Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

BCAA engorda?

Um dos posts mais acessados do Fique Informa é sobre BCAA, é também um dos mais comentados. Em O que o BCAA pode fazer pelo seu corpo, eu explico que pode ser uma opção muito interessante para suplementação pois possui vários benefícios e os efeitos colaterais registrado não foram significativos e muitas pessoas me perguntam se BCAA engorda.

Para entender melhor

BCAA  (Branch Chain Amino Acids) – Aminoácidos de cadeia ramificada
Aminoáciodos são moléculas orgânicas formadas formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio que se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. São divididos em dois tipos:

  • Essenciais: não podem ser produzidos pelo organismo ( ex.: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina)
  • Não essenciais: podem ser sintetizados pelo organismo (ex: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina)

Os aminoácidos que compõe o BCAA são: leucina, isoleucina e valina, todos essenciais. Portanto devem ser ingeridos através da alimentação ou suplementação. Carnes são excelente fonte desses aminoácidos, a maioria delas possui entre 15% e 20% deles e segundo a OMS, indivíduos não ativos necessitam de 1g/Kg de peso e atletas 1,5g/Kg de peso de BCAA por dia.

Sendo assim um atleta de 70 kg necessitaria por dia entre 525 e 700 de carne. Vale lembrar que a carne está aqui apenas como exemplo, para facilitar o cálculo, existem outras fontes de proteínas que podem ser usadas. Se for um indivíduo inativo a necessidade cai para 350g à 470g por dia. Com isso percebemos que poucas pessoas necessitam suplementar com BCAA, pois é possível conseguir a quantidade recomendada apenas com uma boa alimentação.

Existem também diversas marcas de BCAA no mercado, as mais conhecidas são Probiótica, Nutrilatina e IntegralMedica.

BCAA engorda?

Ok, você treina pesado e não consegue ter uma alimentação com essa quantidade de proteína, então optou por fazer a suplementação. Ou então decidiu para entrar na onda da galera da academia, mas está com medo pois disseram que BCAA engorda.

Fique tranquilo! Aminoácidos, não engordam! São usados como construtores, se fôssemos pensar em uma casa seriam os tijolos.

Ah! Seu amigo disse que tomou e engordou, então o que aconteceu?

Provavelmente seu amigo toma BCAA por conta própria ou com prescrição do professor, ele não passou por um nutricionista. Com o aumento na intensidade do treino vem o aumento do apetite e como não tem a prescrição de uma dieta adequada à sua necessidades acaba comendo uma quantidade maior (em termos calóricos), do que necessita. E coloca a culpa em quem? No BCAA!

Portanto o primeiro passo antes de tomar qualquer suplemento é consultar um nutricionista que irá prescrever uma dieta adequada às suas necessidades e seus objetivos. Eventualmente irá prescrever o uso de suplementos e um deles poderá ser o BCAA. Com isso você conseguirá obter melhores resultados em termos de aumento de massa muscular e desempenho.

133 Comentários

  1. Gostei muito da matéria.

    Malho 5 vezes por semana e acho fundamental a suplementação que minha nutricionista indicou. Consumo Whey Protein Concentrada no pós-treino e Caseína Micellar antes de dormir, alèm de doses antes e pós-treino de BCAA e Glutamina (e claro também descanso bastante). Estou muito satisfeita com meu corpo.
    Bjs

    *Este comentário foi editado pelo moderador por conter publicidade não autorizada*

  2. Eu sou vegetariana e treino cerca de 3 x por semana na academia. Faço 40min de corrida moderada à intensa e 30min de musculação. Necessito de suplementação alimentar?
    • Respondendo para a Iza

      Pode ser que não precise se tiver uma alimentação balanceada. Sugiro que consulte um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. trabalho facu
  4. tenho 44 anos e gostaria de saber se eu tomar o BCAA, ganho musculo. Faço musculação 3 x por semana a um ano. E o meu ganho de musculo ate agora foi muito pouco.
    • Respondendo para Sande

      Oi Sande!

