Leia também:

Na parte II, prometi para uma leitora que iria dar dicas de como selecionar as músicas para montar um CD para aula de bike indoor. A música é fundamental para alcançar o objetivo na aula de bike, é ela que determina a cadência, ou seja, o ritmo da pedalada. Há professores que selecionam músicas de diversos CDs e vão trocando no decorrer da aula, eu prefiro fazer uma pré-seleção e montar um CD para cada aula.

Bike Indoor

1 – Determine o tipo da aula, neste exemplo a aula escolhida é de força. Para recordar, nas aula de força trabalha-se entre 75% ~ 85% FC máx e os trabalhos podem ser: contínuo, crescente ou decrescente. A recuperação é completa e mesmo na recuperação trabalha-se força. É também conhecida como Aula de Subida.

Existem quatro tipos de subida e para cada uma delas uma cadência diferente.

  1. Sentada com carga média – cadência 60rpm ~ 70rpm
  2. Em pé com carga média – cadência 60rpm ~ 70rpm
  3. Em pé com carga pesada – cadência 52rpm ~ 70rpm
  4. Em pé rápida, com carga média ou pesada – cadência 80rpm ~ 90 rpm

2- Monte a aula no papel. Escolha a primeira música para o aquecimento e a última para a volta a calma/alongamento. Para as demais você deverá determinar o tipo, tempo de estímulo e a recuperação. Com isso terá o tempo aproximado da música, lembre-se que se a recuperação não couber na música, poderá ser feita em uma diferente.

3- Selecione músicas que se encaixem no tempo e na cadência desejada de acordo com o estímulo escolhido para aquela parte da aula (veja o ítem 1). Lembre-se que o bpm da música equivale ao dobro do rpm da cadência.

4- Ouça a música escolhida e experimente aplicar o que planejou. Se você não tem muita experiência sente na bike e pedale.

5- Mantenha uma ficha com a aula anotada, cada música com seu estímulo, numere a ficha igual ao CD.

Este post será mais útil para professores, mas dará aos alunos uma idéia de que montar uma boa aula não é nada fácil!