O teste ergométrico nos diz como nosso coração se comporta durante o esforço. O indivíduo é submetido a sobrecargas cada vez maiores, enquanto sua pressão arterial e seus batimentos cardíacos são monitorados. A partir da resposta à esses sinais é possível descobrir:
- Nível de condicionamento físico;
- Presença de isquemia (falta de sangue).
Existem dois tipos de teste ergométrico: máximo e submáximo. São geralmente realizado em esteira ou bicicleta ergométrica.
Tipos de teste ergométrico
Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Teste ergométrico máximo
Só pode ser realizado com a presença de um médico ou por ele próprio, em função dos riscos envolvidos.
O indivíduo é levado, como nome já diz, à sua máxima performance. As sobrecargas vão sendo aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. A utilização de eletrocardiograma durante o teste ergométrico máximo é obrigatória. O valor da freqüência cardíaca máxima será aquela onde o teste for interrompido. A interrupção do teste se dará por exaustão, por presença de alterações no eletrocardiograma ou por comportamento inesperado da pressão arterial. É necessário escolher o protocolo adequado de teste para cada indivíduo considerando principalmente características como nível de atividade/sedentarismo e cardiopatias. Existem alguns locais que realizam o teste máximo até que a freqüência cardíaca atinja o valor predito pela idade (220-idade), neste caso não temos um teste máximo verdadeiro uma vez que sabemos que o coração pode bater mais do que 220x por minuto e essa fórmula nos dá um valor aproximado, dependendo do caso com uma margem de erro grande.
Leia também: Teste ergométrico: Protocolos
Teste ergométrico submáximo
Pode ser aplicado por qualquer profissional da área da saúde, é geralmente feito nas academias pelo Profissional de Educação Física.
O indivíduo é levado a atingir cerca de 85% da sua freqüência cardíaca máxima predita (calculada 220-idade). As sobrecargas serão aumentadas gradativamente até que se chegue à exaustão. O valor da freqüência cardíaca submáxima será aquela onde o teste foi interrompido. O teste será interrompido quando o indivíduo chegar à exaustão, o valor da freqüência cardíaca atingir 85% da freqüência predita ou a freqüência cardíaca e a pressão arterial não tiverem um comportamento esperado.
Como utilizar os valores obtidos em ambos os testes:
Durante os testes são coletados valores de freqüência cardíaca e de pressão arterial relacionados à determinadas cargas. Determina-se os valores de freqüência que se deseja trabalhar em função do objetivo do indivíduo. Calcula-se esses valores através de uma fórmula matemática, verifica-se qual a sobrecarga utilizada para atingir a freqüência desejada.
Para refletir…
Qual o valor do teste submáximo?Na minha opinião, apesar de ser largamente realizado em academias, é perda de tempo! As justificativas para realizar o teste são por questões de segurança (problemas cardíacos) e para verificar o nível de condicionamento.
- Segurança: como não é realizado com a utilização de eletrocardiograma, não é possível detectar alterações cardíacas… mas vamos supor que o eletrocardiograma esteja sendo utilizado neste teste (algumas academias possuem o equipamento), o indivíduo será levado à 85% da sua capacidade máxima, mas imagine que a isquemia apareça em 88%. Ela não será detectada no teste, pois este será interrompido antes e existem diversas atividades na academia onde trabalha-se com a freqüência acima dos 85%.
- Condicionamento: é impreciso.
Soluções:
- Solicitar um teste ergoespirométrico, se não for possível um ergométrico máximo (que não utilize 220-idade!!!)
- Realizar um teste de lactato, para verificar os limiares (melhor que o ergométrico máximo para determinar a faixa de treino)
- Aplicar o questionário RISKO. Aceito internacionalmente avalia o risco de problemas coronarianos, liberando (ou não) para a prática de atividades físicas. No caso da não liberação, vincular o início das atividades com a apresentação de atestado médico.
Oi pessoal
Quanto àquele questionário RISKO, qual é a base científica dele (bibliografia)?
Gostaria muito de saber para poder aplicá-lo com certeza.
Um abraço
Respondendo para Ana…Oi Ana!
