No primeiro post que escrevi sobre regras de etiqueta na academia dei 10 dicas sobre como se comportar no vestiário, mas os cuidados para não incomodar seus colegas e professores devem ser estendidos para as outras dependências da academia. Lembra? Educação vem de berço!
Regras de etiqueta na academia: como se comportar na sala de musculação
- Professor de sala não é personal – Os professores que atendem na sala de musculação estão ali para dar atenção à todos. Podem montar seu treino, geralmente com hora marcada, podem fazer a correção de movimentos e esclarecer dúvidas, mas não podem ficar do seu lado o tempo todo. Se quiser alguém que conte as repetições, acompanhe em cada aparelho e o ajude no alongamento, contrate um Personal Trainer.
- Guarde o equipamento usado – Usou, guardou! Retire as anilhas que você usou dos aparelhos, isso não é função do professor! Guarde halteres e caneleiras, coloque bancos e outros acessórios nos locais de onde foram tirados. Deixe os equipamentos em condições de uso pelo próximo aluno.
- Suou? Limpe! – Toda sala de musculação que se preze tem um paninho e álcool. Use sempre para limpar o suor do equipamento que você usou. Niguém merece ter que conviver com as secreções do corpo dos outros!
- Use roupas adequadas – Roupas justas, tops, shorts, quase tudo é permitido na sala de musculação. Evite roupas muito decotadas ou shorts muito largos que podem deixar pastes íntimas à vista. Além de deselegante pode causar constrangimento, nos alunos e professores.
- Reveze os equipamentos – Nos horários de pico é comum a sala de musculação ficar cheia. Faça a sua série e desocupe o equipamento enquanto descansa para a próxima, desta forma você permite que outros alunos usem também. É uma atitude simpática que agiliza seu treino e dos outros.
- Respeite o tempo nos equipamentos cardiovasculares – Geralmente o tempo máximo de uso da esteira, bicicleta e elíptico são 30 min, na ausência de alunos o tempo é livre. Evite constrangimentos!
- Gritos e barulho de ferro – Gritar e jogar os pesos no chão é uma atitude digna de um ogro! Vamos combinar: se não saber brincar, não desce para o play! Se está muito pesado, pegue mais leve, você não vai ficar mais fraco por isso e ainda colabora para o bem estar de todos na sala.
- Cuidado com os odores corporais – Cheiro de suor é horrível, mas de perfume misturado ao suor é pior. Antes de treinar certifique-se que não está com mal odor, opte por um desodorante sem cheiro e se for usar perfumes que seja com fragrâncias leves.
nunca tinha visto dicas tão sem noção como essas,
3.suou? limpe!- mas que tipo de dica é essa,tenho que sair passando paninho com álcool nos aparelhos que usar?vcs tão de brincadeira!
7.gritos e barulho de ferro!-essa foi pior,agora tenho que reduzir a quantidade de peso que levanto,depois de muito sacrifício e dedicação que tive pra aumentar a força,só porque a gracinha tá com dorzinha de cabeça,resultado da baladinha de ontem a noite?!
o site é muito bom,mas esse post foi só pra rir!
Oi Blindado,
Desculpe, mas educação vem de berço.
Profa. Esp. Denise Carceroni
concordo plenamente com a critica ao numero 7.
Educação e tudo
Eo blindado ta
Precisando
O Nome já diz tudo, mas Blindado é pouco. Essa pessoa devia se denominar de bloqueado. Bloqueado de conhecimento de respeito, de educação, de responsabilidade e de ética, entre mais uma infinidade de princípios de boa conduta em ambientes de convívio social
brindado : realmente a 7 pegou pesado
quem puxa ferro e consegue conversar é um merda dum frango
do resto concordo com tudo !
se educaçao viesse de casa todos os itens seriam desnescessarios
abraço
Blindado, de que? educação, senso de organização, funcionabilidade de uma sala de musculação, enfim, isso não importa, concordo plenamente com as dicas, são excelentes. Prfo. Walter Machado Cref 003068/Ce
com todo respeito, esta dica deve ser para academias de pessoas para bem estar, principalmente nos tópicos 6, 7, 8. O tópico 1, concordo em partes, ou seja, o professor que orienta tem a obrigação sim de ajudar o aluno em qualquer exercício que o mesmo for realizar e não conseguir fazer sozinho, caso este faça sozinho e venha a se machucar a obrigação de indenizar perante a lesão do aluno por falta de ajuda de um profissional será da academia.
Na questão do mal cheiro, também não gosto mas ninguém é obrigado a ser cheiroso, educação vem de casa, concordo, mas você sabe como foi o dia da pessoa? sabe o que essa pessoa deixou de fazer só para treinar e por conta do cheiro dela não vai treinar por ser mal educada?
Ponderações servem para ser construtivas e as suas não foram.
estou querendo entrar nessa área mas ao mesmo tempo vejo o professor de ed física como um escravo uma pessoa que vaí melhorar o estilo de vida das pessoas mas em contra partida a saúde do professor piora a cada dia.eu acredito ter amor a profissão é muito bom mas amor não enche barriga.gostaria de abordar alguns temas que vejo numa academia. 1) o professor deveria cobrar pelo treino.2) organizar a sala é tarefa de quem . O aluno bagunça a sala e o professor é obrigado a organizar,lembrando que na sala tem peso de 1kg até 50kg ou mais e a ergonomia do professor , bom de acordo com a NR 17.1.2 o professor organizar a sala sempre está errado.3) ajudar um aluno na execução de um exercício em muitos casos o aluno não aguenta o peso e além do professor ter que pegar um peso enorme da na mão do aluno ajuda lo fazer e depois pegar o peso da mão do aluno.agora vamos imaginar esse aluno executando quatro séries esse professor faz oito movimentos de levantamentos de peso imagina esse professor ajudando uma média de dez alunos por perildo quantas repetições esse professor não faz por mês.
Oi Luís,
Toda profissão tem seus prós e contras.
O professor irá cobrar pelo treino se for um Personal Trainer, caso contrário a montagem do treino faz parte das atribuições do professor que está sendo pago para isso pela academia. A organização da sala é função dos professores, cabe à eles também orientar e cobrar para que os alunos devolvam ao local o material usado. é também função do professor auxiliar o aluno e instruí-lo a usar uma carga compatível com seu grau de condicionamento.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Se está pesado pega mais leve….kkkkk
se pegar leve nunca vai pegar pesado!!
Oi Ogro,
Seu nick já diz tudo, né?! 😉
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
A Professora está certíssima!
A falta de educação já está tão generalizada que os alunos confundem direitos com maus hábitos na academia. É difícil sim, mas o professor deverá cobrar dos alunos um melhor comportamento perante um ambiente de uso coletivo. Tem que ter regras sim, não pode ser de qualquer “jeitinho brasileiro”. Sujou tem que limpar. Usou o peso tem que guardar sim. Claro que o Professor irá ajudar e orientar as pessoas que tem menos força ou jeito no que for preciso, mas imagina desmontar uma barra com anilhas pesadíssimas de um “ogrão” filhinho da mãe? Sem noção! Quer serviços extras? Pode ter sim: contrata um profissional e paga por isso!