Portal Fique Informa

Turismo Fitness. Um bom nicho para investir.

Manter a forma já faz parte do itinerário de férias de 79% dos turistas.  A mais recente tendência de jovens viajantes é a busca por destinos fitness. Inspirados em celebridades, os jovens estão trocando praias e cervejas por pacotes que incluem instalações fitness.Resultados de pesquisa realizada pela Hoteis.com mostra que o turismo fitness, está crescendo. Um grande número de pessoas de 18 a 35 anos agora consideram manter suas atividades fitness como uma parte importante de suas férias.

A pesquisa demonstra que há uma crescente procura por férias mais ativas, acompanhada por uma avalanche de “fitfluencers” nas redes sociais que combinam sol, mar e esporte. Além disso, 16% dos jovens turistas tendem a publicar uma foto suada pós-treino nas redes e 10% optam por fotos vestindo trajes de banho, a chamada “welfie”.

Investir em Turismo Fitness uma boa pedida

Leia também: Experiência do cliente nas academias. O que aprendi com Blair McHaney.

Clique aqui para conhecer a Escola Online de Negócios Fitness

Ainda de acordo com o levantamento, os milennials geralmente procuram experiências de férias mais exuberantes e incomuns e, além disso, admitem que usam exercícios para conhecer pessoas novas (27%) e explorar lugares a partir de uma perspectiva alternativa (32%). Criar memórias (42%) e provar que eles estão aproveitando ao máximo suas férias nas redes sociais (29%) também foram tendências identificadas pelo estudo.

O levantamento também aponta que 42% dos turistas desistem de desfrutar a alta gastronomia, 38% abrem mão do conforto, 32% dos passeios e até mesmo o álcool ficou de fora nessas férias, 24% dos viajantes trocam bons drinques para ficar em forma. Todos indicativos de que investir em turismo fitness pode ser uma boa pedida.

Os números animam

Os números animam e sobram opções para fomentar o turismo fitness, que vão das atividades mais pesadas e radicais às mais tranquilas, mas nem sempre leves, como aulas de yoga ou pilates, por exemplo.

Se você está pensando em abrir uma academia ou estúdio, ou ainda em uma próxima unidade do seu negócio, vale a pena considerar que ele tenha suas instalações dentro de um hotel. E não pense que isso é novidade, há academias que funcionam em hotéis e também atendem ao público externo, tudo é uma questão do tipo de contrato que irá fazer com o estabelecimento.

A moda fitness agora está tão relacionada a férias que a demanda por experiências desse tipo em hotéis também está em alta, foi o que mostrou alguns números da pesquisa. Instalações fitness de ponta (26%), personal training (20%), menus saudáveis(25%) e tecnologia fitness (17%) aparecem bem colocados na lista de desejos dos hoteis.

Enquanto os homens procuram participar de atividades físicas radicais nas férias, como cross-fit (12%), boot-camp de praia (12%) e wakeboard (16%), um quarto (25%) das mulheres optam por férias de bem-estar holísticas com meditação, yoga e tai-chi.

 “As opções fitness agora são tão importantes que os milennials estão escolhendo hotéis se baseando nas condições das instalações disponíveis para ginástica – e os hotéis estão se adequando a essa realidade”, diz Juan Pasquel, diretor de Marketing da marca Hoteis.com.

Cinco atividades mais procuradas por viajantes

  1. Força e musculação (69%)
  2. Montanhismo (45%)
  3. Personal training (34%)
  4. Natação (26%)
  5. Yoga (25%)

Pesquisa feita com 8400 adultos em 28 países, realizado pelo One Poll entre 31 de março de 2017 e 21 de junho de 2017.

Para inspirar. Confira o que já existe no mundo do turismo fitness

Westin Verasa Napa, Califórnia

Graças ao seu novo programa Gear Lending, os hóspedes do The Westin Verasa Napa têm acesso a sapatos e roupas da marca New Balance durante a sua estadia. Opção para quem viaja sozinho ou acompanhado. A academia e a piscina oferecem opções fitness e o menu especial SuperFoods Rx garante que as refeições sejam sempre saudáveis.

BodyHoliday Cap Estate, Santa Lucia 

Toda a propriedade é focada no estilo de vida fitness e é possível reforçar  o espírito de acampamento dos viajantes por meio de atividades como arco e flecha, esgrima ou esportes aquáticos. A aula de spinning no Tree House Studio, um quarto fechado com vidro que fica em cima de uma árvore, definitivamente entra na categoria “must go”. O hotel também disponibiliza yoga no Zen Deck – uma plataforma gigante de 25 metros de altura em uma árvore gigante.

1711 Ti Sana Detox Retreat & Spa, Milão

Perfeito para desintoxicação, perda de peso e melhoria de estilo de vida, oferece uma abordagem abrangente para o bem-estar por meio dos programas personalizados ‘Healtheatarian’ do Ti Sana, que combinam nutrição orgânica vegana, atividade física terapêutica e terapias holísticas para garantir que os convidados se sintam descansados.

Park Hyatt Tokyo, Tóquio

Uma academia no 47° andar de um aranha-céu! O ginásio e o estúdio de aeróbico cercam ambos os lados da piscina, no 47º andar do hotel iluminado pelo céu, que garante uma privilegiada vista da paisagem urbana de Tóquio e das encostas sagradas do Monte Fuji. A academia é equipada com aparelhos de musculação e equipamentos de ginástica da LifeFitness e personal trainers que orientam os hóspedes e membros com programas fitness personalizados. A piscina é incrível também!

Sair da versão mobile