Pode aplicar o questionário sem medo. Ele é da Associação Americana de Cardiologia.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Bom dia. Poderia me torar uma dúvida? Fiz um teste ergométrico e tem uma parte no exame que diz. Interrompido por exaustão. O que significa? É algum problema
Oi Jonatas,
Provavelmente não. Ninguém corre pela eternidade, em algum omento ficaremos exaustos e teremos que parar.
Se no seu laudo estiver escrito que o resultado do teste foi normal, está tudo ok!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Gostaria de saber qual o tempo máximo de duração do exercício(teste).
Obrigada.
Respondendo para a Fátima…
Oi Fátima!
O tempo máximo de duração do teste depende do protocolo utilizado. Em geral varia de 8 à 12 minutos.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Uma pessoa que já correu um meia maratona e outra prova de 25 km entre e quase 20 de provas de 10km. Pode sofrer de isquemia cardiaca e se for realmente diagnosticada a doença essa pessoa pode correr o risco de ter de parar de correr.
Abraços
Fernando Correa
GOSTARIA DE SABER O QUE SEGINIFICA RV NO TENT
E ERGOMETRIGO FIS O EXAME E DEE RV EN VARIAS VESES OBRIGADO
Oi Antonia,
RV deve ser reserva ventilatória, uma das medidas feitas no teste.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Fernando…
Oi Fernando!
Sim, mesmo uma pessoa bem treinada pode apresentar isquemia cardíaca. Se o problema for diagnosticado a pessoa poderá continuar a correr desde que mantenha um controle rigoroso de sua frequência cardíaca durante treinos e provas.
Para efeito de cálculo, sua frequência cardíaca máxima será considerada a mesma onde apresentou a isquemia e os demais cálculos feitos a partir dela. O acompanhamento médico faz-se necessário.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Professora agradeço pela sua atenção, efiz na semana passada mais um exame e no teste ergométrico foi constatado a tal da isquemia, ainda vou retornar ao médico mais estou psicológicamente arrasado, não consegui treinar desde o resultado, esse tipo de coisa é simplismente revoltante.
Mais de qualquer forma agradeço de coração, (mesmo com esse plobleminha)pela sua atenção e seus conhecimentos, e pode ter certeza que apartir de serei mais um frequentador do Fiqueinforma.
Abraços
Fernando Corrêa
Olá gostaria de tirar algumas dúvidas.Fiz um teste Ergométrico recentemente.Minha pressão arterial em repouso antes do teste tava 17×12,mas momentos antes do teste caminhei até a clínica onde fiz esse exame e tive uma contrariedade,gostaria de saber se isso pode ter alterado minha pressão arterial?o laudo deu negativo para esquemia miocárdica.
Respondendo para o Claudeilson…
Oi Claudeilson!
Sim, é possível que a contrariedade possa ter contribuído pra o aumento da pressão. De qualquer forma é bom monitorá-la para descartar a possibilidade de hipertensão.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Caros leitores
O Teste Ergométrico é um procedimento médico que, mesmo com a intenção de avaliação funcional, carrega o risco de morte cárdíaca e em função disso tem de ser solicitado pelo médico assistente do paciente e realizado por médico cardiologista, de preferência ergometrista e se possível com especialidade em medicina esportiva !
Nada justifica outro profissional realizar esse exame sem a monitoração e responsabilidade de um médico. Além do que são necessários equipamentos para Parada Cardiorrespiratória e obviamente o conhecimento médico para operá-los
Essas explicações não diminuem os demais profissionais, mas, apenas esclarecem os riscos e as responsabilidades LEGAIS que muitas vezes são ignoradas até que uma FATALIDADE ocorre…
Respondendo para o Dr. Alfredo…
Olá Dr. Alfredo!
Obrigada pela participação!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá! Eu fiz concurso para a rede estadual de ensino e pediram teste ergométrico,como estou sem praticar execícios desde q me formei,estou acima do peso(talvés 8 a 10 kg a mais)mas naum sinto dificuldades em fazer caminhadas longas,porém,em atividades intensas chego exaustão bem mais rápido q antes. Não tenho problemas cardíacos
Gostaria de saber se esse teste pode me reprovar de alguma forma.
Respondendo para o Borges…
Oi Borges!
