Já publicamos diversos textos sobre abdominais, mas uma questão recorrente é sobre como conseguir um abdômen trincado. Existem muitos mitos em torno do abdômen trincado, dentre eles estão exercícios em excesso e dietas malucas.

É fato que para conseguir um abdômen trincado não depende de apenas um fator, mas de uma somatória deles: genética + conhecimento + dedicação.

Como-conseguir-um-abdomen-trincado

Como conseguir um abdômen trincado

Derrubando  mitos

Alguns mitos em torno do abdômen trincado são os principais responsáveis pelo fracasso na busca do tanquinho, da barriguinha perfeita!

Quantidade de repetições

Já falamos aqui no blog e vamos repetir: não adianta fazer 1000 repetições de exercícios abdominais por dia. Não é a quantidade de abdominais que fará com que consiga um abdômen trincado! Os músculos da região abdominal respondem ao exercício da mesma forma que os músculos em qualquer outra parte do corpo.

Se você consegue bons resultados com 3 a 4 séries de 10 repetições em outros grupos musculares, porque no abdômen seria diferente? Outro ponto importante é o descanso. Músculos precisam de descanso para se desenvolverem.

Só fazer abdominais

Fazer exercícios abdominais de forma correta sem dúvida irá garantir que tenha um músculo forte, que é fundamental para a manutenção da sua postura, mas não garante que tenha o abdômen trincado. O tecido muscular fica abaixo do tecido adiposo. Se você tem gordura acumulada na região abdominal, pode até ser que seu abdômen seja tanquinho, mas não vai aparecer, pois a gordura acumulada não vai permitir que o resultado do seu esforço seja visível.

Fazer dietas radicais

Dieta radicais não irão ajudar a construir o abdômen do seus sonhos. Ao reduzir demais sua alimentação, reduzirá também seu metabolismo, o que irá dificultar a queima de gordura. Além disso o corpo irá entender que precisa fazer um estoque para ter energia, o que irá favorecer o acúmulo de gordura. Outra questão é a deficiência na ingestão de proteínas que são essenciais para a construção dos músculos.

Ao invés de fazer dietas radicais, busque a ajuda de um nutricionista que irá montar um cardápio adequado para que você consiga o tão sonhado abdômen trincado!

Tomar suplementos

Suplementos não fazem milagre. Não adianta gastar uma montanha de dinheiro comprando suplementos, pois eles não deixarão seu abdômen trincado. Suplementos servem para suprir uma deficiência na sua alimentação e devem ser tomados apenas após a avaliação e prescrição por um nutricionista. Suplemento sozinho não faz a gordura do seu corpo derreter nem seus músculos se desenvolverem!

Construindo abdômen trincado

Genética

Algumas pessoas tem mais facilidade em ganhar massa muscular e perder gordura do que outras, isso é determinado pela genética. Isso explica porque algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para conseguir abdômen trincado.

Selecionar os exercícios

Fazer uma seleção adequada de exercícios abdominais talvez seja o maior desafio para quem deseja bons resultados. A dificuldade está em fazer o ajuste da sobrecarga. Se você acha que basta abraçar uma anilha e sair fazendo o exercício, está enganado. Abraçar anilha pode servir para suprir alguma carência afetiva, não para desenvolver o abdômen!

Para fazer uma seleção adequada de exercícios é fundamental um bom conhecimento de biomecânica, por isso não exite em conversar sobre o assunto com um Profissional de Educação Física.

Diminuir o percentual de gordura

O exercício sozinho ajuda muito pouco no emagrecimento. Procure um nutricionista, faça uma alimentação adequada, com a suplementação correta (quando necessário), para conseguir atingir um percentual de gordura que permita deixar a vista todo o trabalho feito com os exercícios.

Dedicação

Você não irá conseguir um abdômen trincado da noite para o dia. É preciso muita dedicação e paciência. Uma boa dica é priorizar o treino abdominal. Comece por ele na sua rotina, você estará descansado e não irá deixar de fazê-lo.