Um dos posts mais acessados do Fique Informa é sobre BCAA, é também um dos mais comentados. Em O que o BCAA pode fazer pelo seu corpo, eu explico que pode ser uma opção muito interessante para suplementação pois possui vários benefícios e os efeitos colaterais registrado não foram significativos e muitas pessoas me perguntam se BCAA engorda.

Para entender melhor

BCAA  (Branch Chain Amino Acids) – Aminoácidos de cadeia ramificada
Aminoáciodos são moléculas orgânicas formadas formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio que se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. São divididos em dois tipos:

  • Essenciais: não podem ser produzidos pelo organismo ( ex.: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina)
  • Não essenciais: podem ser sintetizados pelo organismo (ex: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina)

Os aminoácidos que compõe o BCAA são: leucina, isoleucina e valina, todos essenciais. Portanto devem ser ingeridos através da alimentação ou suplementação. Carnes são excelente fonte desses aminoácidos, a maioria delas possui entre 15% e 20% deles e segundo a OMS, indivíduos não ativos necessitam de 1g/Kg de peso e atletas 1,5g/Kg de peso de BCAA por dia.

Sendo assim um atleta de 70 kg necessitaria por dia entre 525 e 700 de carne. Vale lembrar que a carne está aqui apenas como exemplo, para facilitar o cálculo, existem outras fontes de proteínas que podem ser usadas. Se for um indivíduo inativo a necessidade cai para 350g à 470g por dia. Com isso percebemos que poucas pessoas necessitam suplementar com BCAA, pois é possível conseguir a quantidade recomendada apenas com uma boa alimentação.

Existem também diversas marcas de BCAA no mercado, as mais conhecidas são Probiótica, Nutrilatina e IntegralMedica.

BCAA engorda?

Ok, você treina pesado e não consegue ter uma alimentação com essa quantidade de proteína, então optou por fazer a suplementação. Ou então decidiu para entrar na onda da galera da academia, mas está com medo pois disseram que BCAA engorda.

Fique tranquilo! Aminoácidos, não engordam! São usados como construtores, se fôssemos pensar em uma casa seriam os tijolos.

Ah! Seu amigo disse que tomou e engordou, então o que aconteceu?

Provavelmente seu amigo toma BCAA por conta própria ou com prescrição do professor, ele não passou por um nutricionista. Com o aumento na intensidade do treino vem o aumento do apetite e como não tem a prescrição de uma dieta adequada à sua necessidades acaba comendo uma quantidade maior (em termos calóricos), do que necessita. E coloca a culpa em quem? No BCAA!

Portanto o primeiro passo antes de tomar qualquer suplemento é consultar um nutricionista que irá prescrever uma dieta adequada às suas necessidades e seus objetivos. Eventualmente irá prescrever o uso de suplementos e um deles poderá ser o BCAA. Com isso você conseguirá obter melhores resultados em termos de aumento de massa muscular e desempenho.