O post mais comentado do Fique INforma é:  Aula de Jump, vamos pular!!! Até o momento em que iniciei este post já haviam 135 464 comentários, em sua maioria dúvidas. Por isso selecionei as perguntas mais frequentes sobre aula de jump para responder aqui.

aula de jump

Aula de Jump, perguntas frequentes

1 – Jump engrossa as pernas? Jump diminui a flacidez das pernas e glúteos?

O jump pode ajudar no fortalecimento das pernas, logo poderá também engrossá-las um pouco e diminuir a flacidez, mas não substitui o exercício localizado.

2 – É verdade que o jump não tem impacto?

Não, é mentira! Qualquer atividade onde os pés estejam apoiados em uma superfície gera impacto! Pular no jump gera um impacto (FRS – Força de Reação do Solo) menor do que pular no chão, mas é aproximadamente igual ao da corrida.

3 – Tenho problemas no joelho, já fiz fisioterapia e hoje faço musculação. A aula de jump pode me prejudicar?

Depende do problema, do grau de acometimento e do quão fortalecida está a musculatura. Independente do tipo de problema o fortalecimento dos músculos das pernas, por meio de exercícios localizados, é fundamental. Se o problema for em alguma estrutura que pode ser prejudicada pelo impacto (por exemplo: cartilagem patelar, meniscos), deve-se considerar que o impacto gerado pelo jump equivale ao da corrida, se você está liberado para correr, também estará para a aula de jump. Se o problema for em alguma estrutura que pode ser prejudicada por torções (por exemplo: ligamentos) é preciso diminuir a amplitude dos movimentos, pois o equipamento gera instabilidade o que pode provocar pequenas torções.  Em caso de dor deve suspender a atividade.

4 – Tenho problemas na coluna. Posso fazer aula de jump?
A regra aqui é a mesma para os problemas nos joelhos. Se está liberado para correr, poderá fazer aula de jump. De qualquer forma é importante manter o adomem sempre fortalecido através de exercícios localizados.

5 – Tenho asma. Posso fazer jump?

Se não estiver em crise, pode. Se costuma sentir falta de ar quando se exercita, converse com seu médico, provavelmente você tem BIE (broncoespasmo induzido pelo exercício) – Clique aqui para ler um pouco sobre esse assunto – , ele irá receitar um broncodilatador específico para esse problema e irá ensinar a usá-lo. Assim é possível praticar o jump sem sentir falta de ar. Atenção: não use qualquer broncodilatador, apenas o que o médico receitar para esse fim! Além disso evite fazer exercícios nos dias mais secos, isso poderá desencadear uma crise.

6 – Preciso usar tênis para fazer aula de jump?

Sim! Precisa! Além de ajudar na absorção do impacto, o tênis ajuda a proteger os pés e melhora a estabilidade do movimento evitando torções.

7 – Quantas calorias  gasto em uma aula de jump?

O gasto calórico depende de algumas variáveis como peso, idade e intensidade do exercício, portanto o gasto calórico em uma aula de jump pode variar de 200 kcal à 500 kcal por hora.

8 – Quanto consigo emagrecer em um mês fazendo aula de jump?

Depende. Para emagrecer um quilo é preciso gastar 7.700 Kcal a mais do que você ingere e o ideal é não emagrecer mais do que 4 Kg por mês.

9 – Posso pular corda no jump?

Não aconselho. Há risco de queda.

10 – Posso fazer jump todos os dias?

Desaconselho fazer qualquer tipo de atividade diariamente. Você pode e deve se exercitar todos os dias, mas de preferência variando o tipo de exercício.

11 – Jump dá flacidez nos seios?

Se você não usar um top adequado, pode sim!

12 – Estou com sobrepeso, posso fazer aula de jump?

O efeito da prática do jump no aparelho locomotor equivale ao da corrida. Seria aconselhável que você diminuísse um pouco mais o seu peso para praticar. Se mesmo assim você quiser arriscar, opte por fazê-lo uma vez por semana, com baixa intensidade.

13 –  Posso fazer jump no mesmo dia que a musculação?

Sim, pode!

14 – Tenho vontade de urinar no meio da aula de jump. É normal?

É super normal ter vontade de fazer xixi, na aula de jump o retorno venoso é estimulado e por isso há facilidade em excretar líquidos.

15 – Tenho mais do que 50 anos, posso fazer aula de jump?

Se você está fisicamente bem preparado e tem a liberação do médico para praticar exercícios aeróbios, pode sim!

16 – Onde posso comprar um jump para praticar em casa?

CLIQUE AQUI para comprar seu jump!

17 – Já tenho um jump e gostaria de variar os exercícios. Onde consigo aulas de jump?

Você pode comprar DVD’s de aulas para praticar em casa. Ou buscar por aulas no Youtube.