A música é um dos aspectos mais importantes de uma aula de ginástica. Claro que o conhecimento técnico também tem um peso grande, mas escolha da música é o que diferencia o professor. Se não fosse assim qualquer professor de musculação conseguiria ministrar um aula de ginástica localizada, pois no quesito técnico não há diferença, mas na prática não é isso que acontece e um dos motivos principais é a musicalidade.

musicalidade

O ritmo, que significa aquilo que flui, que se move, ajuda na aprendizagem do movimento, aperfeiçoa a coordenação, o equilíbrio e  a agilidade. Além disso a música estimula a participação, é um fator motivador, mas não é apenas um pano de fundo, ela deve ser usada!

O professor que sabe usar a música a seu favor conquista alunos e não é preciso conhecê-la  a fundo, mas é necessário saber ouvir. Dependendo da aula é impossível trabalhar fora dela, como nos casos do step e do jump.

Conceitos básicos:

Pulso: é a batida da música. É regular, constante, mas pode variar na velocidade.

Compasso: é o ritmo. Ele pode ser dividido em 2, 3, 4 ou mais tempos

  • Binário – dividido em dois tempos: FORTE fraco. Temos como exemplo a marcha.
  • Ternário – dividido em três tempos: FORTE fraco fraco. Temos como exemplo a valsa.
  • Quaternário – dividido em quatro tempos. FORTE fraco fraco fraco. Temos como exemplo o Rock e o Dance

Aprendendo a ouvir…
Uma boa maneira de aprender um pouco mais sobre os compassos é ouvir diversos tipos de música e tentar acompanhar seu ritmo com batidas dos pés e identificar a batida forte daquela estrutura.

Música para aulas de ginástica

Não é qualquer música que serve para ministrar aulas de ginástica. Elas precisam ser compostas por dois compassos quaternários que formarão uma oitava.

Compasso quaternário Compasso quaternário
FORTE fraco fraco fraco FORTE fraco fraco fraco
1 2 3 4 5 6 7 8
Oitava

Existe também uma diferença de intensidade entre os tempos. O mais forte é o 1, seguido do 5. Depois vem o 3 e 0 7 e os mais fracos são 2, 4 , 6 e 8.

E juntando quatro oitavas teremos uma frase musical.

Essa é a música perfeita para aulas de ginástica, com frases musicais completas.

ATENÇÃO: algumas músicas quebram a frase, que pode acontecer pela inclusão de tempos e contratempos ou por oitavas entre frases musicais completas.

Escolhendo o CD para aulas de ginástica

Digamos que você entendeu tudo, pegou todos os seus CD’s, fez uma coletânea de músicas com oitavas completas e gravou um novo CD para usar nas aulas. Na hora do “vamos ver”, algo não deu certo…

No meio do movimento a música acabou…

Então houve quebra da frase, porque o CD trocou de faixa…

O que fazer? Se CD precisa ser mixado, uma música precisa ser emendada na outras mantendo a continuidade das frases musicais. Uma trabalheira para fazer, sem contar que o BPM, a velocidade das músicas, precisa ser o mesmo (falerei disso em um próximo post) do começo ao fim.

Solução: compre CD’s prontos, feitos especificamente para aulas de ginástica. Existem alguns DJs especializados nisso ou se preferir.