Vou falar um pouco sobre esse tema que é o queridinho da galera: como faz para perder barriga. Costumo dizer para tomar cuidado, pois quem perde acha. Brincadeiras a parte o fato é que essa ideia passa por uma mudança de mentalidade. Já vou adiantar que o famoso abdominal não faz perder barriga, então se você ainda pensa assim, esqueça. Isso é mito!
Não adianta você fazer quinhentos, mil abdominais por dia, com esse objetivo, pois o máximo que vai conseguir é enrijecer a musculatura. Vamos entender, então, quais são os exercícios que vão ajudar a eliminar a barriga que tanto te incomoda,
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Emagrecer depois dos 50 anos. Entenda o que realmente acontece
Os melhores exercícios para perder barriga
O primeiro ponto que precisamos entender é o que as pessoas que querem perder barriga, desejam de fato.
Temos duas possibilidades:
- Pessoas que estão acima do peso e que têm a região abdominal grande, por ter uma grande quantidade de gordura acumulada.
- Pessoas que não são gordas, mas são chamadas de falsos magros, têm uma barriguinha e se sentem incomodados com isso.
Existem algumas estratégias que serão comuns ao dois casos e outras bem específicas, pois a causa e os objetivos são diferentes.
Quem está acima do peso
Essas pessoas precisam fazer exercícios que sejam vocacionados para a queima de gordura. São exercícios que podem elevar bastante o gasto calórico. A melhor forma de queimar gordura é combinando os exercícios com a alimentação, mas sem essa ideia de fazer restrição alimentar.
O caminho é olhar principalmente para a quantidade que você está comendo, só isso já fará uma enorme diferença. No entanto se você quer realmente entender se a sua ingesta de alimentos está adequada, o melhor é buscar a ajuda de um nutricionista. Se informa, pois isso muda bastante a forma como a gente lida com a comida, sem necessariamente fazer dieta. A dieta, de verdade, será indicada apenas para aquelas pessoas que têm uma real necessidade de uma alimentação com alguma restrição ou suplementação.
E quais são os exercícios que podem ajudar a incrementar o gasto calórico?
- São os de longa duração e intensidade moderada. Exercícios entre 65% e 75% da frequência cardíaca máxima, exercícios sem interrupção e por pelo menos 30 minutos. Esses são exercícios conhecidos como aeróbios, por exemplo: caminhada, corrida, andar de bike, pular corda, natação.
- Exercícios Intervalados de Alta Intensidade (HIIT). São de curta duração, alternam exercícios mais fortes com mais leves, ou mais fortes com uma pausa. Frequência cardíaca alta, de até 90% da FC máxima e o tempo total até 20 minutos, dependendo do protocolo usado.
E por que você deve escolher um exercício que vai durar mais de 30 minutos para obter resultado se pode optar por outro que dura 10 minutos? A escolha, além da preferência pessoal, passa por questões como a restrição para realizar exercícios de alta intensidade.
Quem não está acima do peso, mas tem barriguinha
O motivo pode ser um pequeno acúmulo de gordura, mas pode ser também causado pela fraqueza muscular na região do abdômen.
Nessa região não temos ossos, é o músculo que protege todos os órgãos e que os mantém na cavidade abdominal. Quando esse músculo é fraco, temos dificuldade para manter a postura, ficamos cansados e a pressão dos órgãos, somado à essa fraqueza faz com que a nosso postura dê a impressão que temos uma barriguinha proeminente.
Os exercícios indicados nesse caso são aqueles que promovem o fortalecimento do core. Que não se restringem apenas ao abdômen. Eles vão ajudar a manter a postura e diminuir essa protusão abdominal, diminuindo então a barriguinha que tanto incomoda.
Outra possibilidade está relacionada à uma reclamação comum entre as mulheres que é chamada de “pochete”. Isso, geralmente, está relacionado com a cirurgia de cesariana. A sutura foi feita de uma forma que fica aquele “pochete”. E por mais que se emagreça e faça exercício, aquilo não desaparece. Se esse for o seu caso, precisa conversar com médico para ver o que pode ser feito, se te incomodar muito, talvez a solução seja uma cirurgia plástica.
Essa barriguinha pode também ser em decorrência da sobra de pele, após um emagrecimento grande, que dá essa aparência que pode incomodar. Nesse caso a recomendação também é cirurgia plástica.
Nesse vídeo eu explico com detalhes quais são os exercícios que ajudam a perder barriga e mostro alguns exemplos de exercícios que ajudam no fortalecimento do core.