Você não tem ideia de como começar a fazer exercício em casa, não é mesmo? Você não curte academia e também não está afim ou não pode contratar um professor, agora.

Vou te dar algumas dicas, vou te dar um norte, pra você saber por onde deve começar, o que precisa procurar e o que deve evitar.

A sua dúvida é bastante comum, o mais importante é que você não deve ter pressa para obter os resultados, principalmente se você está parado há muito tempo, ou se nunca fez exercícios. Fuja das promessas de resultados milagrosos e dos desafios fitness “faça não sei quantos agachamentos ou abdominais por dia”. O caminho para começar, definitivamente não é esse!

Você precisa pensar acima de tudo na sua saúde, pois a sua intenção deveria ser se manter por um longo tempo tendo condições de se exercitar. E eu estou falando de condições físicas, pois começar de forma afobada, com pressa para obter os resultados, pode acabar acarretando em algum tipo de lesão, fazendo com que você tenha que parar perdendo os resultados já conquistados.

Como começar a fazer exercício em casa

Dicas para começar a fazer exercício em casa

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: O que fazer para não passar mal na academia

Existem três tipos de exercícios que precisam estar presentes no seu programa de exercícios para fazer em casa

1- Exercício cardiorespiratórios ou cardiovasculares

São os que favorecem o funcionamento do coração e dos pulmões, como por exemplo as caminhadas, a natação, andar de bicicleta.

2- Exercícios resistidos

São os que vão favorecer o desenvolvimento dos seus músculos. Vão trazer resistência muscular e força, além da proteção das articulações, pelo desenvolvimento dos músculos.

3- Exercícios de alongamento

São os que promovem a melhora da flexibilidade. Melhoram a amplitude articular, ajudando a executar atividades do seu cotidiano com menos dificuldade. Também ajudam a proteger as suas articulações.

Outros aspectos importantes para começar se exercitar em casa

Respeite seus limites

Aprenda a respeitar o seu limite, aprenda a ouvir o seu corpo. Não tem problema se você não consegue fazer tudo o que está sendo proposto pelo professor, se você estiver assistindo uma aula pelo Youtube, por exemplo. Existe um tempo até a gente se adaptar aos exercícios, não pense que você é mole, descoordenado, por que não está conseguindo, dê um tempo para seu corpo aprender.

Dor no exercício

Sentir dor durante o exercício não é normal, sentir dor depois do exercício não e normal, por que SENTIR DOR não é normal!!! Quando você tem uma dor de cabeça, você acha normal? Uma dor de dente é normal? Claro que não! Então no exercício, também não é normal!!!!

Dor durante o exercício pode ser um indicativo de que algo não vai bem. Por exemplo, uma dor no joelho pode ser um indicativo de um problema na articulação que você já tenha, e aí precisa investigar, falar com um médico. Ou pode ser pela má execução do movimento, por exemplo.

Sentir dor no dia seguinte, embora as pessoas tenham em mente que é normal não é! Indica que você exagerou, que você fez mais do que seu corpo pode aguentar. É uma resposta inflamatória do corpo, que te mostra que houve um exagero. O ideal é sentir pouquíssima dor no dia seguinte ou nenhuma dor. sentir dor depois do exercício não significa que ele foi eficaz.

Passar mal

Da mesma forma que sentir dor não é normal, passar mal também não é normal. Você acha normal estar em casa, se sentir mal e dar uma vomitadinha? Claro que isso não é um comportamento normal!

Quando a gente sente enjoo, sente tontura, logo pensa que alguma coisa não está bem, você pensa logo que comeu algo que não fez bem ou qualquer outra coisa parecida. Quando isso acontece durante o exercício, não é diferente. Alguma coisa está errada. Durante o exercício, sentir enjoo, sentir tontura, vomitar, são sinais do seu corpo que aquele exercício, naquela condição, está fazendo mal pra você. A primeira providência é interromper o exercício e tentar entender o que está acontecendo. Clique aqui para conhecer algumas causa que podem levar você a passar mal.

Adaptação ao exercício

Demora algum tempo para que seus corpo se adapte ao exercício, e você vai saber quando tiver passado por esse período. Sempre que o exercício se torna fácil, confortável de executar, é sinal que se corpo se adaptou a ele. Nesse momento você pode fazer alguma mudança. Pode aumentar a intensidade, aumentar o tempo. Pode escolher um exercício novo. Tudo isso para que haja uma evolução e você alcance seus resultados.

Alimentação

Pensar só no exercício, provavelmente não vai te levar a alcançar os seus objetivos, não importa qual seja. Uma pessoa que quer emagrecer vai ter um resultado melhor se combinar o exercício com alimentação. Da mesma forma uma pessoa que queira ganhar massa muscular, terá um resultado melhor se considerar essa combinação.

Procure não pensar em dietas, ou buscar soluções mágicas. A melhor maneira é procurar a ajuda de um nutricionista, mas se isso não for possível nesse momento, considere fazer uma alimentação com a menor quantidade de alimentos industrializados, pois vai te ajudar seja qual for o seu objetivo e é mais saudável.

Quanto tempo devo fazer de exercício em casa?

Duas dúvidas comuns, quanto tempo de exercício e quantas vezes na semana devemos nos exercitar, principalmente se for um exercício em casa sem a orientação de um profissional.

Você pode fazer todos os dias se quiser, mas sempre alternando os tipos de exercício que eu falei lá no começo (cardiovascular/cardiorespiratório, resistência e alongamento). Você não deve exercitar os mesmos grupos musculares todos os dias, por que nossos músculos precisam descansar.

No entanto, se você não pode ou não pretende fazer exercícios todos os dias, não tem problema, mas é precisa criar uma rotina, ter uma regularidade. Dá mesma forma que você tem uma rotina para escovar os dentes, tomar banho, se alimentar, o exercício também precisa de rotina. Você precisa designar dias e horários em que vai parar as suas atividades e vai se exercitar.

Em relação ao tempo de duração de cada sessão, a recomendação dos órgão de saúde são no mínimo 30 minutos por dia. Esse tempo é o suficiente para melhorar sua condição de saúde, Se o objetivo for mais específico, pode ser que precise de um pouco mais de tempo. O importante é reservar esse horário.

No vídeo explico sobre esse assunto.