Quem frequenta academia deve ficar atento para não comprometer o resultado ou pior, se lesionar e ter que se afastar da prática das atividades por cometer erros que poderiam ser evitados com algumas providências simples. Reunimos os erros mais comuns na academia para você, principalmente por quem treina sem acompanhamento ou não dá atenção às recomendações do professor!
Erros mais comuns na academia
1- Usar roupas inadequadas
Shorts curtos demais podem causar desconforto e até assaduras entre as pernas. Zíper, botões e outros aviamentos podem causar incômodo, machucar e rasgar o estofado dos equipamentos. Calça jeans nem pensar, pois limita os movimentos. A roupa também deve ser adequada à temperatura, nada de agasalhos muito pesados, mesmo no inverno, o exercício manterá seu corpo aquecido.
2- Manter sempre a mesma rotina
O principal motivo da falta de resultados na academia é não mudar o treino. Seu corpo tende a acostumar com as atividades realizadas com frequência, se mantém e não evolui. Seja no ganho de força ou na perda de peso é necessário mudar seu treino. Além disso ao realizar sempre os mesmos exercícios por longos períodos podem levar à lesões por esforço repetitivo.
3- Não descansar
Ao contrário do que muita gente pensa ir à academia todos os dias pode não ser uma boa ideia. Se corpo precisa descansar, é no descanso que vem os ganhos. Além disso a falta de descanso pode levar ao overtraining.
4- Não se alimentar adequadamente
Exercício e nutrição andam de mãos dadas. Para ter um bom resultado nos treinos seja para ganhar massa muscular ou para emagrecer é preciso ter uma alimentação balanceada. Dietas malucas, restritivas prejudicam o seu rendimento. Consulte sempre um nutricionista. Fazer exercícios de estômago cheio ou em jejum pode ser desconfortável e causar problemas de saúde. Faça uma refeição leve de uma a duas horas antes do treino.
5- Manter a postura errada durante o exercício
A postura errada pode causar desde a ineficiência no movimento até problemas sérios na coluna, por exemplo. Os erros de postura mais comuns acontecem na execução da remada curvada, do stiff (já falamos aqui!) e do supino. Todas em relação à posição da coluna.
6- Não ouvir o seu corpo
Nosso corpo fala, fala com a sensação de cansaço e com a dor. Se estiver cansado, descanse! Se sentir dor, não faça! Respeite os sinais que o seu corpo dá.
7- Fazer abdominais em excesso
Uma pessoa que faz 100 abdominais por treino pode ter um resultado melhor do que quem faz 1000. O que importa é a qualidade do exercício e não a quantidade. Se você faz 3 séries de 10 repetições para o braço, porque precisa fazer mais do que isso para o abdômen? Pense nisso!
8- Achar que só a esteira emagrece
Há quem pense que para emagrecer só fazendo esteira. Não é o equipamento que determina quanto será seu gasto calórico, mas a intensidade do seu exercício. Lembre-se que variar é bom para você e ajuda no resultado!
9 – Usar calçados inadequados
Tênis com um bom sistema de amortecimento é o mais adequado para usar na academia. Tênis com solados retos e baixos, do tipo usado por pilotos podem causar lesões dependendo do exercício que irá fazer. Tênis com o calcanhar muito mais alto do que a parte da frente podem causar instabilidade no tornozelo e por consequência levar a lesões. Sapatos são inadequados devido ao tipo de solado e falta de amortecimento. Sandálias e chinelos não protegem os pés contra eventuais contusões.
10- Não ajustar os equipamentos corretamente
Bicicletas com bancos baixos demais podem causar lesões nos joelhos. Bancos de aparelhos de musculação muito para trás dificultam a execução dos movimentos e exigem muito da coluna, assim como bancos muito baixos podem exigir demais dos ombros em exercícios para peitorais feitos em máquinas.