No post Calcule o gasto calórico do seu exercício o leitor Helderson perguntou “O que é esse tal de VO2 max?”. Acredito que essa seja uma dúvida comum e por isso decidi fazer um post sobre o assunto ao invés de responder diretamente à ele.

Dissecando a expressão…

  • V = volume
  • O2 = oxigênio
  • max = máximo

VO2 é a quantidade de oxigênio absorvido e usado pelas células em repouso, durante o exercício ou na recuperação. (Barbanti, V. Dicionário de Educação Física e Esporte)

Trocando em miúdos é volume máximo de oxigênio que seu corpo consegue usar para produzir energia a partir do ar que está dentro dos pulmões em um minuto.

Produção de energia…

Nosso corpo precisa produzir energia para todas as funções, não apenas para se exercitar. Essa produção de energia pode ocorrer de duas formas: anaeróbia (sem oxigênio) e aeróbia (com oxigênio). Leia mais aqui.

Quantificando o VO2 max

O VO2 max pode ser mensurado direta, através de testes de laboratório (cardiorespiratório ou ergoespirométrico) ou inderetamente, através de testes de campo e utilização de fórmula matemática. É claro que o cálculo indireto é menos preciso.

Relógio que faz o cálculo em repouso

Trata-se do Polar Ownindex ele prediz o condicionamento aeróbio (VO2max) a partir da freqüência cardíaca em repouso, variabilidade da freqüência cardíaca, sexo, idade, altura, peso corporal e auto-atribuído nível de atividade física. A determinação do nível de atividade física é feito pela seleção do número apropriado (de 1 a 4) que melhor descreva o nível geral de atividade física nos últimos 6 meses. O resultado é confiável e muito próximo dos testes convencionais.

cover

Determinado geneticamente

O VO2 max é influenciado pela genética, ou seja quem nasce com VO2 max baixo quando treinado consegue aumentar menos o seu valor de quem parte de um valor maior. E também quanto mais treinada for a pessoa menos conseguirá aumentar o valor do seu VO2 max. Com o treino é possível aumentar de 5% à 15% depois o valor fica parado em um patamar.

Para que serve conhecer o VO2 max?

É um preditor do condicionamneto físico, através dele é possível saber o nível de condicionamneto físico e o quão condicionável é o indivíduo. Útil na principalmente na identificação de atletas com potencial de vencer provas de longa duração. Para nós, pobres mortais, é uma forma de quantificarmos a melhora do nosso condicionamento a partir de um determinado treinamento.

Alguns fatores influenciam nos valores do VO2 max, são eles:

  • Percentual de gordura: quanto maior a quantidade de gordura menor o VO2 max
  • Idade: quanto mais velho menor o VO2 max
  • Massa muscular: quanto mais massa maior o VO2 max

Tabela de consumo de oxigênio

População Volume de Oxigênio

Classificação

Vo2 Absoluto (litro/min) Vo2 Relativo (ml/kg/min)
Cardíacos gravemente enfermos 1  (l/mim) 16 a 18 (ml/kg/min)
Cardíacos moderadamente enfermos 1 a 2 (l/mim) 18 a 22 (ml/kg/min)
Sedentários baixa capacidade física 2,1 a 3,3 (l /mim) 23 a 29 (ml/kg/min)
Sedentários média capacidade física 2,1 a 3,3 (l /mim) 30 a 39 (ml/kg/min)
Ativos treinados maior 3,4 (l /mim) maior 40 (ml/kg/min)
Atletas de alto nível 6  (l /mim) 80 (ml/kg/min)

Yazbek & Battistella, 1994