Recentemente um texto sobre academias ao ar livre da Revista Época e publicado no Portal da Educação Física e já explorado no Fique INforma através do texto Academias ao ar livre: vantagens e desvantagens um dos problemas levantados foi a funcionalidade dos equipamentos.
Para que servem os equipamentos? Quais músculos trabalham? Quais capacidades melhoram? Foram algumas das perguntas que Francine Lima da Época tentou responder, em vão. Intrigada com a situação, na primeira oportunidade que tive, fui olhar uma dessas academias ao ar livre e tentar entender para que servem aquelas máquinas.
A academia ao ar livre que visitei está localizada na Cidade da Criança em São Bernardo do Campo. A primeira coisa que me chamou a atenção foi um quadro explicando sobre cada um dos aparelhos. E o quadro não deixa dúvidas ATI – Academia da Terceira Idade.
Esqui
Esse equipamento tem um aspecto semelhante ao elíptico (transport) encontrado nas academias, contudo o movimento realizado é diferente. Enquanto o elíptico, como o nome sugere, descreve uma elípse, o esqui se movimenta para frente e para trás. Ele pode melhorar a função cardiorespiratória, conforme indica o cartaz, dependendo do tempo e da frequência cardíaca atingida no exercício. Já o aumento da flexibilidade poderá ocorrer apenas em indivíduos sedentários e com baixa mobilidade.
Simulador de Caminhada
Parecido com o Esqui, o simulador de caminhada também poderá melhorar a capacidade cardiorespiratória, apesar de não ser mencionado no cartaz. O aumento da mobilidade é controverso, cai no mesmo caso do equipamento anterior. Já o desenvolvimento da coordenação motora, irá ocorrer com o uso de qualquer equipamento novo, diferente daquele que o indivíduo está acostumado, é o que chamamos de adaptação neural.
Com a perda do equilíbrio que ocorre na terceira idade, vejo como um equipamento arriscado, uma vez que exige um nível maior de coordenação motora para ser utilizado.
Simulador de cavalgada
A posição para realizar o movimento neste equipamento é desconfortável. Se considerarmos um indivíduo sedentário pode ser que traga algum benefício no fortalecimento, mas a vocação desse equipamento está mais para a melhora da capacidade cardiovascular, com as mesmas ressalvas dos anteriores.
Rotação dupla diagonal
O cartaz informa sobre o aumento da mobilidade nos ombros e cotovelos o que pode ser verdadeiro em indivíduos sedentários ou com baixa mobilidade nessas articulações. Da mesma forma, ele também poderia aumentar a força em músculos do braço e ombros, mas não é considerado na informação.
Pressão de pernas
Falhei e não registrei a imagem desse equipamento que tem a função semelhante ao leg press horizontal da academia. Gostaria de entender o que tentaram dizer com musculatura dos quadris. Fora isso a função é o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, das coxas ou da panturrilha dependendo da forma que for usado.
Multi-exercitador
Equipamento mágico esse, pois segundo o cartaz, fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade. Parecido com as estações usadas em academias compactas, o multi exercitador na verdade poderia apenas fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores. É possível realizar exercícios de extensão e flexão dos joelhos (pernas), supino reto e inclinado sentado, puxada alta e rotação vertical (?), que provavelmente fortalece os ombros.
Surf
A não ser que o usuário vá surfar ou andar de skate, este equipamento tem pouca função e acho pouco provável que o vovô ou a vovó, vá praticar uma das duas modalidades! Além disso o movimento pode ser prejudicial à coluna, principalmente de idosos.
Alongador
Aqui o fabricante precisa se decidir, se é alongador não irá fortalecer! A ideia desse equipamento é se pendurar nessa espécie de volante e realizar a torção. Temeroso, principalmente para a articulação dos ombros, se considerarmos novamente que a academia foi idealizada para a terceira idade, pior ainda. Outra questão é a coluna. Apesar de ao se pendurar haver tração, o que pode aliviar a pressão intervertebral, a torção pode agravar problemas existentes.
