Ontem, durante a aula de bike, um aluna comentou:

– Essa aula queima muito, né?! Que exercício queima mais?

Para aqueles que não estão familiarizados com os termos usados nas academias a aluna queria saber qual exercício tem um maior gasto calórico, qual exercício emagrece mais.

É comum vermos por aí que aulas disso gastam 400 kcal enquanto daquilo gastam 550 kcal, já ouvi professores afirmarem que o que emagrece mesmo é praticar corrida. Na rádio academia de um antigo local de trabalho as aulas de bike eram anunciadas dizendo que queimava até 700kcal /hora, detalhe…a aula durava 50 minutos…

O que posso afirmar com certeza é que correr queima mais do que caminhar…

Afinal, que exercício queima mais?

Costumo responder para os meus alunos que tudo depende do empenho deles. Do ponto de vista técnico empenho significa intensidade. E a intensidade de um exercício é medida pela frequência cardíaca.

Por isso tenho certeza que correr queima mais do que caminhar, porque a frequência cardíaca na corrida será, com certeza maior do que na caminhada. O resto é pura especulação…

Imagine que você faz esteira, aula de bike indoor e aula de jump, todos com a mesma duração e em todas as atividades mantém a mesma frequência cardíaca, neste caso seu gasto calórico será igual em todas elas.

E qual é a intensidade ideal?

Isso depende do objetivo. Como aqui estamos falando em queimar gordura, emagrecer, a intensidade ideal é a moderada. São nos exercícios moderados que a gordura é usada como principal substrato energético. Entenda como moderada atividades onde a frequência cardíaca é mantida entre 65% e 75% da máxima. A sensação de esforço é confortável.

Para conhecer sua frequência cardíaca máxima, o ideal é fazer um teste cardiopulmonar ou cardiovascular, que deve ser solicitado por um médico. Na impossibilidade de fazer o teste é possível fazer o cálculo indireto. E depois usar uma fórmula para calcular os limiares.

Para saber como são esses cálculos, CLIQUE AQUI!

Conhecendo os valores, você deverá controlar a frequência cardíaca aumentando a intensidade do exercício quando ela estiver abaixo de 65% e diminuindo a intensidade quando estiver acima de 75%. A melhor maneira para ter esse controle é através de um monitor cardíaco.

Que exercício queima mais? Aquele que você mais gostar de fazer! Só não esqueça de controlar a frequência cardíaca para garantir que seu objetivo será alcançado.