      O ganho de massa muscular está mais relacionada ao seu treino do que a suplementação. Converse com seu professor e consulte um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  5. Prof
    Eu to tomando BCAA pra ganhar massa muscular… mais não sei se faz efeito.. preciso de uma ajuda urgente… não esquece de me dar uma dica de como engordar um pouco prof… pelo amor de Deus obgd beijãoo
  6. olá estou treinando e gostaria de perder um pouco de gordura no abdomem estou Tomando oleo de cartamo e o ripped para ajudar na energia.está correto?obrigada…
    • Respondendo para a Aline

      Oi Aline!

      Suplementação só com a prescrição de um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  7. Olá malho a um mês e gostaria de ganhar massa muscular rapído posso associar bcaa com creatina e 100% pure whey?
    • Respondendo para a Sheila

      Oi Sheila!

      Nos primeiros 2 – 3 meses esse ganho se dará por adaptação neural. Eu apostaria em um treino bem feito e alimentação saudável. Passado esse período busque a orientação de um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. gostaria de aproveitar esses termos usados aqui e saber se no caso de eu não fazer academia, não tiuver vontade e resolver tomar esse suplemento, mesmo assim eu vou engordar????
    • Respondendo para o Rhuan

      Oi Rhuan!

      Suplementos só devem ser tomados após prescrição de médico ou nutricionista. No caso de suplementos esportivos só fazem efeito se você pratica algum tipo de exercício.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  9. Olá, hoje tomo levedo de cerveja e queria saber se eu poderia tomar BCAA sem ter que deixar o levedo.
  10. Como posso fazer já tomo um termogenico
  11. Professora, gostaria de saber se eu tomar BCAA e fazer apenas exercícios faz efeito ? vou engordar ?
    • Respondendo para o Ley

      BCAA não engorda, mas é preciso saber se existe a necessidade de tomar suplementos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  12. Tenho 16 anos, tenho 1,62m de altura, e peso 51kg.. comecei a fazer academia a 6 meses, e gostaria de ganhar mais músculos, gostaria de saber se posso tomar BCAA, ou se tem alguma contra indicação na minha idade? Ou se tem algum outro suplemento que supre mais a minha necessidade! Obrigada
    • Respondendo para a Marina

      Oi Marina!

      O profissional adequado para responder às suas perguntas é o nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. oi.;eu tenho 96 kilos.tenho 1.84 de altura.quero algo pra emagrecer.oq posso tomar.
    • Respondendo para o Robson

      Oi Robson!

      Apenas medicamentos controlados ajudam a emagrecer de fato. E apenas médicos podem fazer a prescrição desses medicamentos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. bom artigo, acho a suplementação com bcaa muito importante.
  15. gostaria de saber se o BCAA corta o efeito do anticoncepcional? Obrigada.
    • Respondendo para a Priscila

      Oi Priscila!

      Não existem relatos de efeitos colaterais no uso do BCAA.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  16. Ola Boa tarde!
    Pratico pole dance 2x por semana ha 10 meses, corro 3x por semana ha mais de 7 anos, pratico aikido 2x por semana ha 3 anos e sou professora de danca e yoga, para completar sou vegetariana. Sinto muita fadiga muscular, tontura, e gostaria de saber se eu tomar o bcaa (como minha professora de pole me indicou) ira me ajudar a ter mais energia.
    Minha dieta eh super saudavel, pois nao misturo carboidrato e proteina. E nao sei mais onde conseguir proteina e tenho receio de tomar suplementos, pois dizem que intoxica o figado. O que eu faco?
    • Respondendo para a Juliana

      Oi Juliana!

      Nada de ir na cola da professora de pole! Fazendo tantas atividades assim e sendo vegetariana, você deve consultar um nutricionista, urgente!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. oi, tenho 21 anos e entrei na academia à um mês gostaria que me indicasse um suplemento pra ganho de massa rápido pois sou magra e tenho dificuldade para ganho de massa.
    • Respondendo para a Adriany!

