Ícone do site Fique Informa

Tendências Fitness 2024 no Brasil e no Mundo

Conheça as tendências fitness 2024 no Brasil e no Mundo que poderão servir de balizador para seu negócio. Anualmente o American College of Sports Medicine (ACSM) divulga no seu seu Health & Fitness Journal. as tendências para o fitness. O resultado de sua pesquisa 2024 ACSM Worldwide Fitness Trends: Future Directions of the Health and Fitness Industry, em sua 18ª edição, foi usada uma amostra com 1.997 respostas válidas dadas por profissionais da área.

Na pesquisa de tendências deste ano oferece maior validade e confiabilidade. Havia 45 tendências possíveis em oito categorias. As categorias de tendências foram projetadas para criar um contexto para que os participantes da pesquisa entendessem melhor os itens de tendência individuais. 

A tecnologia vestível aparece como tendência número 1 desde 2016 (com exceção do número 3 em 2018 e do número 2 em 2021). A promoção da saúde no trabalho ficou fora do top 20 por muitos anos (nº 27 em 2021, nº 28 em 2022, nº 30 em 2023), mas aparece em segundo lugar em 2024. Três das quatro tendências de tecnologia digital surgem no top 20, o que pode indicar um foco contínuo na conectividade e no feedback para melhorar comportamentos e resultados vindos do exercício físico. Empregar profissionais de fitness certificados, a tendência nº 6, avança para o topo da lista de tendências (nº 9 para 2023, nº 13 para 2022).

TOP 20 TENDÊNCIAS FITNESS 2023 no mundo

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Worldwide Survey of Fitness Trend é uma ferramenta importante para a tomada de decisões do setor, para o ano que inicia e também para os anos seguintes. Confira abaixo as top 20 tendências fitness 2024.

1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível)
Equipamentos, como relógios e smartbands, que monitoram além da frequência cardíaca, calorias, tempo sentado, sono e a prática de diversas atividades.

2. Promoção da saúde no trabalho

Novidade na lista de tendências. Tem relação com um crescente interesse na saúde e na qualidade de vida, incluindo a produtividade no local de trabalho. O incentivo a comportamentos promotores da saúde (por exemplo, atividade física e exames preventivos), muitas vezes reduzem custos trabalhistas, aumentam a produtividade no local de trabalho e melhoram a saúde mental. Alguns exemplos de promoção da saúde no trabalho incluem acesso a instalações de fitness, associações atléticas para funcionários e aulas de educação em saúde.

3. Programas de Condicionamento Físico para Idosos.
Esta é uma tendência que enfatiza e atende às necessidades de condicionamento físico dos baby boomers e das gerações mais velhas. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e desejando permanecer saudáveis ​​e fisicamente ativas durante toda a vida. Há anos que chamo atenção para os exercícios com foco nesse público e hoje ele aparece nas tendências fitness 2023, muito bem colocado.

4. Exercício para perda de peso. 
Essa tendência incorpora programas de perda de peso com um programa de exercícios. A combinação de atividade física e treinamento físico com dietas e aulas de culinária pode trazer benefícios adicionais.

5. Reembolso para profissionais qualificados

É uma tendência revista dos anos anteriores, que defendiam o licenciamento para profissionais qualificados. Esse reembolso pelos serviços que os profissionais prestam servem como reconhecimento deles como parte preponderante nos cuidados de saúde. No Brasil, essa tendência vem ao encontro de um projeto de lei do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) que permite deduzir no Imposto de Renda (IRPF) gastos com academias, centros de saúde física e outros estabelecimentos especializados na prática de atividades físicas (PL 3.276/2021).

6. Empregar profissionais habilitados

As empresas fitness reconhecem a importância de contratar profissionais habilitados, o que comunica aos clientes que um profissional obteve conhecimento proficiente para apoiá-los em seus objetivos com o exercício físico. Pode-se confiar que esses profissionais possuem o nível mínimo de habilidade para prescrever exercícios com segurança. No Brasil, essa tendência não faz sentido uma vez que para atuar no mercado é obrigatório curso superior em Educação Física e registro no CREF,

7. Apps de exercícios para dispositivos móveis
Compatíveis com a maioria dos dispositivos móveis, esses aplicativos podem incluir instruções de áudio e visuais para começar a se mover quando sedentário ou quando iniciar e parar o exercício. Há uma variedade de empresas e marcas que produzem esses aplicativos.

8.Exercício para a saúde mental

A saúde mental inclui o bem-estar emocional, psicológico e social. Aproximadamente um em cada oito indivíduos em todo o mundo é afetado em graus variados por doenças mentais, segundo a OMS, e o exercício regular pode servir como fator de proteção.

9. Desenvolvimento atlético juvenil

Treinamento de jovens focado no desenvolvimento de habilidades motoras, força e coordenação. Crianças e adolescentes aprendem padrões básicos de movimento e se preparam para desenvolverem novas habilidades. Em ano de jogos olímpicos é comum aumentar a demanda de crianças e adolescentes pela prática de esportes.


10. Treinamento Personalizado
É o Personal Training. Um programa com metas, avaliação e acompanhamento individual. Os personal trainers fornecem instruções técnicas de exercícios, monitoram a melhoria e os exercícios de progresso com cada encontro do cliente e com base no progresso do cliente

11. Medicina do Estilo de vida
Promove comportamentos saudáveis ​​como base para cuidados médicos, prevenção de doenças e promoção da saúde. Exemplos de comportamentos-alvo do paciente incluem, mas não estão limitados a, eliminar o uso de tabaco, melhorar a dieta, aumentar a atividade física, moderar o consumo de álcool e o estresse e aumentar a conexão social. A medicina do estilo de vida é a prática baseada em evidências de ajudar indivíduos e suas famílias a adotar e manter comportamentos saudáveis ​​que afetam a saúde e a qualidade de vida.

