O monitor cardíaco é um aliado fundamental no processo de emagrecimento. Nosso corpo utiliza diferentes fontes de energia para manter-se funcionando e a mais difícil de ser utilizada é a gordura. A única maneira de emagrecer é metabolizando a gordura, através do exercício moderado, entre 65% ~ 75% da capacidade máxima do coração, processo que ocorre dentro da célula, na presença de oxigênio e é chamado de metabolismo aeróbio. A utilização do monitor cardíaco garante que o indivíduo permaneça dentro desta zona, pois possibilita o controle real da freqüência cardíaca.

Utilizando o monitor cardíaco

A zona ótima para metabolizar gordura será determinada através de teste ergométrico ou ergoespirométrico. Também podemos calcular esses valores, apesar de ser um método menos preciso é o mais utilizado.

  • FC treino = (FCmáx ? FCrep) % + FCrep
  • FCmáx (Freqüência Cardíaca Máxima) = 220 ? idade
  • FCrep (Freqüência Cardíaca de repouso) = valor da FC medido após 10 ~ 15 min em repouso

Tendo os valores da frequência cardíaca para 65% e 75%, basta programar o monitor cardíaco para avisar sempre que estivermos fora desta faixa, chamada de zona alvo. Em alguns modelos basta inserir os dados que o cálculo é feito automaticamente. Uma fita transmissora fica presa no tórax através de uma fita elástica e envia os dados para o relógio.

 

Múltiplas funções

Além desta função básica os modelos mais sofisticados podem fornecer informações sobre gasto calórico, permitem a programação de exercícios, arquivo dos últimos treinos, sensor de velocidade e de distância, transmissão dos dados para o computador e muitas outras. Avalie suas necessidades e adquira o modelo que mais se adéqua a você, os resultados virão em pouco tempo e seus esforços contra a gordura serão recompensados.

Quer saber se dá resultado? Então faça o teste:

  • Verifique suas medidas, utilizando uma trena de medição corporal;
  • Verifique seu peso, se possível em uma balança com sensor de alta precisão;
  • Verifique sua quantidade de gordura corporal com um monitor de gordura portátil ou se tiver o auxílio de um profissional faça a medição com um adipômetro (compasso de dobras cutâneas).

Anote esses valores e repita o procedimento escolhido após 3 meses. Depois me diga se o investimento valeu à pena!