      Oi Adriany!

      Profissionais de Educação Física não podemindicar suplementos. É crime de falsa profissão. Procure um nutricionista!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. Olá, malho 5 vezes na semana e faço aula de ginástica 5 vezes também. Já sou magra por natureza, mas gostaria de aumentar a massa muscular, estou vendo um pouco de resultado na musculação, mas eu queria ganhar mais massa muscular. Gostaria de saber se necessito ou não tomar o BCAA, se me ajudaria a chegar ao meu objetivo.
    Obrigada
    • Respondendo para Ludmila

      Oi Ludmila!

      Geralmente a suplementação não é necessária se você tem uma boa alimentação, mas isso só um nutricionista poderá avaliar.
      Converse com seu professor para mudar a estratégia de treino e busque a ajuda de um nutricionista para prescrever uma dieta adequada e eventualmente a suplementação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. oi,tenho 43anos como posso transformar minha gordura em musculo, pratico maythay,e tambem faço caminhada tenho de altura 1.55 e peso 61.800 grama.ate breve.
  20. Oi professora!

    Estou tentando engravidar e quero ganhar massa muscular também. Há algum problema se eu consumir o BCAA ou o Whey Protein?

    Obrigada,
    Luciana

  21. Tenho pressao alta! eu tomando BCAA vai interferir na minha prassao?
    posso tomar sem problems?
    • Respondendo para o Ricardo

      Oi Ricardo!

      Provavelmente não, mas é preciso conversar com seu médico.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. Ah, na boa, essa professora não responde a uma pergunta sequer. Sei que não pode se comprometer em dar resposta sem conhecer os hábitos da pessoa, mas as suas respostas são sempre muitas evasivas. Saco!
    • Respondendo para o Anônimo cujo e-mail trás o nome Carla

      Adoro publicar aqui comentários dos corajosos que se escondem atrás do anonimato quando querem criticar. É a prova de que ainda existem pessoas completamente sem educação, o que felizmente não reflete a maioria dos meus leitores.

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. olá professores tenho uma dúvida, faço academia há 4 meses e meu objetivo é diminuir a gordura e aumentar os musculos então além do programa passado p/ instrutor faço 20 minutos de bicicleta no início e 30 de corrida no fim. mas ouvi falar q devemos optar p/ um dos dois primeiro e q aerobicos prejudicam o ganho de massa muscular será q devo me concentrar antes em ganhar massa p depois perder gordura ? o jeito q estou fazendo está prejudicando meu ganho de massa ? se eu tomar BCAA pode ria continuar a fazer aerobicos junto com anaerobicos ? brigadão
    • Respondendo para o Ruann

      Oi Ruann!

      O treino aeróbio pode afetar o ganho de massa muscular, mas para um iniciante não seria significativo. O ideal é fazer seu treino aeróbio após o treino de musculação para que a fadiga não interfira nas cargas utilizadas. Ou então optar por dias diferentes da semana.
      Se você tiver uma boa alimentação não irá precisar de suplementos. Se ainda assim fizer questão, converse com um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. Boa noite professora!

    Quando a senhora faz um comentário não é o mesmo que uma indicação. A senhora tem todo o direito de dizer o que acha sem que isso seja considerado “crime de falsa profissão”. Isso se chama LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Por outro lado, os suplementos alimentares possuem sugestões de consumo e dispensam completamente a consulta a qualquer profissional, exceto no caso de dietas para pessoas com doença pré-existentes, ou necessidades especiais. Suplemento é bom, ajuda em várias fases dos treinos, além de muito prático. Nado todos os dias e trabalho até 14 horas por dia. Tomo 4 caps de Bcaa’s + 4 de creatina + 2 de CLAw e 2 doses de Whey com bananas após o treino da manhã e ao deitar. Estou com 80 kg e tenho 1,82m.

