Um cartaz pode ser útil para divulgar o seu trabalho como Personal Trainer. Desde que tenha autorização você pode fixá-lo nos murais de academias, condomínios, lojas de suplementos e em outros locais onde seu público alvo frequenta. Já dei sugestões de outros meios de divulgação como o cartão de visitas e o folder e ainda há outras citadas em 12 maneiras de divulgar o seu trabalho como Personal Trainer, cada um deles tem sua função e nem sempre você irá utilizar todos. O cartaz talvez seja uma opção interessante para quem mora em cidades pequenas. Em São Paulo, particularmente, tem pouca utilidade, pois dificilmente conseguimos um local para fixá-los devido a alta demanda de profissionais.

O cartaz do Personal Trainer deve ser simples e direto, precisa chamar a atenção do seu cliente em potencial. Usar letras grandes e imagens ajudam a cumprir com essa função. Geralmente a quantidade de cartazes que irá precisar será menor do que a de folder e muito menor do que a de cartões de visita portanto não será necessário contratar uma gráfica para fazê-lo, no máximo uma gráfica expressa para fazer a impressão se não tiver uma boa impressora para isso. O tamanho pode ser A3 ou A4.

O que escrever no cartaz?

  • Título
  • Descrição do serviço
  • Imagem
  • Contato
Título: Deve ser curto e preciso, dizer ao cliente sobre o que trata o cartaz.
Descrição do serviço: Dê preferência à informações relevantes, pense no seu público alvo. Se são idosos, o que desejam? Se é a “galera”, a linguagem deve ser outra.
Imagem: Já dizem os marketeiros que uma imagem fala mais do que muitas palavras, escolha com cuidado. Ela tem que ter relação com o serviço e com seu público alvo.
Contato: e-mail e se quiser telefone.
Se você for assumir a empreitada, existem vários programas onde seu cartaz pode ser feito. O melhor deles é o Corel, mas é possível usar outros mais simples, em breve voltaremos nesse assunto.
Bom trabalho!