Esse teste só poderá reprová-lo se for critério de corte descrito no Edital do concurso. Leia com atenção.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde
Tenho 48 anos e pelo menos 5 veses na semana faço caminhadas forçadas ou corrida. Fiz um teste ergométrico hoje e o resultado foi o seguinte:
Met máximo ( MET ) 15,4 onde o previsto era de 11,49
VO2 máx: 53,89 ml/kg min
Pelo laudo, minha aptidão respiratória está como excelente ( grupo funcional I NYHA )
Assim sendo, a Dra poderia me informar se por estes dados, eu estou bem ?? pois o médico que me pediu este teste não está atendendo estes dias e eu estou precisando saber para ver se por acaso eu não esteja passando dos meus limites no dia a dia.
Grato
Evódio
Respondendo para o Evódio…
Oi Evódio!
De fato sua condição física é excelente. Se você está passando do limite no seu treino diário, só conhecendo o que você faz e a intensidade com que faz que eu poderia dizer alguma coisa.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde drª Denise
Fico grato pelo retorno e informo:
Conforme ja havia comentado, faço uma corrida diariamente com um percurso em torno de 12 kms e este percurso eu faço em 1:20 minutos. A grande parte deste percurso eu faço correndo e como eu uso diariamente o frequencímetro, meus batimentos cardíacos ficam em torno de 135 / 145 porém tem momentos de subida que vão até quase 170 batimentos, e mesmo assim eu não fico exausto, mas dou uma dezacelerada no rítmo e passo para caminhada apenas por receio de estar forçando muito. Assim sendo, gostaria que a drª me informasse ainda se para perda de peso e condicionamento, eu não estaria forçando muito ?? ou pelo meu teste ergómetrico eu posso continuar neste rítmo sem problema ?? pois como tenho 48 anos e pela fórmula de 220 – idade minha FC máxima seria de 172 correto ?? e sendo assim se eu manter meus batimentos em torno de 130 / 135 eu terei os mesmos resultados para se manter condicionamento e perda de peso ?? ( hoje estou com 84 Kgs )
No aguardo de mais um retorno, agradeço
Evódio
Olá gostaria de saber de quanto em quanto tempo, devo aumentar a carga do meu avaliado em um teste ergometrico, e qual o tempo de avaliação?
Respondendo para o Evódio…
Oi Evódio!
Para emagrecer trabalhe entre 65% e 75% da sua FC máx. nessa faixa a utilização de gordura como substrato energético é otimizada.
Para melhorar o condicionamento físico trabalhe entre 75% e 85% da FC máx.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Rspondendo para a Juliana…
Oi Juliana!
O tempo máximo do teste ergométrico, a carga e suas variações dependem do tipo de protocolo que você irá usar. Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Dra
por favor estou com duvidas fiz o teste ergométrico com os seguintes resultados: Duração de 8min, distância pecorrida 0,66km, fc max 147 bpm, VO2 máx. 41,76 ml/ kg min, Aptidão fisica boa (AHA), qual sua avaliação ?
Boa Tarde! Fiz um teste ergométrico hoje pela manhã e o médico disse para procurar um cardilogista, pois deu uma alteração na pressão. O resultado do exame somente sairá na segunda-feira.
O que eu gostaria de saber é se uma noite sem dormir pode alterar o resultado do teste? Eu passei a noite em claro e pela manhã fui fazer oteste após pegar um engarrafamento na linha Amarela.
Gostaria de saber o tempo de aumento da velocidade durante o tempo do teste ergométrico, ou seja, eu posso aumentar ao meu critério avelocidade? se sim de quanto em quanto tempo?
Att,
Simone Alves
Respondendo para o Ronaldo…
Oi Ronaldo!
Você não informou sua idade e é um dado importante para avaliar o resultado. Através do cáculo indireto, pela sua frequência cardíaca máxima, você teria 73 anos, mas no teste prático esse resultado pode ser diferente.
O que posso dizer é que pelo valor do seu VO²máx se você tem mais de 26 anos está na média, se tem mais de 36 está acima da média, se tem mais de 46 anos tem uma boa aptidão física e se tem mais de 65 anos a condição é excelente.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Alexandre…
Oi Alexandre!
