Tiago Leifert, apresentador e editor-chefe do programa Globo Esporte e da Central da copa, de Rede Globo, está afastado do trabalho em função de uma hérnia de dico cervical. Tiago está hospitalizado desde o dia 13, por conta das dores, mas com um trabalho tão leve, será que isso é necessário?

No post Hérnia de disco e Exercício, eu explico o que é uma hernia de disco, os tipos, sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e claro sua relação com a prática de exercícios. Apesar de não termos muitas informações sobre o caso específico de Tiago Leifert, seus comentários no Twitter indicam que as coisas ainda vão mal:

Passar o dia com crise de hernia de disco é como uma viagem na classe econômica com um gancho de açougue espetado nas costas. Sacou? – Tiago Leifert, via Twitter, hoje.

A região acometida no apresentador é a cervical, que compreende as sete vértebras do pescoço. A hérnia ocorre quando o núcleo do disco intervertebral é empurrado através da parede enfraquecida do disco, pressionando a medula espinhal e raízes nervosas, causando dor. As sensações variam de queimações dolorosas, formigamento ou sensações de entorpecimento no pescoço, ombros, braços e mãos. Também pode causar fraqueza muscular.

A região cervical é particularmente mais delicada do que o restante da coluna, pois o pescoço possui uma maior mobilidade em relação ao tronco, o que pode colaborar para agravar o problema. Além disso, nessa região a medula espinhal é mais volumosa. Por ali passam fibras que vão inervar a parte superior do tronco, parte toráxica, abdominal e membros inferiores e sofrendo uma compressão, pela hérnia, pode causar mais problemas do que na região lombar.

As opções de tratamento para uma hérnia de disco cervical podem incluir repouso, imobilização do pescoço com um colar macio, anti-inflamatórios, analgésicos, injeções  e fisioterapia. Se essas opções não são bem sucedidas, a cirurgia pode ser necessária para remover a porção abaulamento do disco, mas isso só ocorre em cerca de 10% dos casos.

Portanto, respondendo à pergunta do início do post, sim o afastamento do trabalho é necessário para a plena recuperação de quem sofre com o problema.

E depois? Como conviver com uma hérnia cervical?

Passada a fase crítica, depois que o apresentador receber alta, provavelmente será encaminhado para seções de fisioterapia, onde dará continuidade ao tratamento.

Os exercícios irão ajudar na prevenção de novas crises, serão incluídos gradualmente, deverão ser feitos com cuidado e escolhidos com critério. Exercícios de alongamento e de fortalecimento da região do pescoço podem ajudar a evitar novas crises.

Uma boa opção de atividade é o Pilates, pois trabalha todo o corpo de forma harmoniosa e prima pelos cuidados com o alinhamento da coluna. Nos casos de hérnia de disco as aulas em grupo são desaconselhadas, o ideal é o atendimento individual, que pode ser feito em studio ou no solo.

No dia a dia alguns cuidados devem ser observados:

  • Evitar movimentos bruscos com a cabeça.
  • Não realizar a circundução (movimento de círculo), com a cabeça.
  • Usar um travesseiro com altura adequada.
  • Cuidado com a posição da cabeça ao assistir televisão ou ler quando estiver deitado.
  • Ajustar a altura do monitor do computador no seu posto de trabalho.
  • Não realizar movimentos que sobrecarreguem a região como rolamentos (cambalhota), vela e outras posturas invertidas onde o peso do corpo fique sobre o pescoço.
  • Não realizar esportes de velocidade, principalmente que exijam o uso de capacetes, como provas de kart.

Agora nos resta torcer pelo pleno restabelecimento de Tiago Leifert, que logo estará de volta trazendo o esporte de forma irreverente para nossas casas.