uso de medicamentos, quando necessário.

Exercícios que ajudam no tratamento da ansiedade

Existem alguns exercícios que foram estudados e trouxeram bons resultados no tratamento da ansiedade e por isso são os mais recomendados como os aeróbios (caminhar, correr, andar de bicicleta), Yoga, Alongamento e Dança. Isso não significa que esses resultados não possam ser alcançados com outras práticas.

Não adianta escolher o melhor exercício indicado pelas pesquisas, se só de pensar nele você já fica ansioso!

Qualquer uma dessas práticas indicadas só serão válidas se trouxerem à você prazer em realizá-las. Portanto busque algo que faça sentido e que seja divertido. Não existe melhor o melhor exercício. Exercício é indivíduo dependente, ou seja, o que existe é o melhor exercício pra você!

  1. Singh B, Olds T, Curtis R, et al. Effectiveness of physical activity interventions for improving depression, anxiety and distress: an overview of systematic reviews Br J Sports Med, jan 2023. ↩︎