A pressão pode se alterar após uma noite mal dormida e principalmente em função do stress. De qualquer forma pegue o resultado do teste e leve ao cardiologista!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Simone…
Oi Simone!
No teste ergométrico não é a velocidade que é aumentada, mas a carga, quanto ao espaço de tempo que isso ocorre e a quantidade de carga, depende do protocolo utilizado.
Se está me fazendo essas perguntas é porque não tinha conhecimento da existência desses protocolos, portanto sugiro que faça um curso sobre avaliação física, pois testes ergométricos envolvem riscos. Além disso há uma limitação para sua aplicação por educadores físicos, o que na minha opinião, faz com que ele perca totalmente sua função (leia o post novamente!).
O melhor é pedir para seu aluno fazer um teste em laboratório e usar os resultados para a prescrição dos exercícios.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
gostaria de tirar uma duvida>fiz um teste ergometrico e deu a seguinte conclusao;teste anormal pela presenca de ritmo atrial baixo na recuperacao,esse teste e para um concurso se eu fizer um novo exame o resultado mudara?é muito importante q o resultado seja normal desde ja agradeco………
Respondendo para a Liliam…
Oi Liliam!
As chances do resultados mudar são pequenas, mas é provável que o médico peça para repetir o teste pra confirmar. O resultado significa que deve haver algum problema no sistema que é responsável pelo “start” do seu coração e precisa ser verificado.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Boa tarde.
Estou com umas dores no peito, tipo pressao, vou fazer o teste ergometrico sabado, mas aontes disso gostaria de saber o seguinte:
Meu Pai tinha doençã de chagas, ele usava marcapasso e faleceu por AVG, nesse caso a doença de chagas é ereditaria?
Sem mais;
Fernando
Respondendo para o Fernando…
Oi Fernando!
Acredito que já tenha feito o seu teste. Quanto à Doença de Chagas, ela não é hereditária. É adquirida, transmitida através da picada de um inseto chamado barbeiro.
Se você não foi picado, com certeza suas dores têm outra origem.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá! Parabéns pelo site e as respostas.
Fiz um teste ergométrico e minha PA saiu de 120/80 para 190/70
em uma carga iniciada em 40 e terminada em aproximadamente 250 (watts) durante um período de 20 minutos. Sendo que a PA foi recuperada em 6 minutos voltou a (12/8). Esses valores são considerados normais?
No caso uma PA que chegue a 19/7 em uma atividade poderá causar alguma complicação? Comprometimento dos olhos, rins, cérebro e coração?
Respondendo para o Cleber…
Oi Cleber!
Você fez esse teste onde? Porque existem alguns dados que estão estranhos. Vamos por partes:
É normal e esperado que haja o aumento da PA. É considerado normal a PAS chegar até 220mmHg e a PAD pode diminuir ou aumentar 10mmHg do valor inicial (não devendo ultrapassar 120 mmHg para normotensos). Ou seja sua resposta pressórica foi normal, não havendo com o que se preocupar.
O teste ergométrico obedece à um determinado protocolo que deve ser escolhido de acordo com o nível de condicionamento de quem irá realizá-lo, você não menciona qual foi usado, mas desconheço um que inicie com 40 watts de carga. Outra questão relacionada ao protocolo é em relação ao tempo de duração do teste. O ideal (e isso vale para todos) é que o teste dure entre 8 e 12 minutos.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!
Eu fiz o teste em uma clínica com um cardiologista.
O Protocolo usado foi o Balke.
E quanto aos dados me desculpe, houve um equivoco. Na verdade o teste comecou com 75 w e terminou com 275 Watts.
Quanto ao tempo de duração do teste (está escrito no relatório) foram realmente 20 minutos. O Dr. pediu que eu parasse somente por exastão física, dor no peito, dor de cabeça ou tontura. houve um momento que ele perguntou se eu aguentava mais alguns minutos e eu confirmei que sim.
Ah! Eu tenho 21 anos e estou tomando remédio para PA a pouco tempo, um mês aproximadamente.
Fico muito agradecido pela resposta anterior.
Um Abraço!
Respondendo para o Cleber…
Oi Cleber!
