Conhecido como elíptico, cross-trainer ou pela marca transport, esse equipamento cardiovascular, encontrado na maioria das academias pode oferecer muitos benefícios para você. Diferente da esteira e da bicicleta ergométrica o exercício no elíptico movimenta a parte superior e inferior do corpo, sem exercer pressão excessiva nas articulações.

Sabemos que o fator mais importante para a manutenção da saúde é o movimento e o elíptico permite trabalhar vários músculos ao mesmo tempo., além de ser uma excelente opção para quem quer emagrecer.

Exercício no elíptico - Canva Pro

Exercício no elíptico, uma atividade completa

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Esteira, bicicleta ou elíptico? O que é melhor?

Um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina do Reino Unido demonstrou que o aparelho elíptico é excelente para trabalhar extensores das costas, os ombros e os músculos oblíquos internos. Ao mesmo tempo, a máquina que isquiotibiais, glúteos, panturrilhas, peitorais e, embora não tanto, bíceps, tríceps e antebraços.

Há evidência também dos benefícios do exercício no elíptico para quem deseja emagrecer. Um estudo de Harvard de 2021 mostrou que um treino elíptico de 30 minutos pode queimar de 278 a 350 calorias, dependendo do seu peso corporal, do nível de resistência da máquina e da intensidade com que você se esforça.

Já expliquei algumas vezes aqui que não é o exercício que emagrece, mas o déficit calórico. Então preste atenção: adicionar uma sessão no elíptico de 30 minutos ao início ou ao final do treino de força pode ajudar a aumentar a queima geral de calorias, ajudando a emagrecer.

Outros benefícios do exercício no elíptico

Além de movimentar o corpo todo e ajudar no processo do emagrecimento aumentando o gasto calórico fazer exercício no elíptico pode trazer outros benefícios para a sua saúde.

Ajuda no equilíbrio

No elíptico, os músculos do core precisam trabalhar duro para manter o corpo estável, pois a medida que você se movimenta na máquina, distribui seu peso, mudando ligeiramente de um lado para o outro durante as passadas. É nesse momento que ativa o core, sugando o umbigo para a coluna enquanto. É dessa forma que atua nos músculos estabilizadores profundo, o que pode melhorar o equilíbrio.

Aliado na reabilitação

Para aqueles que estão se recuperando de lesões, o elíptico pode ser uma boa alternativa para recuperar o seu condicionamento físico. Outro estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que o aparelho elíptico teve uma redução de 60% no esforço muscular em comparação com uma esteira, tornando-o um bom exercício cardiovascular para quem tem lesões. No entanto sabemos que ele pode aumentar a compressão na patela (joelho), quando comparado à bicicleta ergométrica, por exemplo. Por isso convém conversar com seu professor para definir a melhor estratégia para você. Lembre-se que não existe exercício proibido, existem pessoas que não podem fazer determinados exercícios.

Dicas para treinar no elíptico com segurança

  1. Preste atenção ao subir e descer da máquina, para não se machucar.
  2. Mantenha-se em pé para minimizar a tensão muscular, evitando inclinar o corpo para frente.
  3. Prefira usar as manoplas móveis para incrementar o gasto calórico.
  4. Não fique na ponta dos pés. Os elípticos são projetados para imitar o movimento natural de uma corrida e, quando estiver na máquina, você deve tentar mover os pés da mesma forma que faria ao correr, para que seu peso seja distribuído uniformemente pelos pés.
  5. Experimente diversos tipos de programas oferecidos pela máquina e veja qual é o melhor para você.