12. Atividades ao ar livre.
Esta tendência permite que os profissionais de saúde e fitness ofereçam mais atividades ao ar livre, como caminhadas em grupo, cavalgadas ou caminhadas organizadas. As atividades podem ser eventos curtos, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias, juntamente com desafios ECO, como stand-up paddleboards, caiaque, mountain bike e caminhadas no interior.

13. Coaching de bem-estar e saúde
Essa tendência usa uma abordagem individual e, às vezes, de pequenos grupos, com o treinador fornecendo suporte, estabelecimento de metas, orientação e incentivo. O coach de saúde/bem-estar concentra-se nos valores, necessidades, visão e objetivos de curto e longo prazo do cliente, usando técnicas de mudança de comportamento que orientam as estratégias de intervenção. São profissionais integram princípios e teorias da ciência comportamental em programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida, ajudando a preencher a lacuna entre a parte clínica e pessoal.

14. Treinamento Físico Funcional
Programas de treinamento que visa a melhora das capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, estabilidade, mobilidade) utilizadas no cotidiano.

15. Yoga
O yoga pode ser realizado individualmente, em grupos e com ou sem um instrutor ao vivo por meio de formas como power, hot ou yoga restaurativa. Do iniciante ao especialista, vídeos instrutivos, livros e certificações de ioga fornecem técnicas e práticas avançadas para alunos de todos os níveis. A ioga tradicional inclui Hatha, Vinyasa, Ashtanga, Bikram e Iyengar, mas assumiu uma variedade de versões mais recentes e agora está disponível como vídeos e livros sob demanda.

16. Exercise is Medicine (exercício é remédio)
Exercise is Medicine (EIM) é uma iniciativa global de saúde que incentiva médicos e outros profissionais de saúde a incluir avaliação e tratamento de atividade física como padrão de atendimento ao projetar um plano de tratamento. Exercise is Medicine recomenda que os médicos encaminhem os pacientes para programas de exercícios baseados em evidências e profissionais qualificados de saúde e condicionamento físico. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de saúde e fitness como parte da equipe de saúde em suas comunidades locais.

17. Treinamento de Força com Pesos Livres.
Com foco no movimento adequado e na técnica de levantamento, esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e/ou kettlebells para melhorar ou manter a aptidão muscular, manipulando repetições, séries, ritmo, carga e seleção de exercícios para atingir metas específicas de aptidão muscular.

18. Tecnologia de treinamento baseada em dados

Demonstra a importância da tecnologia digital na indústria do fitness. Os clientes podem usar dados em tempo real, como frequência cardíaca e velocidade para orientar suas experiências de treino, permitindo instruções individualizadas, mesmo em grupo onde podem haver vários níveis de condicionamento físico, com apenas um profissional de Educação Física. O feedback em tempo real durante um treino educa os clientes sobre os parâmetros do exercício. Profissionais de Educação Física devem manter-se atualizados sobre o cenário digital na saúde e no fitness para aprimorar ou diversificar as ofertas de programas.

19. Treinamento personalizado on-line

Treinamento usa tecnologia digital para fornecer programas de exercícios online individuais e em grupo. Pode incluir sessões de treinamento interativas ao vivo ou programas de modelo de treino assíncronos/pré-gravados com um profissional habilitado e permite aos profissionais uma forma mais eficiente e conveniente de alcançar mais clientes com seus programas de exercícios. Pode melhorar a acessibilidade dos serviços.

20. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).
Esses programas de exercícios geralmente envolvem sessões repetidas de exercícios de alta intensidade (> 80% da frequência cardíaca máxima), combinadas com períodos de descanso. O treinamento intervalado de alta intensidade pode ser aplicado a uma variedade de atividades físicas.

TOP 20 TENDÊNCIAS FITNESS 2023 no Brasil

A pesquisa brasileira foi aplicada com base na pesquisa desenvolvida pelo American College of Sports Medicine (ACSM). Vale lembrar que no Brasil, a Lei 9696 de 1998 determina que a orientação das atividades físicas e esportivas são prerrogativa do Profissional de Educação Física. Para se tornar um Profissional de Educação Física é necessário fazer curso superior na área e ter registro no CREF. por isso 95,3% dos entrevistados não possuem certificação do ACSM ou de qualquer outra instituição certificadora. Uma vez que o diploma e registro no CREF são obrigatórios e as certificações servem apenas como complemento à formação.

  1. Exercícios para a 3ª idade
  2. Exercícios para a perda de peso
  3. Treinamento personalizado
  4. Treinamento funcional
  5. Treinamento de força tradicional
  6. Exercício para a saúde mental
  7. Mensuração de resultados
  8. Programa de pós-reabilitação ou grupos especiais
  9. Grupos de caminhada, corrida e ciclismo
  10. Atividades ao ar livre
  11. Equipes de trabalho multidisciplinares
  12. Exercícios para a saúde infantil
  13. Tecnologia vestível
  14. Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)
  15. Medicina do estilo de vida
  16. Liberação miofascial
  17. Programa de exercícios pré e pós-natal
  18. Promoção da saúde no trabalho
  19. Treinamento em circuito
  20. Aplicativos de exercícios
Sair da versão mobile