No primeiro post que escrevi sobre regras de etiqueta na academia  dei 10 dicas sobre como se comportar no vestiário, mas os cuidados para não incomodar seus colegas e professores devem ser estendidos para as outras dependências da academia. Lembra? Educação vem de berço!

Regras de etiqueta na academia: como se comportar na sala de musculação

  1. Professor de sala não é personal – Os professores que atendem na sala de musculação estão ali para dar atenção à todos. Podem montar seu treino, geralmente com hora marcada, podem fazer a correção de movimentos e esclarecer dúvidas, mas não podem ficar do seu lado o tempo todo. Se quiser alguém que conte as repetições, acompanhe em cada aparelho e o ajude no alongamento, contrate um Personal Trainer.
  2. Guarde o equipamento usado – Usou, guardou! Retire as anilhas que você usou dos aparelhos, isso não é função do professor! Guarde halteres e caneleiras, coloque bancos e outros acessórios nos locais de onde foram tirados. Deixe os equipamentos em condições de uso pelo próximo aluno.
  3. Suou? Limpe! – Toda sala de musculação que se preze tem um paninho e álcool. Use sempre para limpar o suor do equipamento que você usou. Niguém merece ter que conviver com as secreções do corpo dos outros!
  4. Use roupas adequadas – Roupas justas, tops, shorts, quase tudo é permitido na sala de musculação. Evite roupas muito decotadas ou shorts muito largos que podem deixar pastes íntimas à vista. Além de deselegante pode causar constrangimento, nos alunos e professores.
  5. Reveze os equipamentos – Nos horários de pico é comum a sala de musculação ficar cheia. Faça a sua série e desocupe o equipamento enquanto descansa para a próxima, desta forma você permite que outros alunos usem também. É uma atitude simpática que agiliza seu treino e dos outros.
  6. Respeite o tempo nos equipamentos cardiovasculares –  Geralmente o tempo máximo de uso da esteira, bicicleta e elíptico são 30 min, na ausência de alunos o tempo é livre. Evite constrangimentos!
  7. Gritos e barulho de ferro – Gritar e jogar os pesos no chão é uma atitude digna de um ogro! Vamos combinar: se não saber brincar, não desce para o play! Se está muito pesado, pegue mais leve, você não vai ficar mais fraco por isso e ainda colabora para o bem estar de todos na sala.
  8. Cuidado com os odores corporais – Cheiro de suor é horrível, mas de perfume misturado ao suor é pior. Antes de treinar certifique-se que não está com mal odor, opte por um desodorante sem cheiro e se for usar perfumes que seja com fragrâncias leves.