    Grato pela abertura do tema.

    • Respondendo para o Olavo

      Oi Olavo!

      Não, eu não posso dizer tome tal quantidade, de tal suplemento, como muitos me pedem aqui. Eu faço uso da liberdade de expressão nos textos, onde sempre deixo claro que a suplementação na grande maioria dos casos, em pessoas saudáveis é desnecessária. E ao contrário do que você afirma não se comprova, na grande maioria das vezes que ela possa ajudar e quem diz isso são especialistas no assunto. Dê uma lida no post desse link e assista ao vídeo: http://www.fiqueinforma.com/videos/suplementos-nao-fazem-o-efeito-que-prometem/
      Obrigada por participar!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. gostaria muito de tomar bcaa pra desenvolver mas rapido, mas dizem q ele engorda siim, e eu tenho medo de tomaar
    • Respondendo para a Dan

      Oi Dan!

      BCAA não engorda. Antes de tomar consulte um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. bom dia!faço academia três vezes por semana , gostaria de ganhar massa muscula , o que faço .bcaa serve.
  27. O Se a pessoa fizer exercício aeróbico duas vezes na semana e musculação apenas duas vezes por semana, o uso do BCAA faz engorda?
    • Respondendo para a Roberta

      Oi Roberta!

      Com esse volume de treino, definitivamente, você não precisa tomar BCAA.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. pagar uns R$ 100, só pra saber se pode ou ñ tomar BCCA?
    • Respondendo para a Josi

      Oi Josi!

      Se você acha um absurdo pagar para um profissional, que estudou anos, cuidar da sua saúde, faça sozinha e arque com as consequências.

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  29. Ola…amigo gostaria que me tirasse essa dúvida,estou um pouco acima do meu peso,pratico musculação tenho tendencia a ter perna e bunda,porem ultimamente estou trabalhando muito e vou pra academia super cansada,sem disposição para os treinos e até mesmo os aerobicos,gostaria de saber se posso tomar bcaa com termogenico para ganhar energia,queimar gordura e definir sem ter ganho de peso? eu agradeço se puder me orientar nesse assunto.
    • Respondendo para a Jeane

      Oi Jeane,

      O profissional indicado para lhe orientar é o Nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  30. Olá, faço musculação de 4 a 5 vezes por semana, sou magra e dificilmente consigo adquirir peso. Perguntei ao meu instrutor se eu poderia tomar um hipercalórico para ganhar mais peso e ele disse q posso adquirir gordura indesejada, em local como no abdomem. Tomo BCAA 2 tabletes antes e 2 depois do treino ( recomedado pelo instrutor). Sei que o BCAA não vai fazer eu engordar, então como faço para adquirir mais massa e engordar um pouco?
    • Oi Angela,

      Essa é uma questão para ser respondida pelo seu nutricionista, só esse profissional está capacitado para prescrever o suplemento e a dieta adequada para você ganhar peso sem engordar. O papel do Profissional de Educação Física é na prescrição e acompanhamento do seu treino.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  31. Olá

    eu gostaria de saber se posso tomar BCAA
    tenho as pernas muito finas, e estou fazendo musculação
    meu personal me indicou, mas isso é genética da minha família, será que BCAA resolveria meu caso?

    • Oi Isis,

      Quem determina qual suplemento deve tomar é o nutricionista. E se você mesmo faz menção à genética familiar provavelmente pouco diferença irá fazer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Ola gostaria q voc,tirase uma duvida minha, se estou começando agora praticar alguns exercicios e não sou magra e nem sou gorda rsrsrs mais tenho uma barriguinha um pouquinho fora de forma(qual o exercicio melhor para mim?)e gostaria tbm de algo que me favorecese a ganhar mais masas muscular,nas pesnas bunbum,pois preciso urgente entrar em forma!

