Fique Informa

Suplementação é saudável? Suplementação engorda?

Existem muitos mitos que envolvem o tema. Por conta disso uma das perguntas mais é comuns é se suplementação é saudável. Muita gente se pergunta se suplementação é remédio, se suplementação engorda ou se é só para atletas.

Para falar em suplementação precisamos voltar uma casa e falar de alimentação.  Nosso dia a dia se modificou muito ao longo dos anos, e se a medicina evolui o suficiente para tratar doenças “incuráveis”, o corpo humano tem mostrado que precisa de cada vez mais energia para suportar o estresse causado diariamente. Entre os pontos mais afetados por este novo estilo de vida, está a alimentação – o pilar inicial da saúde do organismo.

Alimentação e suplementação

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Quando mulheres devem usar suplementos alimentares

Um cotidiano corrido faz com que muitas pessoas tenham grande dificuldade em se alimentar de forma adequada, desta forma deixam de ingerir muitos nutriente indispensáveis para o corpo. São muitos lanches, cafés, “petiscos” e refeições pesadas que não agregam na nossa saúde.

Desta forma fica ainda mais difícil suprir as necessidades do nosso corpo apenas com a alimentação. São nesses casos que a suplementação se torna necessária.

“A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades nutricionais. São vários os sintomas que indicam a deficiência de nutrientes, tais como imunidade baixa com recorrência frequente de resfriados, câimbras, unhas fracas, cabelos quebradiços e ressecados, manchas na pele, fraqueza, doenças periodontais, problemas ósseos, obesidade, diabetes e até mesmo depressão e câncer”, afirma a Dr.ª Dalila Marciele Nunes, nutricionista e consultora da Vital Natus.

A suplementação tem como função dar ao organismo todos as vitaminas e minerais que ele precisa, porém, deve ser sempre ingerida com a orientação médica e nunca por conta própria. “As pessoas confundem os suplementos esportivos utilizados por atletas para ganhar massa muscular ou emagrecer, com os suplementos vitamínicos que ajudam a pessoa a ter os nutrientes diários para prevenir e tratar doenças”, conta a nutricionista.

Suplementação é saudável, engorda?

A suplementação inadequada poderá trazer sérios prejuízos à saúde das pessoas. Ferro demais pode se depositar nas artérias e causar cansaço. Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. Além disso, se o indivíduo for mal orientado, pode aumentar o percentual de gordura, ter acne, gases e alergias respiratórias, no caso de consumir um excesso de proteínas. Pode, ainda, apresentar dificuldade de digestão”, ressalta.

Outra questão comum é se os suplementos engordam. É aí que entra a orientação médica. Dalila explica que eles não possuem calorias, portanto não engordam. Porém, o que acontece é que esses nutrientes podem participar de funções que aumentam o apetite, fazendo com que a pessoa coma mais e ganhe mais peso. Portanto, é fundamental saber como é a sua saúde e deixar que um médico avalie cada caso, recomendando a suplementação certa para cada um. Ela detalha ainda mais: esclarece que é necessário saber da rotina da pessoa, se pratica exercícios, quanto tempo pratica e a intensidade deles.

Crianças também podem necessitar de suplementação, e assim como no caso dos adultos, é importante ter o aval e o acompanhamento do pediatra. Vale também verificar os fabricantes desses suplementos e ficar atento até mesmo na embalagem que conservam os comprimidos, pois dependendo do nutriente, eles necessitam de invólucros especiais em diferentes cores para conservar o seu efeito. Em outras palavras, com a orientação médica, é possível descobrir se há a necessidade de entrar com o suplemento e o seu consumo adequado, sem mitos, sem medos e, principalmente, sem neuras.

Dr.ª Dalila Marciele Nunes – Nutricionista – CRN 8457

Sair da versão mobile