O Programa VidAtiva da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo está oferecendo academia grátis para a Terceira Idade. Foi anunciada a abertura de 3645 vagas no programa VidAtiva que é Integrante do Bolsa do Povo. A ação concede um cartão magnético com R$ 100 mensais para que pessoas acima de 60 anos possam frequentar academias e clubes esportivos devidamente credenciados.

O programa VidaAtiva é uma excelente oportunidade para pessoas da terceira idade manterem-se ativas e saudáveis. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, as atividades físicas também podem prevenir doenças e melhorar a capacidade funcional.

academia grátis para terceira idade em São Paulo

Ganhos para a Saúde Pública

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

O exercício físico é uma das principais formas de promover e manter a saúde pública e oferecer academia grátis para terceira idade é uma excelente maneira. A prática de exercícios tem múltiplos benefícios para o corpo e a mente, incluindo:

  • Prevenção de doenças crônicas: O exercício regular pode ajudar a prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Ele também pode ajudar a controlar os sintomas dessas doenças.
  • Melhoria da saúde mental: O exercício tem efeitos positivos comprovados na saúde mental, incluindo a redução da ansiedade e da depressão. Ele também pode ajudar a melhorar o humor, a autoestima e a cognição.
  • Manutenção do peso saudável: O exercício pode ajudar a manter um peso saudável, pois queima calorias e aumenta a massa muscular.
  • Melhoria da qualidade do sono: O exercício regular pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que é importante para a saúde geral.
  • Longevidade: estudos mostraram que as pessoas que se exercitam regularmente tem uma vida mais longa, e menor incidência de doenças crônicas

Na prática isso também significa economia para o estado, já que pessoas mais saudáveis adoecem menos, precisando usar o serviço de saúde pública menos vezes e para procedimentos mais baratos, do que pessoas que têm problemas graves de saúde.

Como se inscrever no programa VidAtiva – Academia Grátis para Terceira Idade

Para poder participar do programa e frequentar academia grátis é preciso ter mais de 60 anos e rendimento mensal de até três salários mínimos. O valor creditado é utilizado exclusivamente nas academias credenciadas. A frequência também é monitorada (por meio do aplicativo do Poupatempo) e para que o benefício continue a ser recebido, precisa ser de no mínimo 75% do período inicialmente acordado por cada cidadão.

Interessados em participar do VidaAtiva devem acessar o site do Bolsa do Povo para se cadastrar e escolher um dos espaços credenciados pela Secretaria de Esportes em todas as regiões do estado.

Dentre as academias cadastradas estão algumas unidades da rede Smart Fit.

“Estamos muito felizes em poder participar do VidAtiva. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo tem tudo a ver com nossos valores. Queremos que o maior número de pessoas, independente de faixa etária e classe social, tenha a possibilidade de praticar atividades físicas”, afirma Diogo Corona, Diretor Executivo da Smart Fit, rede de academias conveniada ao programa.

Se você não se encaixa nos pré-requisitos para participar do programa, no nosso canal do Youtube encontrará várias aulas gratuitas ou pode se inscrever no melhor programa de qualidade de vida disponível no mercado. Durante dois anos, você tem acesso a exercícios, cuidados e tratamentos, que vão te ajudar a alcançar saúde e bem estar, que você merece, sem sair de casa. Clique aqui para saber mais.

Planos para ampliar programa

A intenção é ampliar o número de beneficiados no programa e, assim, garantir que cada vez mais pessoas possam praticar atividades físicas e usufruir dos benefícios que elas proporcionam.

“Esse é o primeiro anúncio relativo a programas em nossa gestão, e fizemos questão que fosse o VidAtiva. Temos uma estrutura de 308 academias credenciadas em 70 municípios. Vamos analisar a demanda e o intuito é de ampliar todos os números, principalmente o de beneficiados”, disse a secretária de Esportes do Estado, Coronel Helena Reis. No evento, houve uma apresentação por parte da Prodesp (que operacionaliza o Bolsa do Povo) sobre como funciona o processo de inscrição online.

Uma ação inteligente que gera economia para o estado, aproveita uma infraestrutura já existente e que tem um alto custo e ainda fomenta os negócios. Se você tem uma academia e deseja fazer parte do programa, entre no site do Bolsa do Povo e informe-se como fazer.
Agora, conta pra mim nos comentários o que você achou!