Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Entenda para que serve a avaliação física

Para que serve a avaliação física? Quando você se matriculou na academia foram logo dizendo: precisa fazer a avaliação física. Será que precisa mesmo?

Se você perguntar porque deve fazer a avaliação física, provavelmente a resposta será que trata-se de uma medida de segurança da academia para saber se tudo vai bem com você. É uma meia verdade.

para que serve a avaliação física

De fato através da avaliação física, o professor consegue  identificar alguns problemas de saúde ou pelo menos que algo não vai muito bem e assim encaminhar você para o médico, mas se já passou pelo médico, fez exames, está apto a frequentar a academia e entregou seu atestado, esse argumento deixa de ser válido. Lembrando que o atestado médico para a prática de exercícios é obrigatório em alguns municípios, para saber mais sobre a importância do atestado médico leia aqui.

Então para que serve, de fato, a avaliação física?
A resposta é simples: para saber se o programa de exercícios que você está seguindo é eficaz.

A avaliação física serve para medir. Medimos o antes e o depois para poder comparar.

E o que medimos?

O correto seria medir aquilo que desejamos saber, então deveria haver uma certa diferenciação nos protocolos de avaliação física dependendo do objetivo da pessoa que está sendo avaliada. Contudo existem algumas medidas que são comuns na maioria das avaliações.

Peso e altura

Com sua relação é possível mensurar o IMC (Índice de Massa Corpora), importante para determinar o grau de obesidade. Lembrando que não deve ser usado por pessoas treinadas e atletas.

O peso também é usado em fórmulas para calcular a composição corporal (quanto de gordura e massa magra) e também no cálculo do gasto calórico.

Circunferências

São os diâmetros dos seguimentos corporais, medidos em locais específicos que permitem:

  • Verificar discrepâncias no desenvolvimento muscular entre o lado direto e o lado esquerdo;
  • Calcular a composição corporal (é usado em algumas fórmulas);
  • Acompanhar o desenvolvimento muscular;
  • Analisar o risco de desenvolver doenças cardíacas (circunferência abdominal).

Dobras cutâneas

Medida mais ou menos precisa usada para calcular a composição corporal. São medidas em locais específicos e podem variar, em número, conforme o protocolo utilizado no teste.

Outras medidas

É bastante comum, principalmente em academias, fazer uma análise postural, medida de força, flexibilidade e teste cardiovascular (ergométrico submáximo). Sobre o último leia aqui a minha opinião.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>