Rotação vertical
Praticamente a mesma função do equipamento rotação dupla diagonal, com um nível de exigência de coordenação motora menor, por ser unilateral. Considerando a musculatura, provavelmente as diferenças serão pequenas, mas só um estudo específico poderia sanar essa dúvida.
Remada
Parecido com os equipamentos de remada encontrados nas academias. Trabalha a musculatura das costas, bíceps e a porção posterior do ombro.
Considerações finais
Sou totalmente a favor de espaços públicos equipados para a prática de exercícios e não compartilho da ideia de que há necessidade de um professor full time para fazer a orientação, maiores explicações podem ser lidas no post Academia ao ar livre: vantagens e desvantagens.
A análise que fiz foi superficial, foi baseada na observação e em alguns fundamentos do movimento, mas sem nenhum tipo de medida específica. Também não considerei que não é possível fazer ajustes de acordo com a estatura do usuário, o que pode prejudicar a postura na utilização e até impedir o uso.
A conclusão que chego é que alguns equipamentos realmente cumprem com sua função, pela similaridade com aqueles já existentes, e outros nem deveriam estar ali, principalmente para exercitar indivíduos na terceira idade. A impressão que dá, e que é uma quase certeza, é que um especialista não foi consultado para a concepção desses equipamentos. E não falo simplesmente de um Profissional de Educação Física, mas um profissional especializado em Biomecânica.
Se entidades como o CREF, se preocupam com a utilização do espaço sem orientação, vou além. Como dar orientação em um espaço onde, pelo menos parte dos equipamentos são inadequados? Minha sugestão é que se pense em uma espécie de selo de excelência, que atestaria a funcionalidade e a seguranças dos equipamentos usados não só nas academias ao ar livre e que fosse proibido aos orgãos públicos a compra de equipamentos que não tivessem esse selo.
Você poderia me dizer onde originou a ideia das ATIs?
Respondendo para o Victor
Oi Victor!
Clique aqui e dê uma olhada no post: Academias aoar livre – vantagens e desvantagens.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Obra de arte ou Playground?
Concordo que as academias ao ar livre são mau projetadas em relação aos equipamentos. Mas considero um problema grande não haver um profissional habilitado no local, porque, apesar de serem para a terceira idade, existem muitos adolescentes e adultos que praticam os exercícios (sem contar as crianças que vão brincar e podem se machucar). Não creio ser um problema existir algum equipamento que não deveria ser utilizado pelos idosos. Uma explicação na placa seria o suficiente. Ou seja, apesar de a iniciativa ser interessante e dever continuar, ainda precisa de melhorias.
Parabens pelo seu post e pelo blog q conheci hoje, sou professor de Educação Física e Personal Trainer como vc, muito interessante seu trabalho.
Respondendo para o Eduardo
Oi Eduardo!
Fico feliz que tenha gostado, continue passando por aqui!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
nÃO QUEIRA QUESTIONAR UM CARTAZ COM INFORMAÇÕES VOLTADAS PARA LEIGOS! VAMOS COMBINAR! OU VC QUERIA QUE NESTE CARTAZ HOUVESSE A SEGUINTE FRASE:” NA REMADA FAÇA 2 SÉRIES DE 20 REPETIÇÕES PARA TRABALAHAR OS MUSCULOS ROMBOIDES E TRAPEZIO MÉDIO, FAÇA TODO EXERCICIO COM AÇÃO DO GRUPOS ESCAPULARES E EVITE O MOVIMENTO DE EXTENSÃO DA GLENOUMERAL, POIS OS EXTENSORES PODEM DOMINAR OS ADUTORES ESCAPULARES. AHH… DURANTE A FASE ASCEDENTE, ATIVE TRANSVERSO DO ABDOMEM E MULTIFIDO, FAÇA 3 REPETIÇÕES COM RESPIRAÇÃO BLOQUEADA, NOVE COM RESPIRAÇÃO PASSIVA…. ABOBRINHA…ABOBRINHA..ABOBRINHA..CAIXINHA DE FOSFORO!!!!!” TALVEZ O MEU VOZINHO ENTENDA TUDO ISSO!
AHHH MININA, SO PRA CONSTAR…O SIMULADOR DE CAMINHADA É EXCELENTE PARA PESSSOAS QUE POSSUEM DOENÇAS DEGENERATIVAS, POIS ELIMINAM O IMPACTO DA CAMINHADA COMUM.
EM RELAÇÃO AO SURF… VC SABIA QUE ELE ATIVA O SISTEMA NEURAL E MELHORA SENTIDO PROPRIOCEPTIVO?! CONTRIBUINDO PARA DIMINUIR O INDICE DE QUEDAS?
MAS PIOR AINDA E QUANDO VC DIZ QUE O SURF PODE SER PREJUDICIAL A SAUDE DA COLUNA… NADA QUE UM PROFISSIONAL ENSINANDO O PRATICANTE A ATIVAR A MUSCULATURA ESTABILIZADORA NÃO RESOLVA. SE VC ASSIM NO COTIDIANO DEIXARIAMOS DE FAZER INUMERAS ATIVIDADES!!! O CORRETO SERIA CONSCIENCIA CORPORAL E ATIVAÇÃO DO NUCLEO ENSINADO POR UM PROFISSIONAL!!!
COM ESTE POST PARECE QUE VC ESTÁ EM CONFLITOS DE INTERESSE COM O FABRICANTE DOS EQUIPAMENTOS!!! OQUE SUA ACADEMIA ESTÁ A FALENCIA, DEVIDO ESTAS QUE A PREFEITURA OFERECE!
EM RELAÇÃO AO SEU COMENTÁRIO SOBRE O ALONGADOR, GOSTARIA DE DIZER QUE TALVEZ A DENOMINAÇÃO ESTEJA ERRADA, MAS QUE É SIM O APARELHO QUE PODE SER UTILIZADO TANTO PARA ALONGAR, QUANTO PARA FORTALECER! JÁ PAROU PRA PENSAR QUE SE PODE SIMULAR UM FLEXÃO DE BARRA FIXA NESTE APARELHO?
SE FOSSEMOS QUESTIONAR A APARELHAGEM DE ACADEMIAS TANTO NAS COMUNS QUANTO NAS AO AR LIVRE, TERIAMOS SERIOS PROBLEMAS… ENCONTRARIAMOS PROBLEMAS BIOMECANICOS E ERGONOMICOS NA CONSTRUÇÃO DE VÁRIOS EQUIPAMENTOS.QUE OFERECEM RISCO PARA OS SEUS USUÁRIOS.
QUE ISSO NÃO SEJA UMA CRÍTICA, MAS SIM UMA SUGESTÃO AOS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS PARA ACADEMIAS…. A CONSULTORIA DE UMA PESSOA FORMADA NA AREA, QUE ENTENDA DE VETORES DE FORÇA, ALAVANCAS, TORQUE E BIOMECANICA DOS DIVERSOS TECIDOS DO CORPO.
ACREDITO MUITO QUE OQ FALTA ALÉM DISSO É A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS NESTES LOCAIS, QUE SEJAM CAPAZES DE REALIZAR UMA TRIAGEM DOS APARELHOS EM RELAÇÃO A CADA INDIVIDUO. QUE SEJAM CAPAZES DE AVALIAR A CAPACIDADE RESPIRATORIA, METABOLICA, OSSEA, MUSCULAR E ETC…
E QUE SEJAM CAPAZES DE LIDAR COM OS DESAFIOS DOS APARELHOS E AS POSSIVEIS FALHAS NA CONSTRUÇÃO DOS MESMOS.
Respondendo para a Kelly
Oi Kelly!
Vê-se que você além de mal educada é mal informada, né?!
Deveria ignorar seu comentário, mas como já disse aqui antes acho ótimo pessoas como você pagarem mico.
Então vamos lá:
1- Educação vem de berço, mas sempre há tempo para aprender. Na net escrever em caixa alta é como se estivesse gritando com seu interlocutor, portanto quando quiser expressar sua opinião abaixe o tom de voz e respeite a opinião dos outros. Tomar cuidado com a ortografia e concordância também ajudam.
2- Leia o post inteiro antes de comentar, nele existem links que complementam um assunto que foi discutido intensamente por profissionais no Twitter, nota-se que os links foram ignorados por você e que também não participou da discussão.
3- O cartaz deixa claro que trata-se de uma academia para a terceira idade e justamente por tratar de um público leigo e provavelmente com baixo grau de instrução deveria ser elaborado com mais cuidado e sem erros.
3- Reveja o conceito de impacto. Sendo ele a FRS, só pode ser eliminado em flutuação. O uso de equipamentos pode diminuí-lo, nunca eliminá-lo. Estude mais antes de argumentar!
4- Alguns exercícios propostos são temerosos principalmente ao público a quem se destina, não é apenas a minha opinião e ainda que fosse deveria ser respeitada e questionada com educação.
5- Sim, existe muito equipamento ruim por aí, por isso a sugestão do selo de excelência. Se não sabe do que estou falando leia o post até o final.
6- Antes de criticar tenha embasamento sobre o que vai falar a Educação Física vai muito além dos aspectos biológicos citados por você, envolve aspectos humanos também. Estude mais, como eu já disse antes, é o melhor remédio para a ignorância.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
interessante como aparecem pessoas pra julgar sempre!! estudar que é bom ninguém quer, agora palpitar onde não é chamado sempre aparece.
Ola Denise bom dia, tb sou prof. ed. fisica, parabens pelo artigo e pelas análises feitas de forma imparcial. Verificando o que se gasta em uma academia da terceira idade acho q seria mais barato e funcional as prefeituras contratarem um profissional capacitado e adquirir halteres, barras, tornozeleiras etc. bem como um local adequado para o público da melhor idade realizar os exercicios. Da forma como a maioria das ATI´s vem sendo usada o único beneficio que elas estão trazendo é a auto promoção de prefeitos, vereadores e afians que estão preocupados em manter o cargo antes da saude e qualidade de vida de seus munícepes. Um abraço!
Olá Denise! Parabéns pelo seu post. Gostei da maneira que respondeu ao comentário de mau gosto. Mas enfim, também fiquei curiosa com os aparelhos da academia ao ar livre e concordo com você. Alguns equipamentos realmente nem deveriam estar lá, e outros realmente tem sua função, mas sem muitas explicações; e quando falo de explicações não é nada técnico e sim de uma maneira simples indicar que musculatura está trabalhando (braço, pernas etc) bem simples mesmo, quantas repetições são indicadas(fazer 3 séries de 15 a 20 rep com intervalo de 30s)… Acredito que essa ideia não vá muito longe, daqui a pouco estará na midia as mesmas questões que estamos discutindo e até pode ser que venha a ser retirada das praças por causar tanta polêmica…mas é sempre bom ter pessoas como vc que esclareça de forma simples a dúvida de todos!
abraço,
ola Denise!
Me interessei muito pelo simulador de cavalgada.
Vi o desenho no aparelho das partes do corpo que ele trabalha.Não sou sedentaria sera que vou conseguir um bom resultado? Li o seu comentario e fiquei um pouco desanimada.
Aguardo sua resposta.
Abraços
Margarete
Respondendo para a Margarete
Oi Margarete!
Eu não faria, há outras formas melhores, mais seguras e eficiente de se obter os mesmos resultados.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostaria de saber quanto custa os equipamentos voltados à 3 idade e como podemos adquirir?
Respondendo para a Luana
Oi Luana!
Não tenho ideia de valores. Se você pesquisar no google com o termo academias ao ar livre irá encontrar algumas empresas que trabalham com esses equipamentos e poderá fazer uma cotação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Professora Denise, boa tarde!
Conheci uma academia ao ar livre inédita no Brasil em Florianópolis na Av. Beira Mar Norte.
O que mais me impressionou, foram os diferenciais: teto de policarbonato com redução de atuação de raios UV, borrachas utilizadas em pilates que possibilitam qualquer pessoa a realizar exercícios que são acompanhados aqui neste modelo por profissionais capacitados. A idéia me pareceu incrível também pelo design da academia. Acredito que este modelo seja uma grande revolução no mundo fitness ao ar livre.