    muito obrigada… espero sua resposta

    • Oi Nara,

      É difícil dizer o que é o ideal sem conhecê-la.
      Opte por algum exercício aeróbio e combine com musculação ou ginástica localizada.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. Pré ou Pós-treino? se for pré, qts minutos antes?
  34. Queria saber se, so pode tomar BCCA,QUEM FAZ ACADEMIA?
  35. Olá faço musculação 3 a 4x na semana cerca de 1 hora de treino, será q posso fazer uso do Bcaa ou me exercito pouco para usa-lo?
    • Oi Adria,

      Fazer musculação 3x a 4x por semana por uma hora pode ser bastante dependendo do seu treino. De qualquer forma o profissional indicado para determinar a necessidade de usar suplementos é o nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. Olá, eu participo de corridas de rua, treino + de 1hora por dia e nao faço academia, para diminuir meu tempo nos 10k, 15k. e definir os musculos principalmente das pernas vc me recomendaria o uso de bcaas!?
    • Oi Jose Eduardo,

      Recomendo iniciar um trabalho de preparação física antes de pensar em suplementação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  37. Boa Tarde !

    Pesquisando sobre o BCAA encontrei seu artigo, muito bom.
    Comecei no Jiu Jitsu faz uns 3 meses (contando 1 mês que fiquei parado por conta do trabalho).
    Treino apenas 3x por semana mas noto um cansaço enorme, semana passada fui os 3 dias e no começo dessa semana caí meio num estado depressivo e só consegui retomar hoje.
    Sei que com essa frequencia baixa de treinos eu poderia facilmente conseguir os nutrientes pela alimentação mas praticamente já descartei essa possibilidade, minha dieta é : “Almoço : Arroz branco e carne” e “Jandar : Arros branco e carne”.
    Não vou conseguir mudar isso pq melhorar essa alimentação demandaria um tempo do qual não disponho, sei que é uma afirmação ordinária minha porque a alimentação é tudo mas, estou sendo sincero.
    Pensei em suplementar pra aguentar o “tranco” dos treinos em perder massa muscular.
    Sera que o BCAA pode me ajudar nisso ?.
    Abraços.

    • Oi Rodrigo,

      Nesses casos a suplementação é recomendada, mas quem deve dizer o que, quanto e como tomar é o nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  38. para pratica d esportes q exijam resistencia o bcaa eh recomendavel?
    • Oi Rafael,

      Quem define a necessidade do uso do BCAA é o nutricionista, independente da modalidade. Essa decisão é individual.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. trabalho na coleta corro todo os dias cerca de 15km posso tomar bcaa
  40. Olá meu nome é Camila,tenho 32 anos 1,60m ,estou com 73 kg,há 1 mês atrás comprei um elíptico e começei a fazer o exercício uma hora por dia,na tentativa de perder peso,já consegui perder 3 quilos e estou bem animada com os resultados,faço uso de um termogênico sempre meia hora antes do treino.Gostaria de saber se posso tomar BCAA para ter uma maior definição muscular,pois vou começar a fazer pilates duas vezes por semana para melhorar o treino.Como devo tomar?Obrigada.
  41. Olá, é tipo assim: Eu faço aula de Step, Jump, Ginástica Localizada e alongamento. Estou começando tbm o treinamento Insanity de Shaun T. Malho pesado. São 2 aulas de Step na segunda, 2 aulas de Jump na quarta e Aula de Ginástica Localizada e Alongamento na sexta. Malho todos os dias e faço o treinamento que citei todos os dias tbm. Me suplemento com Creatina 3g antes de malhar, CA e FAT ATTACK antes das refeiçõess, embora o FAT eu nem use muito, GTF quando acordo e ZMA antes de dormir. Ainda toma Multivitaminico. Minha alimentação é balanceada, procuro comer pouco carboidrato, embora em dias mais intensos a ingestão seja maior pelo gasto energético que terei. E aí? Estou me suplementando de forma errada? AH… Faço tudo isso e me sinto muuuuuuuuuuito bem.
    • Oi Kleverson,

      Se você se sente bem é o que importa!
      Quanto à suplementação o profissional que poderá responder às suas dúvidas é o nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  42. EU TENHO 17 ANOS E 50 KILOS E ESTOU TOMANDO BCAA PARA PANHAR CORPO, NAO FAZ MAL
  43. tenho 32 anos 1.63 m e 66 kg,faço musculação 4 vezes por semana,meu treino é bem puxado,uso muita carga e poucas repetições.Comecei a tomar BCAA há 6 meses desde então ganhei 6 quilos na balança,tenho consciência que é em grande parte massa magra,mas notei q minha barriga aumentou um pouco e apareceu celulites também,me alimento bem pra aguentar malhar,gostaria de queimar a gordura abdominal sem perder massa magra. O que eu devo fazer?
    • Oi Juliana,

      Você deve procurar uma nutricionista para equilibrar a sua dieta e fazer e exercícios aeróbios.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  44. eu tomo b.c.a e so fasso corrida e caminhada quero saber se posso toma outros suplemento…
  45. Olá, eu não treino mais, porem eu sou carteiro gostaria de saber se eu posso tomar bcaa sem prejudicar a minha saude? abraços.
    • Oi Paulo Henrique,

      Converse com um nutricionista, com certeza irá orientá-lo sobre o melhor suplemento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. Eu faço musculação e depois aerobico para queimar dorduras, posso tomar o BCAA para adiquirir um melhor rendimento?
  47. BCAA ajuda a emagrecer ? Estou malhando e tenho como objetivo perder 5 kg m mas ao mesmo tempo crescendo a massa magra. o que faço?
  48. Olá. Faço musculação 5 dias por semana, faço barra estática, abdominais e corro pelo menos 3 vezes por semana (alternado), estou treinando para o TAF… Tem dias que estou muito cansada, queria saber se é interessante eu tomar o BCAA, pra melhorar minha conduta. Grata desde já.
    • Oi Lorene,

      O BCAA pode ser uma opção, mas existem outros suplementos que também tem essa função. O ideal é consultar um nutricionista que irá balancear a sua dieta e indicar qual a melhor opção no seu caso.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  49. resumindo pergunte ao nutricionista online de graça kkkkkkk
  50. Olá Profª!

    BCAA + Whey Protein, aumentam as taxas de triglicérides no sangue?

  51. ola gostaria de saber se o bcaa gera doencas mais na frente
  52. Olá! Tenho 1,72m e 50 kg tenho grande dificuldade de engordar principalmente agora q estou morando na casa de uma tia (estudo), to passando por um processo de adaptação. Não gosto da comida dela e cada dia q passa fica mais difícil de engordar. Resolvir entrar na academia e tomar o BCAA. Será que consigo algum resultado??
    • Oi Laissa,

      Precisa se alimentar direito para ter resultado, o suplemento e academia não farão isso por você.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  53. show
  54. Sou gordinha e gostaria de saber se eu fizer o uso de BCAA e malhar tudo, principalmeente pernas e bumbum, vou adquirir massa nesses locais específicos? Vou engordar as partes que não malho com tanta intensidade? Ele ajuda a perder massa gorda? Desculpe pelo tanto de perguntas, mas to anciosa para voltar a malhar e perder massa gorda! Desde já obrigadíssima!
    • Oi Bruna,

      O BCAA não é para perder gordura, mas para ajudar na recuperação muscular.
      Esqueça esse suplemento, treine pesado para ganhar massa muscular onde quiser e faça exercícios aeróbios para emagrecer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  55. Me recomendaram o bcaa para ter energia para malhar, para tirar as dores do dia seguinte, é verdade?
  56. Olá,Eu estou meio sem tempo pra ir a academia mais comprei um aparelho na polishop o air cliber eu faço 30m todos dias quando chego do trab,e faço caminha e corrida pela manhã,Eu tenho BCAA e whey que comprei quando esta na academia,eu posso continuar tomando esse suplementos?
    Eu preciso perder gorduras abdominais,será que o uso pode complicar na perda de gordura localizada?

    Obrigado

  57. bom eu ja tenho um pouco de massa muscular mas meus músculos não estão mais crescendo , então o professor me indicou o BCAA , então eu queria saber se o bcaa vai ajudar meus musculos a crescerem
    • Oi Gustavo,

      Seu professor não pode prescrever suplementos, é ilegal! Quem prescreve suplementos é o nutricionista.
      Peça ao seu professor que verifique como poderá melhorar o seu treino, trocando exercícios, cuidando do tempo de descanso, modificando o tipo de estímulo, mudando a estratégia. É mais provável que sua falta de resultados tenha relação com o seu treino do que com a necessidade de suplementar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. Estou querendo perder gordura e ganhar massa magra…estou fazendo musculação e aeróbica. Se tomar whey protein com dextrose após o treino corro o risco de atrapalhar o resultado? Estou perdendo em média 1kg por semana e me alimentando de 3 em 3 horas?
  59. faço academia 6 vezes por semana, faço musculçao a 2 anos e 6 nao ganho massa muscular, ja procurei nutricionista, sera q eu posso ir direto no BCAA, Whey protein isolada, creatina??
    • Oi Vicente,

      Os suplementos não resolverão o seu problema, que provavelmente está no treino, já que faz acompanhamento com nutricionista.
      E só esse profissional que poderá indicar a suplementação para você.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  60. Comecei a fazer academia, sinto muitas dores muscular e as vezes não consigo completar os exercícios por causa da dor
    Gostaria de saber, se o BCAA diminui essas dores e aumenta a resistência física.Grata.
    • Oi Li,

      Essa não é a função do BCAA. Converse com seu professor para entender a origem dessa dor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  61. Olá professora,

    primeiramente. Muito bacana a explicação sobre BCAA.

    Bom, estou de volta a acadêmia e sou o tipico gigante magrelo. Tenho 1,93m e 77kg. Eu sempre tentei tomar os sheiks de whey mas ai esta o problema: Além de eu não tomar leite por não gostar e me dar vontade de vomitar, tamém não consigo tomar as wheys com proteina. O BCAA poderia ajudar nesse caso ou existe algo que substitua os sheiks de whey?

    Obrigado

    • Oi Rafael,

      O ideal é você buscar a ajuda de um nutricionista que irá dar a melhor orientação de como fazer essa substituição.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Bom dia professora!
    Estaria enganada se considerasse que as fábricas de suplementos alimentares não possuem nutricionistas em seu corpo técnico.
    Sendo assim, todas as indicações de rótulos estão em perfeita harmonia com a Anvisa, e NÃO precisam de recomendação médica ou nutricional, exceto em casos específicos, como por exemplo as gestantes. Aliás as gestantes não devem nem pintar o cabelo durante este nobre período feminino.
    Por outro lado, sua fonte de informações poderia ser um pouco mais técnica e citar um texto científico.
    Por exemplo, em relação aos BCAAS sugiro os estudos do dr. Herbert Lancha Jr.. Ou os do dr. Érico Caperutto. Os ciclistas agradecem.
    • Oi Olavo,

      Você não imagina como lamento comentários como o seu, tenho realmente dó. Acha mesmo que basta ler o rótulo e tomar? Vá em frente e boa sorte!
      Recomendo muito que além de ler os estudos do meu querido mestre da época de graduação Prof. Dr Lancha Jr., se informe sobre sua opinião a respeito de suplementos e sua prescrição.
      Ah! Os textos do Fique Informa são para leigos, ok?!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  63. Na verdade, sou eu, e a liberdade de expressão, é que lamentamos. Quando o profissional se acovarda e não assume as responsabilidades possíveis, outros profissionais corajosos as assumem. Acredito ser de muito mal gosto seu desprezo pelo profissional Nutricionista que, só por ser empregado de uma respeitável indústria nacional e calculado a dose de consumo do BCAA para que este sirva ao seu consumidor com segurança, tenha seu trabalho desprezado. Enfim, me parece que você escreve somente para leigos, pois é covarde para responder às perguntas mais bem estruturadas.
    • Oi Olavo,

      Se ler com atenção os textos sobre nutrição e suplementação no Fique Informa irá perceber que respeitamos o trabalho do nutricionista e por isso sempre recomendamos consultá-los antes de se decidir por dieta e/ou suplementação!

