Fique Informa

Vírus pode ser principal causa do aumento da obesidade no mundo

Cerca de 30% dos obesos no mundo estão infectados pelo AD 36 (Adenovirus 36), que pode ser a principal causa do aumento da doença obesidade em todo mundo, nas últimas três décadas. A informação é do Dr. Richard Atkinson, médico, professor e pesquisador da Universidade de Virgínia, EUA, que coordena estudos internacionais sobre o vírus. Em palestra no XVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, realizado no último fim de semana (24 a 26 stembro) em São Paulo, o pesquisador afirmou que o número de obesos aumentou não somente nos EUA, mas em todos os países do mundo e até mesmo em animais – o principal motivo seria a infecção pelo vírus.

Atkinson analisou diversos estudos de instituições de todo o mundo, com grupos de pacientes e de cobaias diferentes. Um deles, por exemplo, envolveu aves, ratos e frangos infectados propositalmente com o AD 36, e o que se verificou foi um aumento de 50% a 150% no índice de massa corpórea dos bichos.

“Em longo estudo da Universidade de Wisconsin, eram utilizados primatas como cobaias e decidimos, então, aplicar o teste para descobrir se esses animais haviam sido infectados naturalmente pelo AD 36, o que, de fato, foi verificado. Por esses animais terem constituição fisiológica mais próxima à nossa, desconfiamos que o vírus pudesse acometer também os humanos”, observou o Dr. Atkinson.

A partir disso, 500 pessoas de Wisconsin e Naples, na Flórida, foram submetidas a teste de anticorpos para o vírus e foi constatada presença do antígeno em 56% dos pacientes, sendo 30% deles obesos e 11% não obesos: entre esses dois grupos foi notada uma diferença média de 25 quilos. Outros estudos foram realizados em países como Itália, Corea, China e República Techeca, e os vários testes administrados indicavam a presença do vírus em relevante número de pessoas obesas e não obesas.

Vírus da Obesidade

Não obesos com o vírus

“Estamos investigando a razão pela qual as pessoas não obesas infectadas pelo vírus não apresentaram um aumento do IMC. Trabalhamos com as hipóteses de que elas teriam sido infectadas há pouco tempo pelo AD 36, possuem algum tipo de resistência genética ao antígeno ou fazem um rígido controle de peso para não ultrapassarem os índices” explica o Dr. Atkinson.

O médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), que realiza o Congresso, comenta que a teoria encontra bases sólidas para se provar real. “O que temos visto é o aumento dramático da obesidade em todo mundo a partir da década de 80. Isso se deu em países em torno do globo muito divergentes entre si social e economicamente, o que não colocaria esses fatores como um motivo para o crescimento da doença. Também são descartados fatores genéticos para esse aumento, uma vez que três décadas não são suficientes para mudanças genéticas que causem tamanho impacto. A hipótese que associa obesidade e infecção do Adenovirus 36 tem se mostrado uma causa plausível.”

Como age o AD 36

O antígeno responsável pelo aumento do peso é contraído através das vias respiratórias superiores, e se espalha por todo o corpo. Uma de suas funções é estimular células tronco do tecido adiposo, conhecidas como pré-adipócitos, a aumentar o armazenamento de gordura. Em alguns animais foi verificada as tendências para o aumento também de órgãos e tecidos.

Via: ABRAN

Sair da versão mobile