A leitora Vanessa fez um comentário em um outro post dizendo que tem condromalácia e que os médicos dizem que ela precisa fazer exercícios, mas que foram os exercícios que ela fez a vida toda que causaram o problema e por isso não consegue entender o porque da recomendação. Outro aspecto abordado pela leitora é que cada médico diz uma coisa e ela não sabe quais exercícios deve fazer.
Condromalacia e exercício geram discussões árduas entre profissionais, de fato existem várias linhas de pensamento e por isso decidi escrever sobre o assunto em resposta ao comentário da Vanessa.
Condromalácia é uma patologia crônicadegenerativa que acomete a patela (antiga rótula), osso localizado na parte anterior do joelho. A estrutura lesionada é a cartilagem que fica na parte posterior desse osso e é responsável pela congruência entre a patela e o fêmur.
A lesão desta cartilagem pode ocorrer por diversos motivos:
- Peso corporal;
- Força do quadríceps (músculos anteriores da coxa);
- Ângulo de flexão;
- Ângulo de rotação.
Isso significa que um acidente pode causar a lesão, mas exercícios intensos também. Com a lesão o tecido “morre” e assim há o desgaste da cartilagem que antes servia como uma almofada entre a patela e o fêmur, levando ao atrito entre os ossos.
Pode haver também uma predisposição para o problema por ter a patela desalinhada. Existe uma espécie de trilho (formado pelos côndilos do fêmur) por onde esse osso deve correr no movimento de flexão/extensão do joelho e neste caso a patela se desloca para os lados, geralmente para o lado de fora (lateralização da patela) o que aumenta o atrito entre os ossos. Essa lateralização pode ocorrer por diferença de forças entre os músculos (vasto lateral x vasto medial) ou como na maioria das vezes pelo aumento do ângulo Q (nome dado ao ângulo entre o fêmur e o quadril geralmente maior nas mulheres).
Sendo assim começa a ficar fácil entender porque os exercícios podem causar a condromalácia. Geralmente isso ocorre quando são realizados de forma exagerada, quando ocorre erro na prescrição dos exercícios. E se a pessoa for do sexo feminino e tiver o ângulo Q aumentado, juntou a fome com a vontade de comer!
Sintomas:
- Dor (sentado, marcha, em escadas);
- Crepitação;
- Falseio;
- Travamento;
- Derrame (aumento na produção de líquido sinovial).
Graus de acometimento:
I : amolecimento da cartilagem
II : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
III: fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)
IV: erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral
Como o exercício pode beneficiar?
A principal função do exercício é a estabilização da patela que se dá, principalmente pelo fortalecimento do quadríceps, em especial do músculo vasto medial oblíquo.
A questão onde há desacordo entre os profissionais é sobre o tipo de exercício, pois não existem exercícios específicos para isolar o músculo vasto medial oblíquo e os exercícios que demonstraram um maior recrutamento deste músculo são os em CCF (cadeia cinética fechada – ex.: agachamento) nos seus maiores ângulos, onde há também uma maior força de compressão.
Nos exercícios em CCA (cadeia cinética aberta), ou seja aqueles onde não há contato da extremidade do membro (ex. cadeira extensora) a força do quadríceps é maior nos últimos ângulos de extensão, enquando nos exercícios em CCF, há um aumento nos últimos ângulos de flexão.
Portanto os exercícios mais indicados são:
CCA: em ângulos de 50º à 90º e 0º à 10º
CCF: em ângulos de 0º à 50º
Também é recomendado o alongamento dos isquiotibiais (músculos posteriores da coxa) e gastrocnêmio (panturrilha).
Tratamento:
O exercício sódeve ser usado como parte do tratamento quando houver liberação do médico.
Além disso podem ser usados
- Estimulação elétrica;
- Calor superficial (infra-vermelho);
- Calor profundo (ultra-som/ondascurtas);
A cirurgia é indicada apenas em casos extremos com o objetivo do realinhamento lateral/medial da patela.
Agradeço muito por postar essa matéria sobre o assunto,pois é uma forma de esclarecimento e informação para muitas outras pessoas que assim como eu, tenho essa patologia e com muitas dúvidas.
Ultimamente tenho pesquisado muito sobre o assunto para um maior esclarecimento e um possível tratamento que tenha um efeito mais duradouro(além de remédios,fisioterapia),”se é que existe”.Recentemente li uma matéria sobre Células tronco para recuperação de cartilagem,não sei se serve para meu caso,mas acho que é uma boa dica para pessoas que assim como estão pesquisando sobre problemas na cartilagem.Caso tenha alguma matéria sobre o assunto gostaria muito de saber mais informações.
