Uma pergunta recorrente aqui no blog é sobre a falta de resultados na academia. Uma boa parte das pessoas que acabam desistindo de se exercitar é porque não conseguem perceber ou não obtém o resultado esperado.

Tenha certeza que se você não tem nenhum problema de saúde que justifique a dificuldade em conseguir o resultado desejado, como problemas hormonais, alguma coisa está sendo feito errado!

Por isso reuni os principais motivos para a falta de resultados na academia em uma lista com explicações e dicas para resolver o problema.

falta de resultado na academia

Motivos para a falta de resultados na academia

1 – Dificuldade para ganhar massa muscular ou perder peso

Você treina da forma correta de três à cinco vezes por semana e não consegue aumentar a massa muscular ou não consegue emagrecer. O problema provavelmente está na sua alimentação.

A alimentação, muitas vezes, é mais importante do que o próprio exercício. Procure a ajuda de um nutricionista, pois fazendo uma dieta correta, de acordo com seu objetivo e tipo de treino, os resultados aparecem em pouquíssimo tempo.

2- Teve resultado por um tempo e depois não evoluiu mais

Nos primeiros seis meses você teve bons resultados. Agora continua fazendo o treino da mesma forma, com o mesmo empenho e não evoluiu mais.

Depois de um tempo, o corpo se adapta ao exercício e para de evoluir. É preciso mudar a rotina. Mude o tipo de aula que está habituado a fazer, mude o treino da musculação. Seu corpo vai tentar se adaptar à nova rotina e com isso os resultados voltarão a aparecer.

3 – Treina pesado, diariamente, e não vê resultado

Sua alimentação foi montada por um nutricionista, você treina pesado todos os dias, inclusive nos fins de semana e não alcança o resultado desejado.

Seu corpo ganha no descanso. Se treina pesado todos os dias o corpo não tem tempo para se recuperar e não evolui mais. Alterne seu treino, descanse pelo menos uma vez por semana.

4- Não consegue melhorar seu tempo na corrida

Por mais que você se esforce faz sempre o mesmo tempo, não consegue melhorar.

Saia da zona de conforto, pelo menos uma vez por semana. Faça um sprint de 30 s a 60 s, de seis à oito vezes durante o treino, pode ajudar a melhorar seu ritmo e consequentemente seu tempo.