Conheça as tendências fitness 2023. Anualmente o American College of Sports Medicine (ACSM) divulga no seu seu Health & Fitness Journal. as tendências para o fitness. O resultado de sua pesquisa “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023″, em sua 17ª edição, contou com a colaboração de mais de 4.500 profissionais de saúde e fitness.

Além da lista das top 20 tendências do fitness 2020. há alguns achados importantes.

Desde de 2007, a primeira vez que a lista de tendências fitness foi publicada, tivemos 44 tendências diferentes, dessas apenas cinco apareceram em todas as lista top 20: treinamento funcional, exercício e emagrecimento, personal training, coaching de saúde e bem-estar e certificação profissional. Agradeço ao colega Cauê La Scala Teixeira, por fazer esse levantamento.

O treinamento online ficou 26° lugar em 2020. No ano seguinte foi a tendência número 1, já em 2022 caiu para a 9ª colocação e em 2023 foi o 21° colocado. Dá para fazer uma análise desses dados de muitas formas, uma delas é que as pessoas estão deixando de treinar em casa e retornando para a academia, o que em parte é verdade. Por outro lado isso pode nos mostrar que pessoas que começaram a se exercitar, durante a pior fase da pandemia, simplesmente abandonaram a prática de exercícios. Também pode ser uma impressão equivocada dos entrevistados na pesquisa. Um dos indicativos é que, indo na contramão dessa tendência. a Netflix lançou seu programa de treinamento junto com a Nike no finalzinho de 2022. O tempo nos dirá para onde caminhamos, mas eu acredito que o exercício feito em casa, com alguns dos componentes mostrados como tendência nessa pesquisa – peso corporal, exercícios funcionais, pesos livres, apps e tecnologia vestível – seja um caminho sem volta.

Outro ponto importante, que vem se mantendo no decorrer dos anos e foi fortalecido pela pandemia são os exercícios realizados com pouco ou nenhum equipamento.

Tendências fitness 2023

Top 20 tendências Fitness 2023

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

O Worldwide Survey of Fitness Trend é uma ferramenta importante para a tomada de decisões do setor, para o ano que inicia e também para os anos seguintes. Confira abaixo as top 20 tendências fitness 2023.

1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível)
Equipamentos, como relógios e smartbands, que monitoram além da frequência cardíaca, calorias, tempo sentado, sono e a prática de diversas atividades.

2. Treinamento de Força com Pesos Livres.
Com foco no movimento adequado e na técnica de levantamento, esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e/ou kettlebells para melhorar ou manter a aptidão muscular, manipulando repetições, séries, ritmo, carga e seleção de exercícios para atingir metas específicas de aptidão muscular.

3. Treinamento com Pesos Corporais. 
O nome já diz tudo. Dispensa o uso de equipamentos e se vale de técnicas que utilizam apenas o peso corporal como sobrecarga para o exercício. Uma combinação de peso corporal multiplano e movimentos neuromotores com o peso corporal como resistência primária define essa tendência. O treinamento com peso corporal usa equipamentos e espaço mínimos, tornando-o uma maneira barata e funcional de se exercitar.

4. Programas de Fitness para Idosos.
Esta é uma tendência que enfatiza e atende às necessidades de condicionamento físico dos baby boomers e das gerações mais velhas. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e desejando permanecer saudáveis ​​e fisicamente ativas durante toda a vida. Há anos que chamo atenção para os exercícios com foco nesse público e hoje ele aparece nas tendências fitness 2023, muito bem colocado.

5. Treinamento Físico Funcional
Programas de treinamento que visa a melhora das capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, estabilidade, mobilidade) utilizadas no cotidiano.

6. Atividades ao ar livre.
Esta tendência permite que os profissionais de saúde e fitness ofereçam mais atividades ao ar livre, como caminhadas em grupo, cavalgadas ou caminhadas organizadas. As atividades podem ser eventos curtos, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias, juntamente com desafios ECO, como stand-up paddleboards, caiaque, mountain bike e caminhadas no interior.

7. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).
Esses programas de exercícios geralmente envolvem sessões repetidas de exercícios de alta intensidade (> 80% da frequência cardíaca máxima), combinadas com períodos de descanso. O treinamento intervalado de alta intensidade pode ser aplicado a uma variedade de atividades físicas.

8. Exercício para perda de peso. 
Essa tendência incorpora programas de perda de peso com um programa de exercícios. A combinação de atividade física e treinamento físico com dietas e aulas de culinária pode trazer benefícios adicionais.

9. Profissionais de Fitness Certificados.
Contratação de profissionais de fitness certificados. No Brasil, com a obrigatoriedade do curso superior em Educação Física e registro no CREF, podemos olhar para isso como a necessidade de se especializar e buscar por certificações em áreas específicas.

10. Treinamento Pessoal.
É o Personal Training. Um programa com metas, avaliação e acompanhamento individual. Os personal trainers fornecem instruções técnicas de exercícios, monitoram a melhoria e os exercícios de progresso com cada encontro do cliente e com base no progresso do cliente.

