O professor da academia não te dá atenção? Você fica lá na sala de musculação fazendo os exercícios e parece que ninguém está olhando. Você não sabe se está fazendo certo, se está fazendo errado, como está sua postura. Olha para os lados e não tem nenhum Professor prestando atenção. Recebo inúmeros relatos como esse.

Precisamos entender o que está acontecendo e o que que você pode fazer para mudar essa situação. Existem dois aspectos que eu vou abordar e gostaria que você prestasse bastante atenção para entender em qual dos dois que você se encaixa.

Professor da academia não dá atenção

Professor não dá atenção, mas qual é o tipo de academia que você frequenta?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Assédio na academia. Quando o professor pode tocar em você.

Professor não dá atenção. Essa é uma reclamação recorrente, vira e mexe eu recebo comentários de pessoas falando que vão a academia e se sentem ignorados. Principalmente as pessoas que se julgam ser mais velhas ou que se julgam estar acima do peso. Na grande maioria das vezes o motivo não é esse, o motivo geralmente é que a escolha da academia foi equivocada.

Existem diversos modelos para academia, modelos de negócio, então o primeiro ponto é entender em qual modelo de negócio você se matriculou, pois em um você terá bem mais atenção do que no outro e não por estar velho ou acima do peso, mas pelas características do negócio.

Se o tipo de academia que você escolheu é do modelo convencional, com vários professores no salão de musculação, que oferece várias atividades, espera-se que esses professores abordem você em diversos momentos do seu treino, a fim de te ajudar, perguntam se está precisando de alguma ajuda. Eles estarão sempre de olho, mas não ficarão do seu lado o tempo todo, pois precisam olhar para todos que estão na sala. Eles terão esse tipo de comportamento com todo mundo é isso que é esperado.

Se você frequenta uma academia com esse modelo convencional e percebe que isso não está acontecendo, que tem um professor que está ali encostados na parede, encostado no balcão, moscando, olhando no celular e não tá prestando atenção, isso realmente pode ser um problema. Esse professor, tem outro professor responsável por ele, um coordenador. Converse com ele e explique como você está se sentindo, que o professor não dá atenção, e não precisa ficar preocupado com relação a isso, você está pagando por aquele serviço e ele precisa ser prestado como qualquer outro tipo de serviço.

Se esse não for o caso, mas ainda assim o professor é desatento você pode conversar diretamente com ele, porque esse ele pode ser pouco experiente e ainda não conseguiu prestar atenção em tudo o que acontece na sala. Embora eu tenha trabalhado pouquíssimo tempo dentro de uma sala de musculação (dei aula de ginástica – aulas coletivas), vou contar uma coisa para você, do ponto de vista do professor. Quando a gente tem uma sala muito cheia, é bem difícil para aqueles que são menos experientes conseguirem estar atentos a tudo que acontece, então esse pode ser o caso.

Levar um papo com coordenador também pode ajudar, ele vai conversar com professor e provavelmente a situação vai se resolver. Se é coisa permanecer, se você perceber que o professor continua não estão dando atenção, de repente está na hora de você procurar uma outra academia, um lugar que atenda melhor, como você faria com qualquer outro tipo de serviço.

É importante observar também que não é função desse Professor ficar do seu lado te acompanhando o tempo inteiro. Ele fará isso na montagem do seu treino. lá na primeira vez que você for treinar e toda vez que for fazer a troca do treino. Depois ele só vai ficar de olho. Quem fica do lado a o colocando peso na máquina tirando o peso da máquina te ajudando com isso tem outra função: personal trainer. Nesse caso você terá que contratar por fora, e ele vai ficar do seu lado o tempo todo cuidando exclusivamente de você. Professor da sala de musculação, independente da academia, não tem essa função a função dele é olhar e atender a todos de forma igual.

O segundo aspecto tem relação ao outro modelo de negócio, outro modelo de academia que são as academias low cost, de baixo custo. Academias como a Smart Fit (que é a maior de todas e a mais conhecida). As academias que optam por esse modelo de negócio, trabalham com uma quantidade bem reduzida de professores e é por isso que eles conseguem oferecer um preço baixo pela pela utilização do espaço. Muito mais barato do que outras academias. É uma característica desse modelo de negócio e aí é que entra a questão do atendimento. Para ser atendido você vai agendar um horário, o professor vai montar o seu treino, vai montar a sua ficha, vai te ensinar a executar os exercícios e depois disso, está por sua conta. Ele não vai ficar te abordando o tempo inteiro. Ele não é instruído para fazer isso. Se você tiver dúvidas, pode chamá-lo que vai te ajudar, de forma pontual e só.

Então percebe que são dois modelos de negócios diferentes que dão orientações diferentes ao profissional. Às vezes você está achando que está sendo mal atendido, mas não é culpa do professor é uma questão do modelo de negócio, porque academia que você escolheu é assim. Se você quer ter um atendimento diferenciado você precisa trocar de academia escolher outra que possa te oferecer esse tipo de atendimento.

Espero que tenha entendido a diferença entre esses dois modelos de negócio e o que que acontece com o professor para você poder saber se realmente precisa cobrar do do professor esse atendimento ou se faz parte ali do modelo de negócio que você escolheu.