Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Pilates ou Musculação? O que é melhor?

Não há melhor, tudo depende do seu objetivo e da maneira como os exercícios serão conduzidos e da sua afinidade. Faça a sua escolha!

pilates ou musculação

Principal diferença

Na musculação exercitam-se prioritariamente músculos mobilizadores. Tratam-se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente (pouco resistentes). Podemos dizer que são responsáveis pelos movimentos de grande amplitude. São exemplos deles: bíceps, tríceps, quadríceps, isquiotibiais, glúteos, reto abdominal, dentre outros.

No Pilates exercitam-se prioritariamente músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos muito sutís e pela manutenção da postura ereta. São exemplos deles: abdominal transverso, manquito rotador, flexores do quadril, dentre outros.

Escolha conforme seu objetivo:

Musculação:

  • Ganhar massa muscular rapidamente;
  • Hipertrofiar;
  • Realizar manutenção / aumento massa óssea;
  • Fortalecimento de grupos musculares específicos.

Pilates:

  • Melhorar o equilíbrio;
  • Melhorar o controle motor;
  • Aprender a estabilizar os movimentos;
  • Aumentar a flexibilidade;

Ambos:

  • Aumentar a força;
  • Aumentar a estabilidade articular;
  • Promover o equilíbrio muscular;
  • Melhorar a postura;
  • Melhorar o condicionamento físico geral;
  • Auxiliar na performance de outras atividades.

78 Comentários

  1. Eu tenho vontade de fazer musculação novamente, mais no primeiro mês é bom depeois fica tão chato… Eu faço Jiu Jitsu a um bom tempinho já e adoro…
  2. Eu gosto de musculação mais fico na acadêmia no máximo 3 meses. O pilates para mim é bem melhor não me enjôo dos exercícios e ainda equilibro minha mente.
  3. sou magra,em fim estou com barriga de magra,mas nao consigo fazer os abidominais,faço musculaçao,mas infelismente nao gosto de musculaçao,eu asdoraria fazer pilates mas ta muito caro…..obrigada
  4. Respondendo para a Marta…

    Oi Marta!

    Busque uma academia que ofereça aulas de Mat Pilates ou Pilates com Bola, na grade. Assim você paga apenas a mensalidade da academia e faz a atividade que se identifica.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  5. Oi Marta, concordo com vc.Porque é tão caro assim?Agora Pilates significa exercícios para riquinhas e Patricinhas…infelizmente, porque eu adoraria deixar a musculação e partir para o Pilates, mas infelizmente não vai dar não!
  6. Respondendo para a Christina…

    Oi Cristina!

    Cobramos caro por uma aula de Pilates, por se tratar de uma modalidade diferenciada, com atendimento personalizado, de um a cinco alunos por turma. Estudamos muito para isso e também pagamos caro, nada mais justo do que sermos bem remunerados.
    Para você ter idéia a formação básica de um profissional custa cerca de 6 mil reais, sem contar as atualizações que precisamos fazer com frequência, os livros, encontros e congressos. Isso também encarece, e lembre-se que esse profissional já fez faculdade de Educação Física ou Fisioterapia.
    Ao contrário do que você pensa existem academias que oferecem aulas de pilates na grade, você paga apenas a mensalidade, nada a mais e poderá fazer aulas de Mat Pilates ou Pilates com Bola.
    Espero que agora entenda porque custa caro.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  7. Bem, concordo com a Cristina…O mais caro que achei por aqui em São Luís foi 200,00 reais duas vezes por semana… e acho um Absurdo… Mas pesquisando e pesquisando mt achei 2 vezes por semana por 80,00 … ainda bem que temos profissionais dessa modalidade, os quais são formados logicamente, qualificados, que visualizaram que nem todo mundo pode disponibilizar um valor tão exorbitante, tendo em vista outros gastos que efetuamos dia-a-dia..Acredito q atitudes assim pode ocorrer em outros Estados..Valeu!
    • Boa tarde!! Galera, desculpa a franqueza, mas é natural encontrarmos objetos ou serviços que nem todo mundo pode pagar e para esses, existem os similares. Se vc não pode pagar um acompanhamento no pilates duas vezes por semana, compra um livro com DVD e faz em casa sozinha ou faz a matrícula na academia da esquina e faz algo semelhante. Aí vcs vão entender o valor do profissional. Às vezes, realmente o barato pode custar mais caro.
  8. Respondendo para a Romélia…

    Oi Romélia!

    Como eu disse para a Cristina, você poderá encontrar aulas de Mat Pilates ou Pilates com Bola, incluso no preço da academia.
    Para ter aulas particulares (ou quase) é preciso desembolsar uma quantia razoável. Quanto ao valor, cada profissional sabe quanto vale o seu trabalho e dedicação.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  9. Bom, o pilates foi a melhor coisa que já me aconteceu, pois eu não sabia mais o que fazer com as dores na coluna e no pescoço, parecia uma velha de 80 anos e olha que tenho 23 apenas. É caro? Sim, porém vale muito, mas muito a pena mesmo. Entrei no pilates pra me livrar das dores e corrigir a postura, as dores sumiram em 3 meses, eu era corcunda, hj tenho postura de bailarina e de quebra, conquistei um corpo maravilhoso, forte, saudável, nada masculinizado…ou seja, pilates é tudo de melhor tanto pra saúde, quanto pra estética.
  10. Olá! Fui diagnosticada com osteopenia (30%), tenho 43 anos, sou magra (peso 53kg) e estou na dúvida: musculação ou pilates? Qual é o melhor para resolver o meu caso?
  11. Gostaria de saber na diferença entre os dois no que diz respeito a modelagem do corpo, como fica alguem q faz pilates e alguem que malha? Nao sei, mas na minha opiniao as pessoas que fazem academia tendem a serem mais inchadas e quadradas enquanto as q fazem pilates se tornam mais esbeltas e curvilineas, ou sera q é genetica mesmo?
    • Respondendo para o Luiz Ottavio

      Oi Luiz Ottavio!

      Com certeza fatores genéticos influenciam no biotipo. Na musculação o que determina como o corpo ficará é o objetivo do treino. Uma pessoa que faça um treino de resistência na musculação, provavelmente ficará com o corpo parecido com o que conseguirá no pilates.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  12. Minha duvida é a seguinte: eu malho a cinco anos, mas estou um pouco cansado de puxar ferro. Tava querendo fazer pilates, mas estou com medo de perder a massa que já ganhei, isso pode acontecer ou meu corpo só vai perder precentual de gordura?
    • Respondendo para o Leonardo

      Oi Leonardo!

      Depende, pode acontecer se seu objetivo na musculação for hipertrofia. No Pilates fazemos um trabalho de fortalecimento muscular que se assemelha à um treino de resistência, na musculação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. OLÁ, EU FAZIA , ATÉ UNS QUINZE DIAS ATRÁS, GINÁSTICA AEROLOCALIZADA. (AERÓBICA MAIS LOCALIZADA). ENTRETANTO,NAS AULAS DE STEP MEU JOELHO DETONOU!!! FUI AO MÉDICO, FIZ ULTRASOM, RESULTADO: LESÃO MUSCULAR. O MÉDICO DISSE QUE NÃO POSSO FAZER MAIS ESTE TIPO DE GINÁTICA, NÃO POSSO USAR SALTO ALTO, E INDICOU PILATES OU MUSCULAÇÃO COM PERSONAL.

    QUAL O MELHOR???? E SÃO TÃO CAROS!!!!

    • Respondendo para Ana Cristina

      Oi Ana Cristina!

      Se a lesão foi realmente apenas muscular e não articular, depois de devidamente tratada, e liberada pelo médico, você poderá voltar às suas atividades normais. Minha sugestão é que, recebendo alta, faça musculação e não precisa ser com Personal, pode ser com um bom professor de sala. O que provavelmente causou sua lesão foi a falta de preparo físico. Aula de Step, Jump e Bike, necessitam de um bom trabalho de fortalecimento para evitar lesões.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  14. Faço musculação 3xsemana e gostaria de fazer pilates. Se eu fizer pilates 1xsemana, com aparelho, terei beneficios?

    Um abraço

  15. Olá, estou fazendo Pilates a 9 meses duas vezes por semana, estou amando realmente é muito gostoso.
    Será que se fizer musculação nos intervalos da semana será legal?
    Obrigada!
  16. eu sou muito magra tenho 14 anos, 1,65 e peso 42 quilos qual seria o melhor exercício para eu fazer?
    • Respondendo para a Alice

      Oi Alice!

      A musculação poderá ajudar, mas é fundamental que busque a ajuda de um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. Faço musculação há tempos e tenho dificuldade de ganhar massa magra (genética, idade, etc). Atualmente, estou desistimulado em fazer musculação e penso em alternativas para atividades física, além da corrida que ainda pratico. Vc acha que o pilates seria uma boa prática, que inclusive me motivaria, embora eu tenha mais objetivo de ganho força do que de resistência? Agradeço a atenção.
    • Respondendo para o Ricardo

      Oi Ricardo!

      De fato o pilates não irá ajudá-lo a ganhar um grande volume em termo de massa muscular, mas ajuda no ganho de força e na manutenção do condicionamento físico. Sou suspeita em falar pois há anos troquei os treinos pesados de musculação pelo pilates e adoro a prática. Faça uma experiência e veja como se sente. Atividade Física deve dar prazer a quem faz.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. tenho 36 e sou hipertenso c medicaçao,e gosto de ter boas pernas.sera que musculaçao e pilates ajuda?tenho feito so pilates mas as pernas n ficam grossas,mas estao bonitas.
    • Respondendo para Spencer

      Oi Spencer!

      Musculação e pilates ajudam, sim! De fato o pilates irá tornear sua pernas, mas não ganhará tanto volume quanto na musculação. Experimente associar as duas práticas.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Bom é o seguinte, comecei a fazer Academia a algum tempo atras e meu peso estabilizou. Ai comecei a fazer o Pilates e muitas pessoas disseram pra mim voltar a fazer academia pra perder mais Gordura. Fazer os dois ao mesmo tempo, faz mal? Me recomenda?
  20. Bom tenho o peso bem acima da media, comecei a fazer uma dieta controlada com minha alimentaçao e ja faço Pilates. Me recomenda mais alguma coisa?
  21. Cara Denise!

    Tenho hérnia de hiato e refluxo gástrico. Preciso emagrecer para combater esse refluxo pois não estou inclinado para realizar uma operação. A musculação ou o Pilates é mais indicado para meu caso?

    • Respondendo para o Jovercino

      Oi Jovercino!

      Opte pela musculação e por alguma atividade aeróbia. Sempre com atestado médico e acompanhamento de um profissional de Educação Física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. obrigada pelas dicas. sucesso no teu trabalho.um abraço.
  23. Eu faco musculaçao a um bom tempo, e decidi fazer pilates. O problema é que tive muita dificuldades para realizar exercios no solo e nos aparelhos, eram exercicios simples e com um peso bem menor do que eu usava na academia, e nos exercicos de solo e de aparelhos direcionados para o abdomen nao aguentei fazer metade da serie que haviam me passado. Em todos eu sentia a mesma sensaçao, a de “queimaçao” nos musculos.
    Em pouco tempo ja melhorei ocondicionamemto fisico, e passei a aumentarm peso das mo ganhei bastante massa muscular, mas o bom foi que nao aumentei muito nas medidas, ao contrario da musculaçao.
    E eu queria saber se por essa razao o pilates é melhor que musculaçao?
    • Respondendo para a Ana

      Oi Ana!

      Não há melhor. Há o mais adequado para seus objetivos e necessidades.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. Olá,tenho 26 anos e tenho escoliose,qual seria melhor pra mim,pilates ou musculaçao
    • Respondendo para Elizelma

      Oi Elizelma!

      Dependendo do grau o pilates, de qualquer forma exige cuidados.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. OI PRECISO DECIDIR ENTRE PILATES OU MUSCULAÇÃO, JÁ SOU MAGRA, QUERO APENAS DEFINIR MINHA BARRIGA E ENRIGECER, O PILATES, DEIXA O CORPO BONITO, OU NÃO SE PERCEBE NADA?
    • Respondendo para a Tatiane

      Oi Tatiane!

      O Pilates deixa o corpo bonito sim, semelhante ao de bailarinos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. Oi professora, estou na dúvida entre fazer Pilates duas vezes por semana na academia perto de casa ou musculação.
    Não gosto de academia, muito menos de musculação, mas sei que exercício muscular é importante. Tenho 27 anos e me preocupo com minha saúde e aparência é claro. Sou magra normal, proporcional, só que tenho a pele meio flácida, típica de pessoas mais claras. Meu maior problema é a barriga que não tem tonificação eu acho. Tenho muita celulite na barriga e isso me incomoda, barriga mesmo não tenho muita não, um pouco de estômago. Mas enfim, gostaria de saber qual dessas modalidades de exercício é mais adequada para alguém como eu que não tem problema de peso necessariamente, não gosto de músculos tbm, acho bonito um corpo bem feminino, torneado naturalmente, não com musculo na coxa saltando por exemplo.
    Tenho feito 30 minutos de caminhada por dia pra não ficar parada, pois ano passado fiz natação. Então por hora gostaria de fazer um desses dois exercícios que são mais em conta que a natação, só preciso saber qual é mais indicado para mim, quero melhorar a postura, manter uma tonificação legal, definir minhas pernas,”arrumar” a barriga e enrigecer num todo, mas não gosto de musculação. O pilates 2 vezes por semana pode me ajudar? Demora muito tempo? Pq dizem que a musculação dá resultado rápido.
    Muito obrigada e desculpe a prolixidade da pergunta.
    • Respondendo para a Patrícia

      Oi Patrícia!

      Você já deu a resposta! Se não gosta de musculação, não adianta fazer, vai acabar desistindo. Apesar dos resultados serem mais rápidos do que no Pilates, seu corpo não irá ficar como deseja. Faça Pilates e seja feliz!!!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. oi professora,faço musculação á anos, em termos de massa ganho de massa muscular, estacionou, reconheço que amo a musculação e meu joelho e coluna agradece, hoje faço pilates solo 3 vezes na semana e 3 vezes de musculação, to á cada dia mais apaixonada por pilates, vc acha que devo tomar whye pr ganho de massa, peso 49 kg e tenho 158m, ou uma boa alimentação eu consigo esse ganho de massa, bjocas adorei suas resposta aqui..
    • Respondendo para a Adriane

      Oi Adriane!

      Antes de pensar em suplementar é preciso verificar o seu treino. Os estímulos devem ser mudados de tempos em tempos, como carga, tipo de exercício e estratégia, para ter resultados sempre positivos.
      Uma boa alimentação geralmente é suficiente para o ganho e manutenção de massa muscular, mas não basta ser uma alimentação saudável, é preciso ser balanceada.
      Minha sugestão é que converse com seu professor para fazer ajustes no seu treino e com um nutricionista para montar uma dieta e se for necessário prescrever a suplementação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. Olá, vou me matricular em uma academia que tem as duas modalidades, gosto de musculção, e me interessei por pilates, posso conciliar os dois?
    Abraços
  29. Olá boa tarde! faço pilates a 5 meses, mas meu objetivo é enrrigecer principalmente o bubum e as pernas no pilates eu consigo que meu corpo fique durinho ou preciso ir p a musculaçã?o…abraços
    aguardo resposta.
    • Oi Bruna,

      Consegue, sim. É mais lento que o resultado da musculação, mas consegue enrijecer a musculatura.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  30. Estou tendo fortes dores nas costas fui ao médico e ele disse q estou com escoriose e me indicou fazer pilates para fortalecer a musculatura, mas achei muito caro. será que s eu fizer musculação me ajudará do mesmo jeito ou pode me prejudicar ainda mais???? obrigada
    • Oi Giselle,

      Ele fez algum tipo de exame? Consulte outro médico para confirmar o diagnóstico. No caso de escoliose a musculação também pode ajudar, desde que seja direcionada para isso. Converse com o professor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  31. Fazer Pilates com 70 anos, esclerose múltipla,e ainda fui indicada por médicos!
  32. Ola ! boa tarde ! por favor me informe se conseguiria alcancar o objetivo de forca com definicao no pilates, fui praticante de artes marciais a dois anos e pretendo voltar, entao, preciso auxiliar algum trabalho de forca, mas quero aumentar a definicao muscular, obrigada ! Kelli
  33. Olá. Estou fazendo pilates com aparelhos a 1 mês e já sinto a diferença em termos de força no corpo, equilíbrio e melhora da postura. Me sinto um pouco mais magra, mas o ponteiro da balança não baixou… quanto, em média, é possível ganhar de massa magra com pilates 2 x na semana?
    • Oi Nathalia,

      Em um mês o ganho de massa muscular não é significativo. Seu ganho de força se dá por adaptação neural.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  34. Boa tarde Profª Esp. Denise Carceroni.
    Eu quebrei o plato tibeal em acidente de motocicleta.
    Ja fiz cinco meses de fisioterapia.
    Agora preciso ganhar massa muscular na coxa esquerda. O que eu devo fazer? Pilates ou Musculação?. Pelo que eu li e entendi, eu devo fazer musculação. É isso mesmo?
    Desde ja agradeço.
    Respeitosamente: Aureliano Cardoso Costa.
    • Oi Aureliano,

      No seu caso a musculação é o mais indicado, pois no pilates o ganho é menor e mais lento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  35. Olá, professora. Eu sou magra, gosto de ser magra, mas gostaria de engrossar um pouco as pernas e levantar o bumbum. Não gostaria de fazer musculação, pq já fiz durante um tempo e enjoei, fora que não vi tantos resultados e fiquei muito dolorida. Eu gostaria de saber, se eu fizer pilates, vou emagrecer mais ainda ou vou ficar com aparência de mais magra (o que eu não quero)? Gostaria muito de fazer pilates pq ele dá um definição e deixa o corpo bem curvilíneo, mas tenho medo de emagrecer!
    • Oi Beatriz,

      O pilates pode ajudar, apesar de não ser tão rápido nem eficiente como a musculação.
      Para evitar emagrecer mais e garantir o aumento da massa muscular, procure a ajuda de um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. Professora Parabéns! apenas lendo as perguntas e suas respostas consegui me decidir, nunca fiz academia tenho 39 anos, 3 filhos (idade deles 17, 16, 13) tenho 1,62mts e 52kg.(Bom vou começar com musculação para fortalecer meus músculos, pois eu ando sentindo muitas dores no musculo da perna e também nas costas).
  37. Olá, boa tarde! Tenho 46 anos, estou acima do peso, sou sedentária e tenho fibromialgia. Tenho mt medo de fazer atividade física pois sinto mts dores. Acha que seria indicado fazer aulas de Pilates?
    • Oi Celia,

      Já escrevi aqui sobre fibromialgia e exercício. O pilates pode ser um boa opção, mas independente da atividade que você escolher tem que ter o acompanhamento de um profissionais que tenha experiência com o seu problema e precisa ser individual.

  38. Olá! Tenho 20 anos e peso 47kg, quero muito engordar e tornear meu corpo mas estou na dúvida do que fazer.. o que é melhor? musculação ou pilates no meu caso??
    • Oi Lara,

      Você conseguirá o resultado desejado em ambos.
      Minha sugestão é que experimente os dois e escolha aquele que for mais prazeroso para você.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. Ola , tenho 28 anos 1,60 e peso 63 kl tenho retenção de líquido muita celulite gostaria de saber oque e melhor pra mim pilates ou musculação pois sou cedentaria .
  40. Olá,Denise estou com essa grande dúvida pilates ou musculação.Tenho indicação médica para fortalecimento muscular pois tenho condropatia patelar sentia muitas dores até começar a tomar glicosamina para articulação e fazer musculação.Acontece que não tenho muita vontade de ir a academia o clima da musculação não me estimula tenho vontade de fazer tudo rápido e sair logo de lá, alguns exercícios faço com medo de me lesionar . tenho 1,54 cm e acima do peso em 12 kg estou fazendo dieta orientada por nutricionista. Bjs!
    • Oi Aline,

      Se for trocar a musculação pelo pilates é importante que seja em studio, de preferência em aulas individuais e que o professor monte seu programa com foco no fortalecimento muscular das pernas, considerando o seu problema.
      O que geralmente ocorre, mesmo em aulas em studio, é que são feitas em grupos de até três pessoas e as características individuais nem sempre são respeitadas.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  41. Olá Denise, gostaria muito de saber se o pilates ajuda a “tornear” as pernas. Sou magra, tenho 1,65cm e peso 47 kg, gosto da minha barriga, mas gostaria de definir as pernas, mas nada exagerado. Não gosto muito de academia, por esse motivo não faço musculação. Sou sedentária, gostaria de fazer pilates.
    • Oi Amanda,

      O pilates pode ajudar sim, mas tem que ser em studio. O pilates de solo tem poucos recursos para trabalhar perna.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  42. Boa noite;

    Tenho dificuldades para dormir e sofro com ansiedade, PILATES e academia poderiam melhoras minha situação?

    At.

    Robson

    • Oi Robson,

      A atividade física e o exercício são altamente recomendados para quem sofre com andiedade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  43. Oi,estou pensando em fazer Pilates,pois morro de preguiça de academia.Mas tenho duvidas pois sou magra,peso 49 quilos,e dizem que emagrece.
  44. Eu sou MUITO flácida, e estou um pouquinho(BEM pouquinho) acima do peso, o meu objetivo seria emagrecer um pouco, ganhar massa magra, enrijecer os musculos, a barriga, as coxas (engrossar as coxas tbm) e levantar e aumentar um pouquinho o bumbum, meu objetivo não é virar uma panicat nem nada, só queria aumentar um pouquinho o bumbum e a coxa, e ficar mais definida, barriga sarada e tal, só que acontece que eu não tenho paciência pra academia sabe ? me irrita MUITO aquele ambiente de academia, e ao mesmo tempo tbm não tenho muita paciência pra esperar os resultados do pilates que como você disse são demorados…enfim, qual dos dois você me indicaria ??? lembrando que quero ganhar um pouco de massa nas coxas e no bumbum…
    • Oi Isabela,

      Se não gosta de academia e não tem paciência para o pilates, contrate um Personal Trainer que irá montar um programa que atenda às suas necessidade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique INforma » Blog Archive » Dia internacional da Mulher: 10 dicas para ficar (mais) sarada! - [...] – Leia os posts: Pilates ou musculação? O que é melhor?, Aparelho X Peso livre: o que é melhora …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>