Ainda para agregar valor ao produto fui atendida por estudantes da UFSC que estavam no dia realizando análises preliminares de lesões na pele. Tudo isso de graça aos usuários. Fiquei muito feliz em ver tal iniciativa. Sou esteticista e sei como todos estes assuntos de pele e exercícios ao ar livre são delicados. Foi a primeira vez que vi alguém ter preocupação com o usuário desta forma. Pedi um cartão da empresa chamada Hexagon Sports e acessei o site. Convido-lhe a ver as fotos deste sensacional produto. Não sei realmente se é a empresa que banca tudo ou se existem patrocinadores, vi apenas a marca da Hexagon. O site é o http://www.hxs.com.br . Um abraço, Regina San Germain
Sou frequentadora assídua destas academias ao ar livre a muito tempo e o que tenho observado é o uso pelos idosos sem qualquer tipo de problemas. O simulador de caminhada que você alega que o idoso pode perder o equilibrio é utilizado por todos os que frequentam sem problemas. A meses instalado no nosso parque, nunca houve qualquer problema em nenhum idoso que o utiliza.
O único problema é a quantidade de pessoas jovens que estão largando as academias e partindo para os gratuitos. concordo com o amigo, sua postagem me pareceu mais choradeira do que qualquer outra coisa.
Oi Maria,
Você leu o post até o fim? Parece que não…
Leia novamente com mais atenção!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá, parabéns pelo texto! Sou acadêmico de educação física e me interessei neste assunto para fazer meu tcc!
Você tem alguma dica de tema nessa área para produção de um artigo cientifico para meu tcc?
Oi Mateus,
Depende sobre o quê você quer falar? Você precisa ter uma pergunta para responder, um problema. Pode ser uma análise biomecânica de um dos aparelhos, por exemplo. Você também pode discutir a necessidade de haver um profissional de Educação Física sempre presente no local.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Bom dia,perto de casa há 2 espaços com esses aparelhos sendo que em um desses há um “multiexercitador”em que a base de sustento é o seu próprio peso.Eu queria saber qual a forma correta de fazê-lo (sentado ou de pé),principalmente um cuja barra de inclinação tem que ser pressionada para baixo.
Obrigado pela atenção.
Oi Márcio,
Sem ver o aparelho fica difícil explicar. Geralmente há desenhos explicativos próximos do equipamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa noite!
Proª. Denise, antes de mas nada parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber mais sobre esse trabalho. Se puder me passa seu e-mail.
Desde já obrigado.
Oi Márcio,
Na verdade não foi um trabalho, escrevi o post com base no meu conhecimento e em observações.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
olá, denise, sou estudante de fisioterapia e estou fazendo um projeto de iniciação científica relacionado aos riscos proporcionados aos idosos principalmente, e nao só biomecânimos, mas também cardiovasculares, neuromotores, a quem já é predisposto a ter algum tipo espasmo, e darei ênfase primeiramente ao acompanhamento que deve ser feito de um educador físico, ou mesmo um fisioterapeuta, para que sejam evitados quaisquer problemas posteriores, talvez uma hipertensão arterial, um ataque súbito por excesso.. enfim, ótimo trabalho, farei algum bem parecido, e gostaria de saber se pode me ajudar com alguma referência bibliográfica, alem dos textos que citou acima, já que farei uma análise bibliográfica, pois ainda nao encontrei pesquisas sobre este assunto. desde já, agradeço a atenção.
Aguardo
Oi Karina,
Desconheço qualquer tipo de trabalho sobre o assunto. Escrevi o texto baseado exclusivamente nos meus conhecimentos técnicos.
Gostaria de ser informada sobre o resultado do seu trabalho.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi! Denise concordo com suas colocações, e ao visitar uma academia ao ar livre percebi que estes aparelhos não tem ajuste de carga ou algo do tipo e que se a pessoa tem objetivo de fortalecimento muscular seria inviavel nestes aparelhos, ou seja, negligenciaram o principio da sobrecarga progressiva.
abraço
Bom dia! Eu tenho os tendões de aquiles inflamados e trabalho em pé, o que me atrapalha bastante e quando faço caminhadas eles me doem muito e tem dias que nem consigo fazer uma hora de caminhada. Nos simuladores de caminhada e no esqui eu me sinto muito bem por não forçar meus tendões. Pergunto: Esses aparelhos ajudam a emagrecem? Não desejo emagrecer por estética. Preciso controlar colesterol, diabetes, triglicerídios e etc . . . Esses dois aparelhos me ajudariam nessa situação. Desde já muito obrigado.
Oi Carlos,
Qualquer atividade aeróbia ajuda a controlar essas taxas, e isso inclui as atividades que você está fazendo.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi Denise, ótimo artigo. Bom, há 1 mê e meio instalaram parte dessa academia em frente à minha casa, e vejo desde o primeiro dia pessoas idosas se exercitando. Fui duas vezes, e usei os fundamentos que meu instrutor me passa na academia que pratico musculação, fazendo séries e respeitando o tempo de descanso entre uma e outra série. A minha impressão é boa, mas não acredito que atenda aqueles que pretendam emagrecer ou definir musculatura. Acho uma boa para quem quer se alongar todos os dias, fortalecer a musculatura e “acordar” do sedentarismo. Pretendo continuar naqueles dias em que não vou na musculação, pois me senti muito bem. O único problema é a falta de sugestões de como utilizar o parelho, com desenhos ilustrativos mesmo. Você não poderia fornecer essas dicas aqui? Busquei na internet, mas não consegui achar. Quero imprimir e fixar lá p/as pessoas usarem de forma correta. Beijo.
Oi Norma,
Entre em contato com o responsável pelo local. Geralmente esses equipamentos são instalados com instruções básicos e um placa grande no local.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prof Denise
Comecei a utilizar os aparelhos apos caminhar 45 min no Circulo Militar de Campinas, tenho 44 anos e entrei no vigilante do peso e estou conseguindo obter sucesso. a minha duvida é quanto devo fazer em cada aparelho, hoje faço 100 vezes cada um deles.e os de braços 45 vezes. Me sinto super bem e nem parece que estou fazendo exercício, parece uma brincadeira.A academia sempre desisto e ao ar livre é muito gostoso.Um grande abraço,
Eidilene Gallinari
Respeito a opinião de todos, inclusive de especialistas na área e acredito no benefício sim desses aparelhos para qualquer idade desde que, cada um seja orientado em como fazer os exercícios e se beneficiar deles em cada aparelho.
Confesso que já frequentei academias e agora utilizo os aparelhos destinados a terceira idade 03 vezes por semana e tenho obtido ótimos resultados para tonificar o corpo, visto que sou magra, além de aproveitar o espaço no parque para caminhadas complementares.
Não utilizo todos os aparelhos, e um personal de uma academia de renome na minha cidade e meu amigo pessoal ,me indicou os melhores para ficar com a barriga, panturrilha, braços e pernas tonificados e realmente estou desfrutando dos resultados.
E por ser ao ar livre toda a família se beneficia, pois onde frequento é um parque e há muitas possibilidades de divertimento para crianças também.
Enfim, acredito que vale a pena e a intenção é boa se bem orientados!!
oi,então tenho 22 anos,frequento a academia publica,sei que é um espaço mais oferecido a terceira idade,entendo isso. Muito pouco idoso frequenta essa academia que costumo ir. Entao,acho que não a problema frequentar nao é?,nessa academia que vou,nao tem nenhum informativo explicando pra que serve cada equipamento. Eu li seu post sobre os equipamentos,eu entendi tbm,só gostaria de saber se algum desses equipamentos podem ajudar a dar uma secada na barriga,eu peso 50kg,só que tenho a barriga inchada,me sinto incomodada,gostaria de deixar a barriga lisa,a algum equipamento indicado?,a maioria dos usuarios dessa academia frequentam mais para perder peso,a academia publica também é indicada nesses casos?..bjos
Oi Aline,
Essas academias públicas são mais indicadas para os idosos apenas por uma questão de marketing. Na verdade não há contra indicação para outros adultos utilizarem. Um problema poderia ser a impossibilidade de aumentar as cargas dos aparelhos, o que faria com que seu ganho em termos de força, por exemplo, fique estagnado.
