Portal Fique Informa

Suco de laranja ajuda a emagrecer, diz estudo

A matéria exibida no Jornal Hoje afirma que suco de laranja ajuda a emagrecer. A notícia é baseada em um estudo feito pela UNESP de Araraquara e joga pelo ralo o que muita gente pensava, que suco de laranja engorda.

Um copo com 250 ml de suco de laranja tem cerca de 120 cal e o que a pesquisadora, que estuda o assunto há dez anos, percebeu é que mesmo quem tomava grandes quantidades de suco de laranja por dia, não ganhava peso. O segredo está na sensação de saciedade gerada pelo suco.

A mudança, a partir desse estudo e principalmente depois de ser veiculada em rede nacional, deve gerar uma corrida pela laranjas. As pessoas vão começar a tomar litros e sentar no sofá esperando o resultado milagroso. Não é por aí.

Suco de laranja ajuda a emagrecer

O suco de laranja não é uma substância mágica que vai queimar a gordura acumulada no corpo . A ação do suco de laranja é no aumento dos níveis de leptina no corpo. A leptina é um hormônio que age no hipotálamo e inibe o apetite. Portanto a mágica feita pelo suco é a de controlar a fome.

O controle do apetite é apenas um benefício extra pois o suco de laranja é rico em vitamina C, betacaroteno, potássio, ácido fólico e outros compostos importantes para o funcionamento do organismo. Além dele existem outros alimentos que também causam sensação de saciedade como a linhaça, o arroz integral, leite e derivados, oleaginosas, aveia dentre outros alimentos. Para não cometer erros e nem abusos é importante consultar um nutricionista para saber qual a melhor forma de consumir esse alimentos e como podemos tirar melhor proveito deles.

Dicas para emagrecer com suco de laranja

  1. O resultado foi conseguido tanto com suco natural quanto com o industrializado. Lembrando que o natural será sempre mais saudável do que o outro;
  2. Usar açúcar para adoçar o suco tem o efeito contrário, não apenas pelo aumento na quantidade de calorias, mas porque o suco passa a ser absorvido mais rapidamente pelo organismo;
  3. Não substitua as refeições principais pelo suco, mas vale substituir um lanche;
  4. Não invente a dieta do suco de laranja, use-o como aliado no controle de peso;
  5. Faça exercícios e consulte um nutricionista.

 

Sair da versão mobile