Vigorexia é a compulsão por exercícios. Trata-se de um transtorno psiquiátrico que atinge um número cada vez maior de pessoas. O indivíduo nunca se satisfaz com o próprio corpo, se acha fraco, com músculos pouco desenvolvidos e acaba exagerando nos exercícios.

A matéria de capa da edição 2046, da revista Veja, mostrou os problemas que o excesso de exercícios pode trazer para a saúde e chamou a atenção para o assunto. De acordo com um ortopedista entrevistado pela revista, 40% do atendimento diário no consultório é relacionado a lesões esportivas, número duas vezes maior do que há cinco anos. As pessoas não respeitam os limites do próprio corpo.

Sintomas da Vigorexia

Inicialmente os sintomas são de ordem emocional. A pessoa não se reconhece no seu corpo e passa a fazer exercícios cada vez mais intensos, na busca pelo “corpo ideal”.

Com o passar do tempo os problemas psicológicos passam a afetar a saúde física também. Cansaço, insônia, dores musculares, queda no desempenho sexual começam a fazer parte da rotina. Além disso é comum a depressão e o desinteresse por atividades que não envolvam o exercício físico.

Tem cura?

Assim como outros transtornos relacionados à imagem , tem cura. O primeiro passo é pessoa entender que está doente e buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e outros profissionais. Inclusive um profissional de Educação Física que ajudará a se exercitar de maneira mais adequada.

É comum que pessoas que sofrem com a vigorexia façam uso de anabolizantes, esse precisam ser interrompidos imediatamente e um médico deve acompanhar para avaliar qual o o efeito do uso dessa substância no organismo que pode ser o causador de vários problemas citados acima.