Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Pilates e dor nas costas

Os benefícios do pilates são muitos e tambéms a relação entre pilates e dor nas costas. São muitos os relatos de dores nas costas, especialmente na região lombar, após aulas de Pilates e em casos mais graves até inflamações que exigem tratamento médico e fisioterápico. Se um dos benefícios do pilates é a melhora da postura em função do fortalecimento do core com um melhor posicionamento da coluna, qual seria a causa da lombalgia?

pilates e dor nas costas

Pilates e dor nas costas: exercícios Proibidos

Um colega de trabalho, profissional de educação física experiente, perguntou minha opinião sobre o fato de muitos exercícios rotulados como “proibidos”, por sobrecarregar o aparelho locomotor, principalmente a coluna serem usados indiscriminadamente com o status de exercícios de Pilates. Eu respondi que não existem exercícios proibidos, existem movimentos que são contra indicados para determinada pessoa, mas que ele tem razão, estão sendo usados sem critério.

E eu acredito que os relatos sobre lombalgias em função da prática de Pilates tem relação com os exercícios “proibidos”. A execução da maioria dos exercícios do Pilates exige do praticante uma boa dose de consciência corporal. Por exemplo: manter a posição neutra do quadril não é tarefa simples. Conseguir perceber a posição do próprio corpo, relaxar determinadas partes e manter a tensão em outras é pré-requisito para a essa prática. Para desenvolver essa capacidade é necessário paciência e concentração, além de reduzir muito as variações de movimentos em uma aula quando trata-se de iniciantes. A pergunta é, porque isso não é feito? Eu acredito que ocorra pela falta de senso crítico e de experiência do profissional.

Falta de senso crítico

Quando as aulas são realizadas por grandes grupos em academias e centros esportivos é necessário criar aulas motivantes, desafiadoras e dinâmicas para manter a sala cheia (aula economicamente viável), o que é difícil de fazer utilizando apenas exercícios para iniciantes. Sendo assim o profissional pensa apenas em colocar exercícios variados sem questionar se o corpo daqueles alunos está preparado para executar determinado movimento. O profissional experiente faz adaptações dos exercícios mais complexos para conseguir ter a variação de movimentos necessária para ter uma aula economicamente viável, segura e garantir os benefícios do pilates.

Atenção na escolha do profissional!

  • Certifique-se que o professor fez cursos de Pilates. Procure saber se ele se mantém atualizado.
  • Observe se utiliza apenas uma linguagem específica do Pilates ou se agrega outros conhecimentos da área de Educação Física. Lembre-se que antes de ser instrutor de Pilates ele tem um curso de graduação e deve fazer uso de seus conhecimentos na área para ministrar a aula. A maioria dos exercícios foram propostos na década de 20, muita coisa evoluiu até agora!!!
  • Na dúvida pergunte. Se a resposta não for satisfatória ou se sentir dor não faça!

52 Comentários

  1. o Pilates, emagrece mesmo, a barriguinha, por exemplo, fica mais sequinha?

    Respondendo…

    Oi Ivelise!

    Para secar você precisa fazer exercícios aeróbios e segurar a onda na alimentação, dê uma olhada nos posts sobre obesidade. O Pilates ajuda no fortalecimento do abdomen e por conseqüência deixa a barriga chapada, mas para o resultado aparecer é preciso eliminar a gordura acumulada nessa região.
    Continue participando!

    Profª Espª Denise Carceroni

  2. Ola, Achoq ue voce tem razaõ. Eu começei no Pilates e estou indo bem a tres meses. Porem o professor resolver estalar minhas costas a um mes atras e fiquei com um dor insuportavel do lado esquerdo, fui o meu quiropraxista que é medico formado em Feevale, e ele colocou o que estava fora no lugar e me deu uma senhora bronca. Semana retrasada fiquei correndo e pulando na cama elastica descalça e machuquei o maleolo medial, e hoje depois da aula quase nao conseguia andar de tanta dor na lombar. Deposi dessa eu desisto das aulas de Pilates e vou procurar fazer bons alongamentos. Quanto a barriga eu concordo que a minha melhorou bastante.

