A dor no ciático (ou ciatalgia) acomete pessoas de todas as idades e pode ser evitada com exercícios de alongamento e de fortalecimento. É uma dor bastante incômoda que pode ser moderada, mas que também pode causar a total impossibilidade de se movimentar.
Evitar a dor no ciático com exercício é algo para ser feito antes dela aparecer. Depois que ela aparece os exercícios também irão ajudar, mas será preciso ir em busca da causa para tratá-la também.
Aprenda a evitar a dor no ciático com exercício
O nervo ciático (ou isquiático) é o mais longo do corpo ele vai da região lombar da coluna, até o hálux (dedão do pé). A dor no ciático não é uma doença como algumas pessoas podem pensar, mas um sintoma de algo que não vai bem e é causada por uma lesão ou pressão nesse nervo. Essas são algumas das causas da dor no ciático.
- Hérnia de disco
- Síndrome do músculo piriforme
- Lesão ou fratura pélvica (quadril)
- Tumores ou diabetes
- Infecções pelo vírus do herpes ou da catapora
As duas primeiras são as mais comuns e também aquelas que podem ser evitadas com exercício.
As sensações mais comuns são o formigamento e a queimação que pode acontecer em parte da região por onde o nervo passa ou na perna inteira. Geralmente as pessoas são acometidas em apenas um lado. E a recomendação no caso de dor intensa e/ou que dure mais do que três dias é procurar ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que consistirá em alívio da dor e tratamento da causa.
Para evitar a dor no nervo ciático são recomendados exercícios de alongamento e fortalecimento. Eles devem ser feitos desde sempre, mas nunca durante uma crise.
Exercícios de alongamento
Principalmente da região posterior das coxas e do glúteo. O alongamento da musculatura dorsal também pode auxiliar a prevenir a dor.
O exercíco abaixo mostra uma das formas de alongar a musculatura posterior da coxa. Ele pode ser feito com ou sem o auxílio da faixa elástica.
O exercício abaixo mostra uma das forma de se alongar a região do glúteo (tensor da fáscia lata, rotadores laterais do quadril e glúteos)
Exercícios de fortalecimento
Principalmente da músculatura abdominal. O fortalecimento da região dorsal também é indicado.
O exercício abaixo mostra uma das formas de exercitar a musculatura abdominal. O step inclinado facilita o movimento e é indicado para quem não está habituado a fazer o movimento. Para quem está habituado, pode ser realizado no solo ou para dificultar com o step declinado (cabeça para o lado mais baixo).
Gostaria de parabenizar as informações postadas no site.
Trabalho com Reabilitação Cardiometabólica e pretendo trocar informações através dele.
Obrigado
Oi Ricardo!
Seja bem vido!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni