Fiz essa lista com cinco alimentos saudáveis, que ajudam a ter uma alimentação equilibrada e que são muito nutritivos. Ter uma alimentação saudável protege seu corpo do desenvolvimento de diversas doenças e ajuda a ter uma vida mais longa.
Esses alimentos estão entre os mais saudáveis do mundo e embora alguns deles não sejam fáceis de encontrar outros certamente fazem parte do cotidiano do brasileiro.
Acrescentes esses alimentos saudáveis na sua rotina
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Alimentação saudável: mitos e verdades
1- Mirtilos (Blueberry)
Embora não sejam comuns no Brasil, é possível encontrá-los em bons supermercados, ajudam a combater várias doenças, são ricos em antioxidantes. De acordo com um estudo publicado em 2010, pelo Journal of Nutrition , consumir mirtilos regularmente ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas. Em outro estudo, publicado em 2012 pelos Annals of Neurology mostra que a fruta ajuda a retardar o declínio cognitivo relacionado à idade.
Você pode obter benefícios semelhantes de morangos, uvas roxas, ameixas e açaí, bem mais fáceis de achar por aqui.
2- Espinafre
Os vegetais verdes folhosos são nutritivos, pois são uma excelente fonte de folato (vitamina B9) e ômega-3. O espinafre é especialmente benéfico, pois também é rico em vitaminas A, C, E e K com benefícios adicionais de fibras, cálcio, ferro, potássio e magnésio. De acordo com um publicado em 2011 no European Journal of Nutrition comer espinafre pode prevenir o estresse oxidativo, portanto, pode retardar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças graves como diabetes e câncer
Outros vegetais folhosos que podem ser usados como substitutos do espinafre incluem couve, alface romana e bok choy (tipo de acelga chinesa).
3- Cenouras
As cenouras são ricas em fitoquímicos benéficos, como carotenóides, luteolina e falcarinol. Isso ajuda a aumentar a função imunológica e suprimir danos os radicais livres. Além disso, possui poderosas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar uma variedade de condições inflamatórias, incluindo artrite e asma.
Seus benefícios para a saúde são tão grandes que o American Cancer Institute nomeou as cenouras como um dos principais alimentos que combatem o câncer. Os substitutos incluem abóbora, abóbora, inhame, pimentão amarelo e manga.
4- Nozes
Seu corpo precisa equilibrar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Portanto, quando pensar em qual comida saudável que você deve comer todos os dias, deveria conter nozes, são um ótimo complemento para alimentação.
De acordo com um estudo no American Journal of Clinical Nutrition, eles são ricos em gorduras boas. Além disso, contribuem para um intestino saudável, reduzem o risco de obesidade, aumentam a saúde reprodutiva em homens e mulheres e protegem o cérebro contra o envelhecimento.
Se você não pode comer nozes todos os dias, tente substitutos adequados, como: amêndoas, pistaches, macadâmia e amendoim – porque são as melhores escolhas para a saúde nutricional diária.
5- Tomates
Quando você pensa em alimentação saudável, o tomate deve ser um dos alimentos que vem à sua mente. De acordo com um estudo publicado no The Wall Street Journal, em 1992, os tomates processados forneceram os mesmos benefícios à saúde que os tomates frescos. Como os tomates são ricos em licopeno, os antioxidantes ajudam a prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, pele, próstata, pulmão e bexiga. Além disso, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.
Você deve escolher tomates vermelhos e maduros, pois visualmente contêm mais licopeno. Se você tem dificuldade em comer tomate todos os dias, você também pode escolher mamão, toranja rosa, melancia e goiaba vermelha.
O consumo diário de alimentos saudáveis é fundamental para nossa sobrevivência e saúde geral. Essas cinco ideias de alimentos saudáveis, listadas acima, não são a única lista de alimentos para comer todos os dias, mas estão, sem dúvida, no topo da lista. Portanto, considere-os se quiser melhorar sua saúde e estender sua vida.
A melhor parte é que a maioria desses alimentos são fáceis de encontrar e baratos, então não há desculpa para não acrescentá-los na sua alimentação.