Fique Informa

Suar não faz emagrecer. Entenda por que transpirar não emagrece.

Um equívoco bastante comum são as pessoas acharem que o exercício que estão fazendo não é um bom exercício, porque não estão suando. Geralmente o suor é associado ao emagrecimento, mas a verdade é que suar não faz emagrecer.

Suar também não é indicativo de exercício bom, ou exercício que faz efeito e tão pouco nos conta sobre a intensidade do exercício.

A transpiração tem uma função muito específica no nosso corpo: regular a temperatura.

Suar não faz emagrecer, suamos para esfriar o corpo

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

O que na verdade ajuda a esfriar o corpo não é o suor, propriamente dito, mas a evaporação dele.
Nosso corpo precisa manter a temperatura interna equilibrada para que funcione adequadamente. Quando os tecidos mais profundos do nosso corpo aquecem, e isso pode acontecer pelo aquecimento da temperatura ambiente, por exemplo e também pelo exercício, alguns mecanismos são acionados para evitar o superaquecimento.

No entanto quando a temperatura ambiente ultrapassa a temperatura corporal, ou quando há uma grande carga de calor metabólico, as vias de dissipação de calor, condução, convecção e irradiação, são insuficientes para esfriar o corpo, a única forma de realizar a regulação térmica é pela evaporação do suor e pela evaporação da água pelo sistema respiratório, sendo esse último, bem menor.

De acordo com McArdle (1998), em exercícios intensos e prolongados a temperatura corporal pode aumentar e 1°C a cada 5 a 7 minutos. E o que aconteceria se nosso corpo não puder resfriar a temperatura? Aconteceria o superaquecimento, que me referi acima, e que pode levar à morte.

Quando pode acontecer o superaquecimento

O superaquecimento pode ocorrer quando a evaporação do suor fica prejudicada. Isso é comum em locais cuja umidade relativa do ar é alta.
Quando a umidade relativa do ar é alta, as gostas de suor acumuladas na pele, não evaporam, elas pingam sendo uma perda de líquido inútil, que pode levar à desidratação e ao superaquecimento.

Outra forma inútil de se perder o suor e enxugando continuamente o corpo com uma toalha, impedindo a evaporação.

Se suar não faz emagrecer, por que as pessoas acham que sim?

Por que associam um exercício intenso, que as deixa ofegantes, com o aumento do suor. E sabem que exercícios mais intensos gastam mais energia.

No entanto se fizermos exercícios intensos em um ambiente mais fresco, ou até mesmo frio, com ar condicionado, por exemplo, vamos transpirar menos, do que em ambientes mais quentes e o gasto calórico será o mesmo. Assim fica mais fácil entender por que suar não faz emagrecer.

Agora você pode estar pensando naquele colega que transpira demais na academia, mesmo quando o ar condicionado está no talo. Aquele colega que faz uma piscina de suor em volta da bike na aula de spinning, por exemplo. Talvez isso aconteça com você e não com seu colega. O nome dessa condição é hiperidrose.

A hiperidrose não é uma doença grave, mas precisa ser tratada, se esse for o seu caso busque ajuda médica para obter mais orientações. Eu escrevi um texto sobre o assunto que você pode ler clicando aqui.

Você não precisa trocar de exercício porque não transpira

Se você estava pensando em trocar de exercício, pois estava associando o pouco suor ao resultado desejado. Esqueça! Principalmente se o resultado for o emagrecimento.

O emagrecimento depende de vários fatores, mas nenhum deles incluir o suor! Quando você se pesa antes e depois do exercício e verifica que o peso na balança esta menor, a única coisa que você perdeu ali foi líquido.

Entendeu por que suar não faz emagrecer?

Referência: McArdle W. D., Katch F. I. & Katch V. L. Fisiologia do exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano – 4ª Edição. Rio de janeiro: Editora Guanabara Kooga S.A., 1998.

Se preferir assista ao vídeo que inclui a explicação sobre emagrecimento e atividades que ajudam a emagrecer.

Sair da versão mobile