De fato o protocolo de Balke para cicloergômetro preconiza que se vá até a exaustão, mas não é o protocolo mais comum. De qualquer forma a duração ideal para qualquer teste é de 8 à 12 minutos. O que continua sendo estranho é que no Balke o teste deve iniciar com 25watts no caso de sedentários e 50 watts para treinados.
Apesar disso sua PA teve um comportamento normal. Desde que você esteja medicado (já que mencionou que toma remédio) e que faça suas atividades sempre de olho no monitor cardíaco, mantendo sua frequência dentro dos parâmetros recomendados pelo seu cardiologista, não há com o que se preocupar.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Oi!
Gostaria de saber as seguintes variações da FC nos testes máximo e submáximo:
Máximo:Começou em 141(0),passou por 180(1min.);164(3min.);155(5 min.) e terminou em 142(7min.) e foram aferidas de 1 á 7 minutos após o término do teste,que durou 30 segundos.
Submáximo:começou em 118,manteve-se estável em 158/157 e terminou em 115,num tempo de 30 minutos.
As pessoas são sedentárias e tem idade de 20 anos.
Mto obrigada!
Respondendo para a Alice…
Oi Alice!
Não entendi o que você deseja saber.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá. Pratico futebol de 1 a 2 vezes por semana, tenho 31 anos e 83kg. Fiz um teste “máximo” de esteira em que em cada estágio a velocidade e a inclinação da esteira iam aumentando. No primeiro e segundo estágio fui andando e a pressão saiu de 14/9 para 16/x; no terceiro estágio comece andando bem rápido e depois comecei a “trotar” e a pressão chegou a 19/x. No início do quarto estágio meus batimentos chegaram a 190 bmp e apesar de eu aguentar o quarto estágio inteiro e provavelmente mais uns dois estágios pois eu ainda não estava cansado o médico interrompeu o teste. O médico disse que não tenho nada, apenas que meu condicionamento não é dos melhores. A minha pergunta é: É normal parar um teste no meio por causa do bpm e depois dizer que não tenho nada, apesar do mesmo ser atingido tão prematuramente e eu estar longe da exaustão??? Esse comportamento é normal para “sedentários”? Muito Obrigado.
BOA TARDE,…
Fiz o Teste Ergométrico, e estou preocupado, veja bem, tenho 50 anos, estou tomando remédio para pressão a ums 30 dias, pretendo fazer acadêmia.
Veja o resultado: esforço interrompido aos 08:22[3.4mph (5.4km/h) 140%
Pressão arterial:
Sistemica de repouso: 140/90 mmHg(88bpm)
Sistólica sob esforço: Máxima 220 mmHg Pico de esforço= 220 mmHg
Delta PA = 800mmHg Delta PA/MET= 8.0 mmHg/MET
CONCLUSÕES FINAIS:
Ausencia de alterações eletrocardiográficas(do segmento e da onda T ) significativas para resposta isquemica até a frequençia cardiaca e duplo produto atingidos.
Hipertensão arterial agravada pelo esforço físico. classe funcional boa , presença de arritimias.
Gostaria de uma avaliação e se possível algumas dicas e esclarecimentos. OBRIGADO.
Respondendo para o Adriano…
Oi Adriano!
Seu teste foi normal, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial se comportaram como o esperado.
O médico interrompeu seu teste pois sua frequência cardíaca atingiu o valor máximo predito (220-idade). Ocorre que este valor é teórico. Sabe-se que nosso coração pode ir além desse máximo, mas alguns médicos optam por interromper o teste quando atingem o valor.
Eu discordo desse procedimento pois um dos objetivos em realizar o teste é verificar se seu coração suporta chegar à exaustão sem aprensentar alterações.
O que podemos inferir com seu resultado é que até 190 batimentos seu coração suporta o esforço. Sabemos, pelo seu relato que você poderia aguentar o teste por mais tempo, do ponto de vista do seu estado físico. Se isso acontecesse sua frequência continuaria a subir, pois esse é o comportamento normal. Agora imagine que ao atingir 193 batimentos durante o teste seu coração se comportasse de forma anormal, o médico saberia e iria lhe informar que você só pode fazer esforço até aquele valor. Como seu teste foi interrompido antes de você chegar à exaustão, não sabemos com ele se comporta, e é bem possível que atinja valores mais altos quando estiver perto da sensação de exaustão.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Gostaria de fazer uma pergunta!