11. Treinamento do Core
Essa tendência é o treinamento que enfatiza o condicionamento dos músculos estabilizadores do tronco, abdômen e costas. O treinamento básico usa bolas de estabilidade, treinadores de equilíbrio de meia bola, placas de oscilação, rolos de espuma, peso corporal e pesos livres.

12. Treinamento em circuito
O treinamento em circuito é tipicamente um grupo de aproximadamente 10 exercícios que são concluídos sucessivamente e em uma sequência predeterminada. Cada exercício é executado por um número especificado de repetições ou por uma duração definida antes de um breve descanso e passar para o próximo exercício.

13. Exercícios em casa
As academias de exercícios em casa podem usar equipamentos como faixas de resistência, pesos livres, equipamentos aeróbicos ou muitas outras opções de condicionamento físico. Eles podem ser eventos individuais ou familiares e autoguiados ou acompanhados de aulas online. Embora nas tendencias fitness 2023 apareça em uma colocação pior do que anos passado, eu ainda aposto nas atividades físicas realizadas em casa, combinadas com outras tendências desta lista.

14. Treinamento em grupo. (aulas coletivas – aulas de ginástica)
O treinamento de exercícios em grupo envolve instrutores ensinando e conduzindo indivíduos por meio de aulas presenciais em grupo (definidas como mais de cinco participantes). Esses tipos de aulas são projetados para diferentes níveis de condicionamento físico, usando uma variedade de equipamentos para ensinar muitas formas de exercício, desde cardio e ciclismo indoor até aulas de dança e step.

15. Exercise is Medicine
Exercise is Medicine (EIM) é uma iniciativa global de saúde que incentiva médicos e outros profissionais de saúde a incluir avaliação e tratamento de atividade física como padrão de atendimento ao projetar um plano de tratamento. Exercise is Medicine recomenda que os médicos encaminhem os pacientes para programas de exercícios baseados em evidências e profissionais qualificados de saúde e condicionamento físico. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de saúde e fitness como parte da equipe de saúde em suas comunidades locais.

16. Medicina do Estilo de vida
Promove comportamentos saudáveis ​​como base para cuidados médicos, prevenção de doenças e promoção da saúde. Exemplos de comportamentos-alvo do paciente incluem, mas não estão limitados a, eliminar o uso de tabaco, melhorar a dieta, aumentar a atividade física, moderar o consumo de álcool e o estresse e aumentar a conexão social. A medicina do estilo de vida é a prática baseada em evidências de ajudar indivíduos e suas famílias a adotar e manter comportamentos saudáveis ​​que afetam a saúde e a qualidade de vida.

17. Yoga
O yoga pode ser realizado individualmente, em grupos e com ou sem um instrutor ao vivo por meio de formas como power, hot ou yoga restaurativa. Do iniciante ao especialista, vídeos instrutivos, livros e certificações de ioga fornecem técnicas e práticas avançadas para alunos de todos os níveis. A ioga tradicional inclui Hatha, Vinyasa, Ashtanga, Bikram e Iyengar, mas assumiu uma variedade de versões mais recentes e agora está disponível como vídeos e livros sob demanda.

18. Licenciamento para profissionais de Fitness
Algumas profissões nos Estados Unidos e em todo o mundo são regulamentadas por licenciamento. Essa tendência apoia o licenciamento de profissionais de fitness, como personal trainers, fisiologistas do exercício e fisiologistas clínicos do exercício. Por exemplo, as pessoas não podem se intitular médicos ou enfermeiros sem possuir a devida licença do governo estadual e, em muitos lugares, o mesmo vale para um fisioterapeuta ou nutricionista. Esta é uma tendência na indústria de fitness para buscar a regulamentação dos profissionais de fitness. No Brasil a Lei 9696 de 1998 determina que a orientação das atividades fisicas e esportivas são prerrogativa do Profissional de Educação Física. Para se tornar um Profissional de Educação Física é necessário fazer curso superior na área e ter registro no CREF.

19. Coaching de bem-estar e saúde
Essa tendência usa uma abordagem individual e, às vezes, de pequenos grupos, com o treinador fornecendo suporte, estabelecimento de metas, orientação e incentivo. O coach de saúde/bem-estar concentra-se nos valores, necessidades, visão e objetivos de curto e longo prazo do cliente, usando técnicas de mudança de comportamento que orientam as estratégias de intervenção.

20. Apps de exercícios para dispositivos móveis
Compatíveis com a maioria dos dispositivos móveis, esses aplicativos podem incluir instruções de áudio e visuais para começar a se mover quando sedentário ou quando iniciar e parar o exercício. Há uma variedade de empresas e marcas que produzem esses aplicativos, incluindo FitOn®, Adidas Training®, Map My Fitness®, Sworkit®, Daily Workout Fitness Trainer®, Aaptiv®, 8fit®, Fitify®, Asana Rebel®, Jefit®, Pacer®, MyFitnessPal®, Seven®, Gymshark®, Fitplan® e Nike Training Club®.