    Obrigada pelas informaçõe do site

  3. Respondendo para Letomas…

    Oi!

    Puxa! Que chato! Não desista do Pilates!!!! Minha sugestão é que busque outro professor. Dê uma olhada na Associação Brasileira de Pilates.
    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  4. A prática de pilates ajuda aperder barriga?
  5. Olá, tenho 16 anos e gostaria de saber se posso começar a fazer pilates. pois sofro de dores na coluna e tenho um comecinho de escoliose.
    se puder gostaria de saber se há alguma escola que faça exercicios de pilates aqui em João Pessoa/Paraíba.

    Obrigado!

  6. Respondendo para a Marinalva…
    Oi Marinalva!

    A resposta para sua pergunta você encontrará aqui!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  7. Respondendo para o Hamilton…

    Oi Hamilton!

    O Pilates não tem restrição de idade e se bem conduzido pode trazer benefícios no tratamento da escoliose.
    Busque professores na Associação Brasileira de Pilates, pode ser que encontre algum na sua cidade.

    Um abraço

    Profª Denise Carceroni

  8. O exercicio de pilates ajuda na postura e a emagrecer?
  9. Respondendo para a Carina…

    Oi Carina!

    Pilates ajuda na melhora da postura, mas não é o exercício mais indicado para emagrecer. Neste caso exercícios aeróbios são mais eficientes.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  10. Gostaria de saber se fazer pilates 2 vezes na semana dá resultado satisfatório e como faço para saber se o lugar onde pretendo fazer aulas é um lugar de boa qualidade.
    Obrigada
    Sabrinna
  11. Olá Professora,sou formada em pilates pela physical mind de nova york ,uma escola internacional que se preocupa em atualizar seus professores bem como a carga horária de seus cursos,não estou vendo a professora indicar nenhuma das escolas que são reconhecidas pela PMA,que é o órgão regulamentador de pilates e que exige que seus cursos de formação tenham mais de 480 horas,mas vejo que está indicando uma associação que ministra curso completo em 90 horas sendo que destas 30 são estágio e não aprofundamento na técnica,não estou aqui para falar de outros métodos mas o estudo do pilates é para o resto da vida e não é em 90 horas que vc é um bom especialista na área.Peço que comece a reformular suas respostas aos clientes pois eles devem saber que um bom professor de pilates investe em sua formação e esta deve ser sempre a melhor,(internacional)e que quando a PMA ,que já esteve em Brasilia no inicio de 2008 para uma reunião, começar suas atividades no Brasil ,estas escolas (que ministram cursos em 2 fins de semana)deixarão de funcionar, se não entrarem em seus parametros de qualidade.Obrigada Paula Dezordi
  12. Respondendo para a Sabrinna…

    Oi Sabrinna!

    Como qualquer outra atividade física, em duas vezes por semana você irá obter resultados, porém se fizer mais vezes o resultad será mais rápido.
    Não há o que garanta a qualidade do profissional que irá atendê-la, ainda que esse profissional tenha uma certificação internacional. De qualquer forma existem alguns cuidados que você pode tomar: certifique-se que o profissional é graduado em Educação Física (se for Pilates para condicionamento físico) ou em Fisioterapia (ser for Pilates para reabilitação), é desejável que tenha alguma especialização e que tenha feito cursos de Pilates, principalmente se for em aparelhos. Fora isso vai muito da sua postura diante deste profissional, leia e se informe a respeito, existe muita informação disponível, pergunte, questione e não se contente com qualquer resposta.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  13. Respondendo para a Paula…

    Oi Paula!

