Fique Informa

Wii fit: implicações na saúde e condicionamento físico

Já escrevi, no Fique INforma, algumas vezes sobre o Wii Fit. Tenho o vídeo game Wii e adoro jogar! Como profissional de Educação Física me encantei com suas possibilidades e comecei a questionar quais seriam seus efeitos na saúde e condicionamento físico dos usuários.

O lado saudável dos jogos Wii

Logo de cara, percebi que além de proporcionar boas horas de lazer, pode com certeza, ser um bom aliado ao Profissional de Educação Física na prescrição de exercícios. Uma ferramenta como tantas outras, mas com um apelo lúdico de poucas, o que poderia facilitar a aderência ao exercício.

A página Educação Física em Foco, no Facebook, trás a notícia sobre um estudo publicado no periódico The Journal of Strength & Conditioning Research, intitulado Resposta Metabólica ao Vídeo Game Wii Fit em Diferentes Níveis de Jogo. O objetivo era determinar o % do VO2 e o gasto energético de dois jogos diferentes, step e hula (bambolê). Clique aqui e leia o estudo na íntegra (em inglês). Os resultados sugeriram que o Wii Fit pode ser usado como uma atividade eficaz na promoção da saúde na população estudada. Claro que o estudo tem suas limitações a começar pela quantidade de sujeitos investigados, apenas oito mulheres, mas também mostra que o vídeo game pode ser uma boa ferramenta para quebrar o sedentarismo.
Um outro estudo que aponta na mesma direção foi conduzido pela Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha. O objetivo era mostrar que o Wii Fit ajuda crianças a emagrecer, o resultado foi positivo, apesar do gasto calórico com o exercício convencional ser maior. A explicação do sucesso está no tempo de execução e na aderência. Este estudo teve a participação de 70 crianças, 30 delas obesas.

Outro indicativo de que o Wii Fit pode ter um efeito positivo na saúde e no condicionamento físico da população foi a notícia da aliança entre a Nintendo, fabricante do jogo, e a AHA – Associação Americana do Coração, com a criação de um selo de aprovação que estará na embalagem dos jogos Wii, Wii Fit e Wii Sports Resort.

Minha experiência prática com o Wii Fit pode ser lida em Wii Fit: Eu testei – parte I e Wii Fit: Eu testei – parte II e apesar do meu entusiasmo com o brinquedo, fui bastante crítica em relação aos jogos experimentados. Outra experiência que ainda não comentei, mas pretendo escrever sobre o assunto foi o efeito agudo positivo na diminuição da glicemia do diabético, observada na utilização do jogo pelo meu filho.

O lado prejudicial dos jogos Wii

O que está sendo comemorado pelos profissionais da saúde como uma ótima opção para tirar as pessoas do sedentarismo e promover a saúde, justamente por favorecer a aderência, em alguns casos causa prejuízos pelo mesmo motivo.

Algumas pessoas gostam tanto de jogar Wii que acabam exagerando e o resultado tem sido um aumento na incidência de lesões musculares e articulares relatadas por médicos diversos países. A maioria não é grave, o que chama a atenção, mas não surpreende é o fato dessas lesões ocorrerem geralmente em pessoas sedentárias.

Outras questões que levanto, baseadas na minha experiência como Profissional de Educação Física e usuária do Wii Fit, foi o que relatei no post Wii Fit: Eu testei parte II, alguns exercícios liberados desde o início do jogo, são inadequados para iniciantes pois exigem, muita força, uma boa coordenação motora. Além disso o jogo, não tem como corrigir o posicionamento do jogador o que pode levar à execução dos movimentos com uma postura errada, aumentando as chances de lesões.

O problema não está no jogo em si, mas no exagero de quem joga. E como fazer para controlar esse tempo quando estamos nos divertindo? O Wii Fit avisa que está na hora de fazer uma pausa, resta apenas convencer a quem está se divertindo que está na hora de parar!

Implicações na saúde e no condicionamento físico

Acredito que não restem dúvidas sobre os benefícios dos jogos Wii Fit na promoção da saúde a medida que estimula a prática de atividades físicas, podendo proporcionar a melhora de algumas capacidades físicas e gasto calórico suficiente para promover o emagrecimento. Com relação às lesões, é uma questão de bom senso na sua utilização, as pessoas também se machucariam se fizessem exercícios convencionais na mesma proporção.

Já em relação ao condicionamento físico, por enquanto, só é possível afirmar que há melhora em sedentários, mas como todo mundo sabe qualquer movimento a mais melhora a condição física de quem não faz nada. Para indivíduos ativos e treinados seriam necessários outros estudos. Talvez se os exercícios forem aliados à orientação de um profissional, podem render bons frutos, por enquanto e ao que me parece fica só como uma ótima opção de lazer para os dias chuvosos e para reunir os amigos e se divertir.

E você o que acha? Qual sua experiência com esse jogo?

Sair da versão mobile