Esses dias a recepcionista de uma das academias que trabalho veio me perguntar sobre o uso de suplementos alimentares, mais especificamente ela queria saber sobre o BCAA, a conversa foi indo e eu já podia prever onde ela chegaria. A moça queria saber qual marcar comprar e como tomar.

Quem me conhece sabe que não faço prescrição de suplementação. Aqui no blog já escrevi sobre alguns suplementos, mas sempre com caráter informativo. Recebo nesses posts algumas consultas sobre como usar e sobre efeitos colaterais e sempre, peço para buscar a ajuda de um nutricionista e em alguns casos do médico. Por conta desse meu comportamento, fui duramente criticada, por várias vezes.

É bastante comum encontrarmos Profissionais de Educação Física recomendando tomar esta ou aquela suplementação. Tenho vários colegas que fazem isso, alguns até vendem os produtos. A questão é que professores não estudaram para prescrever suplementação, podem até saber por terem lido a respeito, mas a profissão não os habilita para tal. Seria o mesmo que pensar em um indivíduo com febre, todos sabem que o medicamento indicado é um anti-térmico, conhecemos até várias marcas, mas não podemos prescrever para ninguém, só um médico.

Na faculdade de Educação Física temos aulas de nutrição e estudamos os suplementos alimentares, mas não é o suficiente, são de seis meses à um ano de estudo contra um curso inteiro de quem faz Nutrição. Você faria um treinamento prescrito por um nutricionista? Não?! Então porque irá tomar um suplemento prescrito por um professor de educação física?

O que pode acontecer se tomar um suplemento prescrito por um professor?

Provavelmente não acontecerá nada, ou acontecerá muito pouco. Esses é o maior problema, jogar dinheiro no lixo!

Suplementos dificilmente causam problemas à saúde, em casos de superdosagem podem sobrecarregar alguns órgãos, como fígado e rins, mas de maneira geral, são seguros. Por isso mesmo não tem sua venda controlada por receitas médicas.

Suplementos custam caro e são tomados com um objetivo específico, imagine gastar seu rico dinheirinho em algo que não fará o que você espera? Não seria melhor consultar um especialista para saber qual e como tomar? E vou além, muitas vezes, na consulta com o nutricionista, descobrimos que no nosso caso a suplementação é totalmente dispensável. As necessidades podem ser supridas pela boa alimentação.

A suplementação para fazer efeito depende de muitos aspectos, alguns deles são:

  • Necessidade de suplementar
  • Hábitos alimentares
  • Hábitos de vida
  • Tipo de treino

Não gaste seu dinheiro à toa. Antes de comprar suplementos consulte um nutricionista!