    Eu sou formada pela Universidade de São Paulo, antes de mais nada sou Educadora Física e não Instrutora de Pilates. O meu curso teve mais de 4 mil horas fora as 360 horas da minha especialização em Atividade Física Adaptada e Saúde, além de inúmeros cursos de extensão, que somados devem chegar a mais de 2 mil. O que quero dizer é que a formação em Educação Física é para sempre, o Pilates é mais uma dentre as inúmeras técnicas corporais que utilizo.
    Acho muito legal que tenha buscado por uma boa formação em Pilates e concordo com você que não será em 90 horas que se tornará um bom profissional, mas também não será nas 480 horas que a PMA recomenda. É preciso muito mais, é preciso não esquecer que NÃO somos meros instrutores de Pilates, que o estudo e a atualização é para vida inteira e depende apenas de nós e não de uma instituição que se preocupa por nós.
    Acredito que eu não tenha que reformular minha resposta aos leitores, mas que você deva rever seus conceitos. São inúmeras instituições de Pilates que fazem uma verdadeira lavagem cerebral induzindo as pessoas a acharem que apenas o que eles dizem é a pura verdade.
    Quanto à PMA regulamentar o Pilates no Brasil, é no mínimo discutível. O que diz o CREF e o CREFITO sobre isso?
    A ABP, reune o contato de diversos profissionais que atuam em todo o Brasil, acho no mínimo leviano da sua parte questionar a qualidade do serviço prestado por eles. Indico o site pela praticidade e não o pelo curso que oferecem, pois não o conheço.
    Em tempo: por acaso fiz meu curso com uma instituição filiada a PMA, mas não é isso que faz de mim uma boa profissional.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  14. Oi
    Gostaria de saber se eu posso fazer Jump(exercicio na cama elastica), pois tenho uma leve escoliose na lombar? nao sinto dores, mas apenas um desconforto na parte de cima das costas, nas escapulas, e minha postura nao é totalmente ereta,

    Grata Camila

  15. Ai professora Denise,gostei da resposta ! manda essa Paula estudar mais 5.000 horas em nova york e deeeeepois voltar pra conversar com vc. beijo.A arrogância é filha da ignorância mesmo.
  16. Ola, fiz uma aula experimental de pilates e senti muitas dores nas costas. A professora e fisioterapeuta e disse que depois da aula experimental e feita uma avaliacao postural para tracar um objetivo para o meu perfil. Sera que o pilates pode melhorar as minhas dores? pois durante a pratica as dores ficaram mais acentuadas. Ela tb me disse que eu possuo hiperlordose devido a fraqueza da musculatura abdominal, e encurtamento da musculatura posterior… essa informacao procede?
    Um abraco
  17. Oi, tenho herperlordose e estou na dúvida qual exercicio deve praticar, fui em dois fisioterapeutaS um recomendou Pilates e o outro RPG QUAL A MELHOR OPÇÃO?? Quero aliviar as dores e melhorar a barrinha que segundo o especialista tenho devido a hiperlordose.

    Um abraço!
    Criatiana Oliveira.

  18. Respondendo para a Camila…

    Oi Camila!

    A princípio não há problema, mas tome cuidado. O desvio, mesmo sendo leve pode causar dores. De qualquer forma busque atividades que ajudem a melhorar sua postura e fortalecer sua musculatura.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  19. Respondendo para a Karina…

    Oi Karina!

    Suas dores podem ser causadas pela fraqueza da musculatura abdominal e encurtamento da posterior, mas para ter certeza, precisaria conhecê-la.
    Mesmo tendo esse problema, você não deveria ter sentido dores nas costas durante a atividade. Isso significa que os exercícios propostos eram inadequados para seu nível de condicionamento.
    O Pilates pode ajudar no seu problema, sim! Mas procure um outro profissional para lhe atender.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  20. Respondendo para a Cristiana…

    Oi Cristiana!

    Ambos irão ajudá-la na diminuição das dores. Quanto ao fortalecimento do abdomem, eu prefiro o Pilates.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  21. Gostaria de saber quantos aparelhos no minimo, sendo o basico eu preciso de imediato para começar a trabalhar com pilates?

    Sds.

