A ficha de anamnese para o Personal Trainer é um instrumento fundamental para o Profissional de Educação Física conhecer o histórico e expectativas do seu cliente. Ela serve como ponto de partida para a realização da avaliação física, solicitação de pareceres médicos e para a montagem do programa de treinamento.

A palavra anamnese vem do grego:

  • ana = trazer de novo
  • mnesis = memória
 

Modelo de ficha de anamnese para o Personal Trainer

Quais informações são necessárias na ficha de anamnese para o Personal Trainer

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Leia também – Personal Trainer MEI: o que mudou. Como fazer a partir de 2018.

A ficha de anamnese para o Personal Trainer, deve conter todas as informações que julgar relevantes para realizar o seu trabalho. Portanto não existe uma ficha certa ou errada, tudo depende de como e com o que você trabalha.

Em linhas gerais, você deve se precaver e perguntar sobre todos os problemas de saúde que a pessoa poderia ter. Perguntas sobre seus hábitos de alimentação, também podem ser de grande ajuda. Lembre-se que o Profissional de Educação Física é responsável por tudo que acontecer com seu cliente em decorrência da prática dos exercícios que forem prescritos. Sendo assim, quanto mais informações documentadas, você tiver, sobre as condições do seu cliente, maior será o respaldo jurídico caso ocorra algum problema. Clique aqui para ler o código de ética do Profissionais de Educação Física.

Você pode aproveitar para pedir os dados pessoais logo no início da ficha, servindo assim, também, como ficha cadastral do aluno. Se optar por fazer  o cadastro separado da ficha de anamnese, não esqueça de ter um campo para o nome e data de nascimento, na ficha de anamnese, que ajude a identificar de quem é a ficha.

Também considero pertinente, pedir informações sobre quem avisar em caso de emergência e qual o plano de saúde. Uma vez que não estamos livres desse tipo de problema.

A ficha de anamnese deve ser retificada sempre que houver alguma mudança, por exemplo, quando o cliente começar a tomar algum medicamento ou iniciou uma dieta. Aproveite a ocasião da reavaliação física para atualizá-la.  Consultar a anamnese com frequência ajuda a lembrar das principais características do cliente, principalmente quando se trabalha com muitas pessoas. Preparei um modelo de ficha de anamnese para você, mas sinta-se livre para acrescentar e retirar o que achar necessário e se tiver mais alguma sugestão,deixe nos comentários, pois pode ajudar outros colegas a criarem uma ficha mais completa.

 
 

FAQ – Perguntas frequentes sobre ficha de anamnese para Personal Trainer

O que é uma ficha de anamnese para o Personal Trainer?

É um instrumento fundamental para o Profissional de Educação Física conhecer o histórico e expectativas do seu cliente.

Para que serve a ficha de anamnese do Personal Trainer?

Ela serve como ponto de partida para a realização da avaliação física, solicitação de pareceres médicos e para a montagem do programa de treinamento.

Quais informações são necessárias na ficha de anamnese do Personal Trainer?

A ficha de anamnese para o Personal Trainer, deve conter todas as informações que julgar relevantes para realizar o seu trabalho.

Qual pergunta não pode faltar na ficha de anamnese do Personal Trainer?

Em linhas gerais, você deve se precaver e perguntar sobre todos os problemas de saúde que a pessoa poderia ter. Perguntas sobre seus hábitos de alimentação, também podem ser de grande ajuda.