Portal Fique Informa

Tênis para correr. Qual é o melhor?

O tênis é o acessório mais importante para quem pratica corrida, muitas vezes ignorado pelos iniciantes, mas extremamente necessário para que quer começar a correr 10 km, por exemplo. Quanto maior a distância, maior o desgaste físico, mais importante será escolher um tênis para correr.

A corrida pode ser considerada como a modalidade mais democrática que existe, você pode correr sozinho ou acompanhado, contar com a ajuda de um profissional para dar a orientação ou até usar um personal virtual para a corrida, a única coisa que não dá para abrir mão é escolher o melhor tênis para correr!

 

A ideia de escolher um bom tênis para correr vem de que eles seriam responsáveis por evitar algumas lesões características da corrida. O primeiro ponto que deve ser observado é que não existe um tênis certo para correr, existe o melhor tênis para você correr. Essa afirmação vem dos principais pesquisadores em calçados desportivos, boa parte do resultados das pesquisas são sujeito dependentes, ou seja, dependem muito mais das característica do indivíduo, do que do tênis. Outro ponto importante a ser observado quando falamos em lesões causadas pela corrida é a falta de preparação física adequada que pode ser resolvida com treinamento principalmente o fortalecimento dos membros inferiores.

Embora o uso do melhor tênis para correr possa ajudar na prevenção de lesões e na melhora da performance, existem outras dicas para correr que são igualmente importantes como respeitar o descanso, pois não adianta ter o melhor sistema de amortecimento no seu tênis se não fizer pausas adequadas para a recuperação.

Escolhendo o melhor tênis para correr

Tênis para correr e tipos de piso

Bom sistema de amortecimento;

Solado resistente, mas um pouco flexível.

Flexível;

Solado antiderrapante.

Se a terra for macia, fofa, opte por um tênis com características do usado na grama.

Se a terra for batida, dura, opte por um tênis com características do usado no asfalto.

Solado resistente;

Material reforçado no bico e nas laterais;

Ranhuras altas na sola (facilita que o barro desprenda);

Solado pode ser mais baixo;

Solado deve ser mais largo;

Material deve impedir a entrada de areia;

Leve.

Calçado baixo, muito próximo ao chão;

Leve;

Solado aderente;

Com ou sem pinos, dependendo do tipo de prova.

Solado flexível e com boa aderência;

Feito com material que facilite a troca de calor.

Sair da versão mobile