      Continuo com a mesma opinião se quer tomar suplementos baseado apenas no que está escrito no rótulo, vá em frente!

      Este canal do Fique Informa é realmente focado no leigo, mas no leigo bem educado, o que já mostrou não ser o seu caso. Então por favor, não perca mais o seu tempo por aqui, pois não perderei mais o meu com seus comentários. Afinal, pra quê ler um blog de um profissional que se acovarda a responder questões tão bem estruturadas como a sua, né?!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  64. Oi mim chamo wilma como e q eu fasso pra ganha massa definer as pernas eu tomo bca ele ajuda mesmo
  65. Sinto dores musculares após os treinos e recuperação muscular lenta. O BCAA me ajudaria neste caso?
    • Oi Marcio,

      Pode ser que sim, mas o ideal é procurar um nutricionista que irá identificar possíveis deficiências na sua alimentação e indicar o melhor suplemento e como deve tomá-lo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  66. então BCAA não é um hipercalorico?

    eu com o treino so amagreço nada de musculo qual suplemento devo tomar

    estou 15kg a baixo do meu peso por isso parei o exercicio

    só vejo gente a enganar gente, ja tentei creatina e outros e nada engordei

    tambem comprei suplementos em pó que diziam MASS XXL mas não consigo continuar a toma, dá-me votimos

    só consigo tomar suplementos em capsulas

    se alguem poder ajudar diga um oi

    já descobri que tenho de tomar algo como hipercalorico mas qual?

    estava resolvido a comprar BCAA mas apos ler este artigo voltei para tras pois se ele nao ajuda a engordar de nada me vale

    • Oi Alfaj,

      Tomar suplementos apenas pelo o que as pessoas dizem é um erro que só leva a gastar seu dinheiro a toa.
      Consulte um nutricionista para ter a orientação correta sobre o que deve tomar, bem como a quantidade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Eu fasso Luta mais corro muito e faço diversos exercícios em casa e tenho 14 anos queria saber se: SE eu tomar o BCAA possa acontecer alguma coisa???
        • Oi Gabriel,

          Suplementos só devem ser tomados com prescrição de médico ou nutricionista.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

  67. Olá professora! Desculpe minha franqueza mas é mentira sua que a orientação profissional extra é obrigatória. A orientação do profissional da fábrica que segue os parâmetros da Anvisa é suficiente via rótulo e indicação de consumo. Note que existe diferença entre leigo e bobo.
    • Oi Olavo,

      Que feio, chamar alguém de mentiroso, mas educação vem de berço, vamos fazer o quê, né?!
      Vou explicar melhor, pois acho que você não entendeu: recomendo que leia novamente o texto, em momento algum disse que a orientação extra é obrigatória, mas é muitíssimo recomendado que antes de se tomar qualquer suplemento um nutricionista ou nutrólogo seja consultado para que se consiga o resultado desejado.
      Só para lembrar, mesmo quando tomamos medicamentos que só podem ser vendidos sob prescrição, é bastante comum que as orientações de dosagem e forma de tomar da bula sejam diferentes do receituário. Com os suplementos não é diferente.
      De fato existe diferença entre leigo e bobo. Leigo é aquele que busca orientação profissional para não errar…

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  68. I really like your writing style, good information, thankyou for posting D. afcecededgca

Trackbacks/Pingbacks

  1. Entenda o BCAA « Prazer e Dor - [...] então optou por fazer a suplementação. Ou então decidiu para entrar na onda da galera da academia, mas está …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>