  22. ola ja passa de dois meses que tenho muita dor nas costa ela ataca muito a noite ja dormi em outra cama mas nada adiantou..acho que estou muito estresada ….pois passei por um momento muito dificil..me ajuda
  23. Respondendo para a Patrícia…

    Oi Patrícia!
    A quantidade de aparelhos vai depender do seu objetivo.
    Você pode iniciar apenas com pilates no solo e adquirir fitball, overball, rolo, tonning ball, magic ring e colchonetes. A quantidade de cada irá depender de quantas pessoas você deseja atender por aula, neste caso eu não recomendo mais do que 10.
    Se optar por montar um studio, pode adquirir um equipamento de cada. Reformer, Cadillac, Cadeira Combo, Barrel e Step Barrel. Como complemento alguns dos acessórios usados no solo que eu listei acima.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  24. Respondendo para a Mari…

    Oi Mari!

    O ideal é você procurar um médico fisiatra para investigar e tratar a causa de suas dores.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  25. Olá !

    Tenho 15 anos e sofro de dor na coluna devido a escoliose e uma vertebra maior que a outra.
    Gostaría de saber se o Pilates é indicado para meu caso, pois não quero ter que fazer natação ou hidroginástica.

    Desde já, agradeço.

  26. Respondendo para a Raíssa…

    Oi Raíssa!

    O pilates pode ajudá-la. Minha sugestão é que evite as aulas em grupo. Busque acompanhamento individual.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  27. Oi meu nome é marlene, e eu estava fazendo musculação, mas parei por falta de tempo. Estou pensando em fazer pilates que é só duas vezes por semana, mas gostaria de saber se aula de pilates define o corpo.
    Um abraço
  28. Respondendo para a Marlene…

    Oi Marlene!

    O pilates define corpo. Os efeitos são mais lentos que na musculação e, na minha opinião, mais harmoniosos!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  29. Qualquer Profissional dormado em pilates pode formar outro profissional para ministrar aulas de Pilates?
  30. Respondendo para o Osvaldo

    Oi Osvaldo!

    Excelente pergunta!
    A resposta é sim! Tecnicamente, qualquer profissional, de Educação Física ou Fisioterapeuta, com especialização em Pilates pode formar outro profissional. Afinal foi assim que tudo começou.
    Na prática não é isso que acontece, pois há uma exigência, por certificações, no mercado de trabalho Ou seja, quando o profissional chega para procurar emprego em um estúdio, vão pedir o certificado de onde fez o curso e se não tiver não será aceito.
    Dá até para começar sendo treinado por um colega, lendo livros, mas chegará um determinado momento que irão pedir uma prova de que você conhece a técnica e essa prova terá que ser de papel, ainda que voc6e seja excelente no que faz.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  31. gostaria de saber se o Pilates resolve problema de hernia de disco lombar????/
    • Respondendo para a Suzana

      Oi Suzana!

      Sim, o pilates pode ajudar no tratamento da hérnia de disco, mas tenha cuidado com a escolha do profissional.
      Como pôde ler neste post o pilates mal feito também pode causar um estrago enorme na sua coluna e no seu caso seria desastroso.
      Certifique-se da formação do profissional que irá atendê-la, procure atendimento em estúdio e evite turmas com muitos alunos.
      Ao menor sinal de dor, não faça o exercício.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Azarada?
    Escolhi uma clinica de fisio bem conceituada em minha cidade para a prática do pilates, fiz um pacote de 3 meses, e ao final INFLAMAÇÃO NOS LIGAMENTOS DO TORNOZELO, DE UM DOS JOELHOS E FASCITE PLANTAR, segundo o ortopedista resultado de SOBRECARGA do pilates. achei estranho qdo a fisioterapeuta disse q tinha passado um final de semana criando exercícios novos e em pesquisas na internet eu tinha lido que o método Pilates é um “esquema de exercícios criado pelo Pilates” ou seja como ela poderia estar “criando novos exercícios”. Tenho consciencia plena q o Pilates é benéfico a saúde qdo bem praticado, portanto aconselho sempre a busca de profissionais qualificados e uma avaliação de ortopedista antes. pq ninguem merece ficar quase 2 meses sem poder andar.
    Boa sorte a todas
    Leia
    • Respondendo para Leia

      Oi Léia!

      Que chato o que aconteceu com você, mas como leu no meu texto é mais comum do que as pessoas imaginam.
      Sim, Pilates criou alguns exercícios, mais do que isso ele criou algumas regras, diretrizes, o que não impede que nós, Professores e Fisioterapeutas, criemos novos movimentos tendo como base os conceitos criados por Joseph Pilates. Acontece que, como em qualquer outra atividade física, há pessoas que podem fazer determinados exercícios e outras não, cabe a nós, profissionais fazer essa avaliação.
      Eu prefiro sempre pecar pela falta, nunca pelo excesso, devagar chegamos longe!
      Conheça o blog Central do Pilates: http://www.centraldopilates.blogspot.com

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. Olá achu q o cara lá em cima tem razão aconteceu o mesmo comigo fiz um mês,sendo q só doia a minha coxa por causa do ciático,hoje dói a minha coluna inteira dor aguda insuportavel… não consigo nem fazer alongamentos,a dor persiste a uns 6 meses após me machucar no judô,tive q desisti do meu sonho e espera por um médico por 6 meses e os particulares só me enrolaram,bati raio x da coluna lombar indicou q eu tenho escoliose,e o pilates é mt ruim mesmo eu nao recomendo..só pra quem não tem problema na coluna reacomendo fazerem rpg
    • Respondendo para o Thiago

      Oi Thiago!

      Pilates, não é ruim. Pilates é excelente para quem tem problemas na coluna, tenho vários alunos nessa situação, com ótimos resultados. O problema está no profissional que te atendeu, tão ruim quanto os médico que estão te enrolando.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  34. Faço pilates a quase 4 meses,mas comecei sentindo dor no abdomem,já fiz vários exame,o médico chegou a conclusão que foi uma ruptura no músculo,esse diagnóstico pode ser uma possibilidade,obrigado.
    • Respondendo para a Edna

      Oi Edna!

      Não é comum, mas é uma possibilidade. Peça ao médico que faça exames de imagem para confirmar.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  35. Olá Profa.
    Li tds os comentários e respostas,mas nem um se aplica ao meu caso.Vou tentar ser breve:Fiz 2cirug de hérn.discal,uma em L5,S1,outra em L3,L4(sendo q nas duas fez fibróse interna),hoje já se passou 5anos e a minha situação só piorou,pois a pouco fiquei sabendo q agora tenho uma em L2,L3,isso fora adescopatia degenerativa,etc….RESUMINDO?TENHO CHANCES C/PILATES?
    PS:durante esse período,já fiz fisioterapia,hidrog.e nada dá certo,só dor.Hoje vivo a base de medicamentos.
    Desde já agradeço sua atenção!
    • Respondendo para a Alessandra

      Oi Alessandra!

      O pilates se for muito bem conduzido e em seções individuais pode ajudar, mas com certeza em um primeiro momento não poderá abandonar os medicamentos.

      Atenciosamente

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. fiz uma cirurgia de coluna lombar e coloquei um espaçador
    ( 1 ano e meio atrás)devido a hérnia de disco e agora sinto muitas dores na coluna lombar novamente, não tão fortes quanto antes de operar(eram insuportáveis)queria saber se o pilates pode me ajudar
    grato
  37. Olá, Professora.
    Comecei a praticar pilates semana passada. Duas vezes por semana. Ontem foi a minha terceira aula. Na primeira aula, saí de lá com a endorfina a milhão. Senti dores musculares no outro dia, mais disposição. Foi ótimo! Parece que tinha encontrado a minha atividade. Nunca gostei de academia. Fiz ballet por muitos e muitos anos e o pilates me lembrou muito o ballet. Só que na segunda aula, o professor me passou um exercício que devia levantar as pernas, alongando do quadril pra cima e deixando a metade do tronco no chão. Uma espécie de quase “vela” da ginastica olímpica, e nos meus pés tinha aquelas molas para empurrar (desculpa, tá dificil descrever sem saber os termos técnicos). Achei que fosse ser bem tranquilo esse exercício pois já tinha feito muita vela no ballet, mas logo na primeira tentativa, senti uma dor absurda na região lombar. Comuniquei ao professor, que me disse que era normal pois estava alongando as minhas costas. Como eu trabalho sentada, na frente do computador, o dia todo, achei plausível a resposta dele e continuei a fazer o exercício mesmo com muita dor. Os outros exercícios foram tranquilos, no entanto, fui embora com muita dor na lombar, acho que até inflamou, apesar de perceber que quando eu centralizava a coluna e prendia os musculos do abdomem, a dor passava. Achei curioso… Fiquei dias com a dor até passar. Bem, ontem tive minha terceira aula. Acabei não comentando da dor, esqueci. Os exercícios foram tranquilos, nenhum me machucou ali na hora. Só que hoje acordei novamente com a dor lombar, bem menos do que a dor que tive semana passada, mas mesmo assim é preocupante. Não sinto dores musculares hoje, só lombar. A sensação que tenho é que não trabalhei músculo nenhum e só sobrecarreguei a coluna. É comum sentir dor lombar nas primeiras aulas, levando em conta que trabalho sentada, por quase 12 horas por dia ou eu não devia ter sentido essa dor? Estou meio preocupada. Tanto o instituto quanto o professor são bem recomendados… Ah, tenho 30 anos, sou magra, porém flácida e bem alta. Não sei se isso ajuda na resposta.
    Obrigada e abraços.
    • Oi Marcela,

      Se dói está errado.
      Não é para sentir dor lombar nunca! Dor muscular tardia (aquela dor do dia seguinte), às vezes, mas esse tipo de dor de quem se machucou nunca!

      Como você foi bailarina deve ter muita facilidade na coordenação dos exercícios, por outro lado falta condicionamento físico. Você mesmo disse que leva uma vida sedentária e está flácida. Falta força! Por isso deve ir devagar como qualquer outro aluno iniciante.

      Converse com seu professor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  38. Olha Denise, parabéns pela preocupação em responder todos os comentários! Li tudo e me ajudou muito, estou pesquisando lugares para praticar o Pilates, não tenho perguntas, vim mesmo em busca de respostas. O comentário é apenas para incentivar sua postura ética e gentil! Abraços.
  39. Olá. Procurei o pilates devido a uma hérnia de disco na L5 S1. Desde as primeiras aulas comecei a ter dores fortes na lombar. Conversei com a professora que disse que é normal, pois estamos mexendo mais na regiao lombar e o corpo precisa se adaptar aos novos exercícios. Fazia academia antes e não sentia essas dores fortes. O que eu faço?? Paro com o pilates?
  40. tenho dores nas costas principalmente no lado esquerdo parace emdas costelas é indicado fazer pilates?
    • Oi Nivia,

      Pode ser que o pilates ajude, mas antes precisa investigar a causa da dor. Consulte um médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  41. Olá, professora Denise! Estou fazendo pilates há duas semanas para tratar uma contratura lombar que sofri ao fazer stiff de mau jeito na academia. Acontece que já na segunda aula fiquei com o joelho esquerdo dolorido por ter executado um exercício na chair que mais me lembra um afundo. A minha instrutora não me indicou nenhuma avaliação prévia e, mesmo que sejam duas alunas por aula, vejo muito conversa e poucas correções durante a execução dos exercícios. Toda aula me traz uma dorzinha diferente e já estou com medo de praticar Pilates. Parece ser muito bom, mas está me trazendo mais preocupações do que prazer.
    • Oi Mariana,

      Sua última frase diz tudo: “…está me trazendo mais preocupações do que prazer.”
      Minha recomendação é que escolha outro lugar para fazer ou ao menos troque de professora.
      Esse exercício na chair é normal, parece mesmo com o afundo no banco, eu só não o recomendaria para quem sofreu uma contratura fazendo stiff, não nessa fase que deve ser de recuperação.

      Abraços

      Prof. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique INforma » Blog Archive » Folha de São Paulo erra na sugestão de exercícios - [...] A indicação foi Pilates. Correto desde que a pessoa fique atenta ao que está na matéria, o programa de …
  2. Dicas sobre postura | Portal Fique Informa - [...] A má postura na realização dos exercícios também pode ocasionar dor nas costas, mesmo em atividades que deveriam ajudar …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>