Eu vou fazer o teste ergométrico, tomo propranolol, o médico disse para eu parar de tomar 5 dias antes do exame.
Pois bem, não me instruiu se para gradativamente ou de repente? Estou com muito medo de parar repentinamente e passar mal antes e durante o exame.
Será que vocês podem me orientar?
Tenho 47 anos,faço ginástica diariamente e exercÍcio aeróbico, mas pelo fato da minha pressão estar 13/9, passei a tomar remédio e pedi ao médico que requisitasse o tal teste ergomértico com esteira!
Fiz por 15 minutos, além do nornmal, e parei por que cheguei á exaustão, andei, trotei e corri, o que acontece normaçmente, quando isso acontece nas minhas atividades diárias sempre diminuo um pouco o ritmo, no momento não foi o caso.
Bom, o resultado foi Boa aptidão física para a faixa etária.
Gostaria o que significa Classe Funcional : I (NYHA)
Obrigada desde já,
Cris
Um detalhe , cheguei à exaustão mas poderia ter continuado pelo fato disso acontecer rotinamente então baixo a intensidade do exercício e dou prosseguimento a ele.
Obrigada desde já!
Respondendo para a Valéria
Oi Valéria!
Todas as dúvidas em relação ao uso/inrerrupção de medicamentos devem ser tiradas com o médico.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola …
gostari de saber se podem me ajudar num execicio ….
goataria de saber o Vo2 max de um individuo a partir do teste de balke em bicicletas ergometrica de frenagem eletromagnetica utilizando um peso de 70 Kg, sabendo que a interrupcao envlveu uma potencia em watts 10 vezes a sua idade
gostari de saber.tenho aumento de area cardiaca (icc). sou diabetico , hipertenso ,fiz o teste ergométrico,paciente não atigiu fc sub maxima desejada.hipertensão no pico do esforço.nomalização tensinal dos niveis no periodo de recuperação,depresão dosegmento st-tascendente rapido,teste dentro dos limites da normalidade ate fc alcançada 108b/min.pa inicial 13/08 foi a 20/10 ai interronpeu ta tudo normal gostaria de saber se ha algum risco. obrigada
Respondendo para o Edilson
Oi Edilson!
Você pode fazer exercícios até o valor máximo da frequência cardíaca alcançada durante o teste.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Cris…
Oi Cris!
NYHA é a New York Heart Association, eles tem uma classificação funcional e terapeutica para a prescrição de atividades físicas de acordo com o risco cardíaco. Classe I significa que você não tem limitações para a realização de exercícios.
Procure se exercitar até atingir 85% da sua frequência cardíaca máxima do teste, isso garante um bom condicionamneto dentro de uma margem de segurança. Nunca ultrapasse o valor máximo!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Pablo…
Oi Pablo!
Não entendi o que deseja. Por favor reformule melhor sua questão.
Um abraço
Profa. Denise Carceroni
Respondendo para o Ricardo
Oi Ricardo!
Se trabalhar até o limite de 108bpm, que foi a frequência alcançada no teste,está tudo ok, mas não esqueça que nem tudo depende do coração. É preciso monitorar também o diabetes e a pressão arterial. Faça seus exercícios sempre acompanhado de um profissional de Educação Física e mantenha seus exames médicos em dia!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
cara denise novamente venho cosultar voce. aumento da area cardiaca,hipertensão,diabetes+problemas vascularer periférico alem de uma hénia de disco lombo-sacra. insuficiencia cardiaca congestiva tomo os medicamentos p diabétes e hipertensão,mais digoxina furosemida enalapril.são acelerador,diurético,vaso dilatador.o médico explicou que é o chamado coração grande, e tambem pode ter varias causas estou fazendo machado guerreiro p/ver chagas.caso seja negativo qual outra possibilidade voce apontaria.tambem estamos progamando uma eco doppler torax para ver real tamanho e possivel outra disfunsão cardiaca.nesta situaçao é imposivel qualquer tipo de cirurgia como de coluna por ex.tenho muitas dores no peito falta de ar e cansaço tbm tomo remedio p/coluna mas é meio incompativel com o do coração me da mau estar e sonolencia este da coluna é tirex 30mg,ha tambem o lopid que é p circulação.no teste de esforço pa inicial 13/08 pa final20/10 3 etapa 75w ai imterropeu 108bpm. gostaria que voce avaliasse minha situação ,e desde ja agradecido p/dica anterior agora lhe passei todos os dados e ao total estou tomando 11 medicamentos. grato denise e parabens novamente ricardo a dos santos
Respondendo para o Ricardo…
Acredito que o médico esteja no caminho certo. Chagas é uma possibilidade, mas não poderia dizer mais do que isso. Não sou médica! E se fosse precisaria estar acompanhando seu caso.
Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer Pilates com acompanhamento individualizado, pode ajudar no seu problema da coluna. Só inicie qualquer atividade após liberação médica! Caso obtenha a liberação, procure um professor particular, pode ser em estúdio ou para atendimento domiciliar, com formação em Educação Física ou Fisioterapia. Se residir em São Paulo, me coloco à disposição.
Não esqueça de explicar todo o seu problema ao professor, mostrar à ele seu teste de esforço e colocá-lo em contato com seu médico para um trabalho conjunto.
Estimo melhoras!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Prezada Profª Denise. Que outros protocolos existem além do *protocolo em rampa*. V. pode comentar de forma sintética sobre os que considera mais relevantes? Grato. Estevam de Toledo.
fiz o teste ergometrico,foi interrompido o o resultado foi,teste de esforço sugestivo de resposta isquemica miocardia pela sintomatologia apresentada, comportamento pressorico hiperreativo interrompido por ter apresentado falta de ar
oi dia 10/12 vou fazer o teste eu estou com medo pois tenho sentido muita dor toraxica e falta de ar meu coraçao parece estar fraco.me de uma palavra que posa me ajudar.
alei do meu coraçao parecer fraco eu tenho 31anos e sou obesa morbita
Respondendo para o Estevam
Oi Estevam!
Sua dúvida pode ser a de outras pessoas também, por isso fiz um post sobre o assunto. Teste ergométrico: protocolos.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para o Adão
Oi Adão!
O resultado do seu teste sugere um comportamento cardíaco fora da normalidade para o esforço. Leve o exame ao cardiologista e só faça exercícios após sua orientação.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Sandra
Oi Sandra!
Espero que tenha corrido tudo bem com o seu teste. Quanto à obesidade é preciso procurar tratamento. Dê uma olhada no Infobeso – Um blog de peso http://www.infobeso.blogspot.com
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.
A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.
Respondendo para o Leonardo
Oi Leonardo!
Sim, seu teste está normal!
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Olá!!Gostaria de saber se a conclusão de meu teste ergométrico é normal:
Teste ergométrico realizado em protocolo de rampa individualizado,sem critérios clínicos e hemodinâmicos para isquemia miocérdia induzida pelo esforço.
Regular aptidão cardiorrespiratória,atingindo 10.33METs
Resposta inotrópica fisiológica ao esforço.
Resposta cronotrópica fisiplógica ao esforço.
Grato.
A queda da FC no primeiro minuto da recuperação foi abaixo de 12 batimentos.
Bom dia!
Gostaria só de saber a respeito da esteira ergométrica realizada nos consultorios médicos, é possível o resultado não ser preciso quando o paciente no dia de fazer o teste havia antes feito exercício físico, como no caso de carregar pesos subindo escadas e já chegar um pouco exausto na hora do teste ergométrico? Isso pode influenciar no resultado? Se o paciente chegar mais disposto fisicamente ao teste, terá melhores resultados do que um paciente que já chega indisposto e exausto devido ter um desgaste físico naquele dia? Aguardo resposta e obrigado!
Respondendo para Mozart
Sim, dependendo do tipo de esforço o teste pode ser prejudicado.
Um abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
doutora fiz um teste ergometrico para o concurso da policia de pernambuco e os resultados foram vo2max 86.13ml(kg min)=24,61 met
mvo2=45,57ml(100gve min)
grupo funcional I
aptidão cardio resp.: excelente
fai= -58%
mai= -8.0%
por favor a senhora poderia me responder se tenho alguma alteração? agradeco muito.