São sites como esses que nos ajudam e agradeço muito.
OLÁ!GOSTARIA DE SABER COMO ESTÃO OS ESTUDOS COM OS AS CELULAS TRONCOS?PARA QUANDO MAIS OU MENOS PODEREMOS NOS SUBMETER AO PROCEDIMENTOS COM AS CELULAS TRONCOS?
Oi Fellipe,
Os estudos com célula tronco ainda são experimentais, foi o que nos disse o Dr.Marco Paulo Otani.
Abraço
Profa. Esp. Denise Carceroni
Hoje fui diagnosticada com condromalacia patelar. Tenho sentido dores intensas nessa semana, mas me lembro que já há um ano sinto dores na panturilha, nas caminhadas. Nos últimos 2, 3 meses faço aulas de circuito e body balance, esta última, principalmente, exige demais dos joelhos. Também faço natação 2 vezes por semana, e o médico disse que é a atividade mais recomendada. Bom, não quero parar com as aulas, mas estou na dúvida de qual exercício é melhor. Amanhã já começo a fisioterapia, acho que vai funcionar. Há 1 ano tive epicondilite – cotovelo de tenista – e curei completamente com fisio e exercícios. Agora vamos ver com esse “joelho de corredor”… Se alguém tiver algumas dicas, agradeço muito.
Respondendo para a Cristina…
Oi Cristina!
Infelizmente não há cura para este problema. O que se consegue é melhorar a força muscular e sobrecarregar menos a articulação, diminuindo e até acabando com as dores e desacelerando o processo de degeneração.
A fisioterapia irá ajudar, com certeza. Minha sugestão é que deixe as aulas de circuito e body balance, por enquanto. Depois acrescente a musculação. A natação, de fato, não trás problema, evite, no início, o nado de peito.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Olá, fui no médico porque meus joelhos estralavam bastante quando agachava, e quando fui, os dois médicos disseram que eu tinha um atrito da cartilagem com a patela e que a cartilagem estava se desgastando por isso. Nunca fiz exercícios, mas ano passado descobri o kung-fu(faço taolu, movimentos sincronizados que imitam uma luta) e fez um ano que treino mês passado. Gostaria de saber se eu posso ter problemas como não conseguir andar, correr ou dançar daqui há alguns anos. E quanto tempo em média demora para gastas essa cartilagem?
Ainda tenho 16 anos. Já fiz exames e graças a Deus, não tenho dores, mas temo por algo pior.
Gostaria de saber se tem alguma atividade que eu possa fazer e se há como fortalecer para amenizar o impacto. Dança é permitido? E trabalhar flexibilidade também desgasta?
Obrigada.
Aguardo respostas.
Oi Hill,
Dependendo do grau de desgaste da cartilagem, você poderá sim, ter problemas de locomoção. É um problema crônico e degenerativo, isso significa que quanto mais tempo passa existe uma tendência a piorar. O que causa essa piora é o movimento de flexionar e estender o joelho. Quanto ao tempo que demora para desgastar é relativo, pois depende de quanto da superfície dessa cartilagem está sofrendo atrito. Pode ser que só aos 60, 70 anos você sinta alguma coisa, como pode ser que aos 20 já tenha sintomas mais sérios.
Meu conselho é que siga a indicação do médico. Nos graus iniciais já é possível reverter o problema, clique aqui e leia esse texto com entrevista que fizemos com um médico. O trabalho de fortalecimento da musculatura das pernas é fundamental para evitar que piore, e exercícios de alongamento também são favoráveis, mas não é qualquer exercício. Pegue a orientação com seu médico e leve para um Profissional de Educação Física (já que acredito que, no seu caso, não precise de fisioterapia) e peça orientação quanto ao exercícios.
Cuidando sempre e de forma correta, você irá conviver com o problema sem nem lembrar que ele existe!
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
Ajudou muito a resposta; agradeço. Ah, fazem dois meses que estou tomando colágeno hidrolizado puro sem sabor, pois o médico falou que estimula a regeneração das células cartilaginosas, enquanto estou em fase de crescimento.
Isso ajuda?
Obrigada novamente.
Oi Hill,
Não sou médica, então desconheço o efeito de muitas substâncias no organismo. Se foi receitado pelo médico, devemos confiar, né?!
De qualquer maneira se ainda ficar em dúvida experimente conversar com outro médico para ter uma segunda opinião.
Abraços
Profa. Esp. Denise Carceroni
ola, tudo bem????
eu gostaria de saber ate que ponto uma pessoa com condromalacia patelar pode praticar o spinning ou se é totalmente proibido?
obrigada
dani
Respondendo para a Dani…
Oi Dani!
Eu diria que é desaconselhado. De qualquer forma se quiser praticar, faça um bom fortalecimento dos membros inferiores e não use uma carga muito pesada (lembrando que não deve pedalar sem carga!). Sua referência deve ser sempre a dor, se doer não faça!
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
ola!
eu gostaria de saber o porque nao é aconselhavel pedalar com condromalacia? quais os maleficios que o pedalar traz pra pessoa que tem condromalacia?
obrigada
dani
Tenho condromalacia nivel IV. Estudei muito para um concurso publico e passei, agora que preciso fazer o curso de formação, que serão 3 meses de aulas entre elas educação fisica, apareceu este problema, sinto dores e estou desde janeiro em fisioterapia e condroflex, como está chegando a hora de iniciar o curso, comecei a fazer natação e alguns exercicios de musculação. No mesmo dia destes exercicios sinto algumas dores, mas no dia seguinte não há mais dor. Isto é correto? Poderei fazer corridas e outros exercicios no curso durante estes 3 meses? Como posso fazer para não perder esta grande oportunidade da minha vida? São só tres meses?
agradeço.
Respondendo para a Dani…
Oi Dani!
Toda vez que você flexionar o joelho, independente do que estiver fazendo, vai gerar um atrito entre a patela e o fêmur. Ao pedalar esse atrito torna-se constante, pois trata-se de um exercício cíclico. Especificamente nas aulas de bike isso é agravado pela carga colocada na bike, os sucessivos movimentos de subida e descida e a velocidade que terá de pedalar.
O malefício seria o agravamento do seu problema, com aumento da dor e na pior das hipóteses dificuldade de locomoção.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Respondendo para a Jane…
Oi Jane!
Você deve fazer exercício, como tem feito. É importantíssimo fazer o fortalecimento da musculatura da sua perna para amenizar os efeitos da condromalácia. O ideal seria realizar exercícios adaptados, o que provavelmente irá ocorrer se você abusar do seu joelho é uma dor tão intensa que poderá impedir até de andar.
Verifique o edital do seu concurso. O que ele diz? Qualquer concurso vale exatamente o que está descrito no edital, se você precisa apenas participar dessas aulas caberá ao professor adaptar os exercícios para você. Caso os exercícios estejam especificados, complica um pouco.
Converse com seu fisioterapeuta e peça orientação.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Tenho condromalacia nivel IV, ja fiz muitas fisioterapias com pouco resultado, o médico me aconselhou tratamento baseado em fortalecimento muscular. Não sou fã de esportes e não consigo frequentar academia, qual espoorte diferente de musculação poderia praticar para ter bom resultado? Tenho dor permanente, derrame e crepitação muito forte.
Respondendo para a Mara Adriana…
Oi Mara Adriana!
A musculação realmente é o ideal. Você pode tentar também o Pilates, em estúdio, com aulas individualizadas.
Um abraço
Profª Esp. Denise Carceroni
Muito legal o conteúdo desse ste, parabéns ….
– Após muito tempo parado retomei, fortemente, a prática do tênis. Conclusão: Condromalacia entre Nível II e III. Se possível, gostaria da sua opinião sobre a seguinte questão:
– Fiz exercícios de fortalecimento (Cadeia Fechada e Aberta) e Alongamento por 40 dias, de 2º a Sábado, por +- 75 inutos por dia. A dor quase sumiu, então fui fazer um teste e jogar um pouco de tênis. Resultado: Voltou a inchar e a doer. Será que se eu insistir nos exercícios e Alongamentos até que a dor desapareça 100%, conseguirei praticar o esporte que gosto ?
Abraço
Denise, tudo bem?
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas com você. Eu fraturei o tornozelo há um tempo atrás e, até hoje, tenho um certo bloqueio da amplitude do movimento. A condromalacia veio depois disso e, por isso, gostaria de saber se essa poderia ser uma das causas dessa doença.
Outra dúvida é sobre os exercícios realizados: Posso fazer exercícios de cadeia cinética fechada mesmo com dor? Ou devo fazê-los somente quando não tiver dor?
Obrigado!