A lactose faz mal ou é mais um dos inúmeros casos de terrorismo alimentar? E quem tem intolerância à lactose, o que pode comer? Precisa ser zero lactose?
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. Por ser um açúcar muita gente acredita que ao deixar de consumir leite irá emagrecer. Será que isso é mito ou verdade?

dieta zero lactose

Dieta zero lactose

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Alimentação saudável: mitos e verdades

Já vou me posicionar aqui, dieta é para pessoas que tem algum problema de saúde que precisa de restrição alimentar. Se esse não é o seu caso, está na hora de rever seus conceitos. Por exemplo pessoas com intolerância a lactose precisam de dieta. Entendeu?

Vale lembrar que a intolerância à lactose deve ser diagnosticada por um médico especialista, tendo como principais sintomas a dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia após a ingestão do leite e seus derivados, como por exemplo, iogurtes, coalhada, queijos, leite condensado, creme de leite e receitas que apresentem esses ingredientes.

Lactose é prejudicial para a saúde – Mito

A lactose não apresenta nenhum tipo de risco às pessoas que não possuem intolerância. O máximo que podemos sentir é um desconforto gastrointestinal temporário quando consumimos, em excesso, alimentos com lactose. Lembre-se que a diferença entre remédio e veneno é a dose.

Tirar a Lactose emagrece – Mito

Ainda não há comprovação científica de que esses alimentos contribuem para o ganho de peso. Lembre-se que no final das contas o que define se você vai emagrecer ou engordar é o balanço energético negativo.

Pessoas com intolerância à lactose devem suplementar com cálcio – Verdade

Em média, 70% do cálcio que uma pessoa possui, é originário do leite e dos produtos lácteos que consome. Assim, ao ser diagnosticado com intolerância à lactose, é muito importante que o indivíduo faça acompanhamento médico e nutricional, de forma a manter seus níveis de vitaminas e minerais, tornando-se necessário, muitas vezes, realizar suplementação. Atenção, não saia por aí tomando cálcio por conta própria, sem supervisão, pois em excesso pode causar problemas renais.

Nem todo alimento lácteo tem lactose – Verdade

Os queijos que possuem maior tempo de maturação, como por exemplo o Parmesão, possuem uma quantidade menor ou apenas traços de lactose. Isso ocorre, pois o processo de maturação dos queijos degrada a lactose em outros componentes que vão contribuir para dar as características de sabor, aroma, aparência e textura típico de cada queijo. Sendo assim, quanto maior o tempo de maturação, menor é a quantidade de lactose presente nele.

Já os queijos frescos, por sua vez, contêm maior quantidade de lactose. Isso acontece porque estão mais próximos da matéria-prima, o leite, como o Queijo Minas Frescal e o Queijo Cottage. Por isso, para quem possui a intolerância, é sempre necessário analisar de perto os ingredientes presentes em cada produto que escolhe consumir. Adquira o hábito de ler os rótulos das embalagens.

Intolerantes à lactose não podem consumir queijo – Mito

É muito comum que os queijos sejam associados como um dos alimentos que mais possuem lactose e um dos primeiros que devem ser eliminados da alimentação de uma pessoa diagnosticada com intolerância. Contudo, existem marcas de queijos que oferecem o produto zero lactose. É possível encontrar: queijo muçarela, queijo prato, queijo minas frescal, queijo cottage. queijo minas padrão, creme de ricota e requeijão cremoso. Uma boa variedade para quem realmente tem restrição.

Uma marca que oferece todas essas opções é a Tirolez e eles garantem que o processo de fabricação é muito similar ao dos queijos tradicionais, mantendo o cheiro, sabor, aparência e textura característicos do produto.