Perder gordura e ganhar músculos é o desejo de muita gente e o que não falta são informações desencontradas sobre o assunto. Há algumas formas para perder gordura e ganhar músculos, a grande maioria de uma forma muito pouco saudável e que podem até causar problemas sérios.
Uma ideia que também é bastante disseminada por aqueles que buscam perder gordura e ganhar músculos é que a gordura irá se transformar em músculo, o que é um erro sem tamanho uma vez que tratam-se tecidos diferentes, formados por células diferentes. São dois eventos diferentes, perde-se gordura, ganha-se massa muscular e como a gordura fica depositada em uma camada que fica por cima dos músculos, para o leigo pode ser que dê a impressão que um está se transformando no outro.
Dicas para perder gordura e ganhar músculos
Vou dar cinco dicas que se forem realmente seguidas vão levar você a perder gordura e ganhar músculos de forma saudável e sem riscos.
1- Fracione sua refeição
O mundo perfeito seria que você procurasse um nutricionista para montar um cardápio saudável e fazer uma reeducação alimentar. Se no momento isso não é possível, fracione a sua alimentação. Faça 3 refeições principais, café da manhã, almoço e jantar. E pequenos lanches entre essas refeições de forma que não fique por mais de três horas sem se alimentar.
Montar um prato saudável pode não ser uma tarefa muito simples quando nos falta uma referência real. A pirâmide alimentar não é uma boa referência visto que é difícil transportar os alimentos dali para o prato. Pense que um prato saudável é composto de 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de carboidratos e 25% de proteínas.
2- Mantenha-se bem hidratado
Beber água é fundamental nessa busca por um corpo mais magro e saudável. A ingestão adequada de água auxilia o funcionamento do intestino e traz a sensação de saciedade, todo o bom funcionamento do seu corpo depende de água!
Mantenha sempre uma garrafa com água por perto e beba mesmo sem sentir sede.
3- Defina metas factíveis
É importante que você tenha metas e essas metas devem ser factíveis. Estabeleça uma meta de longo prazo e várias metas de curto prazo para poder alcançar a meta de longo prazo.
Coloque essas meta no papel, mantenha controle sobre as metas de curto prazo e faça ajustes quando necessário.
4- Faça exercícios aeróbios
Os exercícios aeróbios são fundamentais para o processo de queima de gordura. Escolha o exercício aeróbio que seja mais prazeroso para você, não importa qual, pode ser caminhada/corrida, bicicleta, elíptico, natação.
Controle a intensidade do exercício, por exemplo a caminhada não é um passeio, o ideal é controlar a frequência cardíaca durante o exercício mantendo entre 75% e 85% da frequência cardíaca máxima. A sensação de esforço é de cansaço, mas não de exaustão.
Faça os exercícios aeróbios por pelo menos 30 minutos, se não aguentar divida em duas seções de 15 minutos. O ideal é se exercitar de cinco a seis dias por semana.
5- Faça exercícios resistidos
Exercícios resistidos são aqueles que você usa algum tipo de sobrecarga, pode ser musculação, pilates, exercícios funcionais, ginástica localizada. Os exercícios resistidos tem duas funções a primeira e principal é o ganho de massa muscular, não adianta emagrecer e ficar com tudo mole, caindo.
A segunda função vai acontecer a longo prazo, quanto mais desenvolvidos forem seus músculos, mais energia eles irão precisar para se manter e esse gasto de energia extra vai ajudar ainda mais no processo do emagrecimento, mesmo em repouso.
O ideal é fazer os exercícios resistidos de três a cinco vezes por semana, sempre antes dos exercícios aeróbios quando for fazer os dois no mesmo dia.