É difícil fazer uma indicação adequada sem conhecer a pessoa. A barriga inchada, como você diz, pode ser por duas causas, acúmulo de gordura localizada ou má postura (isso considerando que você não tenha nenhuma doença que cause esse aspecto). A eliminação da gordura localizada é feita através de exercícios aeróbios, que no caso da academia ao ar livre poderia ser feito nos simuladores de caminhada, por exemplo. Já o problema postural, necessita uma avaliação melhor, mas em geral é resolvido com fortalecimento do abdômem.
Sugiro que você procure a orientação de um Profissional de Educação Física, pelo menos nessa fase inicial.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Obrigada por me responder
🙂
Olá, Denise. Boa tarde. em primeiro lugar parabéns pelo seu post e comentários. sem segundo… Há cerca de dois meses faço caminhada diária ou em dias alternados de aproximadamente 4 km, sendo que ha dois meses, foram instalados bem na metade do percurso uma dessas academias ao ar livre, com todos os equipamentos que você mencionou no post, exceto o remador e o multi-exercitador.
Gostaria de saber se pode me informar onde posso encontrar informações sobre como fazer corretamente os exercícios, assim como também a quantidade correta ? Isso caso você mesma não me possa informar. Se for o caso tenho 45 anos, atualmente com 97 kg, 1,67 de alt, bem gordinho, rsrsrsrs, mas já fui mais. rsrsrs.
Grato desde já, e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Oi Cláudio,
Geralmente existem instruções nos equipamentos para usá-los. Em relação à quantidade de repetições, faça no máximo 15, podem ser 3 ou 4 séries. Lembre-se que esses equipamentos, têm como público alvo idosos e uma das características é que são demasiadamente leves, trazendo pouco ou nenhum resultado.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
GOSTARIA DE SABER O PESO MÁXIMO SUPORTADO PELOS APARELHOS, PRINCIPALMENTE SIMULADOR DE CAMINHADA E O APARELHO SKI. Obrigada. AGUARDO RETORNO
Oi Kelen,
Precisa verificar com o fabricante.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Concordo que esses equipamentos foram feitos sem um estudo biomecânico, isso é mostrado também no artigo Academia ao ar livre benefícios para a população ou enganação? Mas você falar que não faz bem sem um numero relativo de pessoas que se machucaram ou pioraram possíveis lesões depois de iniciar as atividades da ATI é um pouco achismo não acha? Trabalho em Petrópolis com 35 idosos na ATI localizada no pátio do campus Estácio, e só escutei falar de benefícios adquiridos após a pratica das atividades na ATI, também tenho varias dúvidas e perguntas sem respostas sobre essa academia, mas enquanto um estudo quantitativo e qualitativo não for feito não podemos afirmar possíveis danos ou agravamentos de patologias. É preciso um estudo aprofundado não acha ?
Oi Melissa,
Estudos sempre são bem vindos para ajudar profissionais a exercerem sua função com mais segurança, mas enquanto eles não existem, precisamos trabalhar com aquilo que temos. Portanto eu, baseada nas premissas do texto, não colocaria a integridade física dos meus alunos em jogo, apenas porque não existem estudos sobre os equipamentos, uma vez que sabemos da possibilidade de criar ou agravar problemas a partir de determinados movimentos (para isso existe literatura).
Isso não é achismo, é a minha opinião profissional, baseada em conhecimentos adquiridos na minha formação, em leituras e cursos. Se na sua opinião profissional, esses cuidados não são necessários, só tenho a desejar boa sorte.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Boa tarde…
No esqui, alguem sabe se devo deixar a perna flexionada ou reta?
Estou flexionado e estou senti muita dor na parte inferior da coxa;
Oi Katia,
Perna reta, sem hiperestender os joelhos (joelho travado).
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Como será o corpo no futuro para quem exercitou e para quem não exercitou?
Oi Anna Laura,
Ao envelhecer todos sofreremos perdas. Isso inclui a massa muscular e massa óssea, também. Ficamos mais frágeis.
As pessoas que se exercitaram durante toda a vida também passarão por essas perdas mas com uma curva menos acentuada, além disso partirão de um patamar mais alto, tendo vantagem sobre quem não se exercitou.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni