Fique Informa

Simulador de caminhada emagrece?

A quantidade de pessoas que pesquisam se o simulador de caminhada emagrece é tão grande que resolvi escrever sobre o assunto. Já fiz outros textos sobre o simulador de caminhada e também sobre emagrecimento e o que vou explicar aqui não é muito diferente do que já falei antes.

Sim, é possível emagrecer usando o simulador de caminhada, assim como é possível emagrecer usando a esteira, o elíptico, o step, o jump. O que faz emagrecer não é o equipamento usado mas a forma como ele será usado! E essa forma a que merefiro significa: intensidade do exercício.

Simulador de caminhada emagrece

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

Estou sempre batendo na mesma tecla, isso acontece porque ainda não descobrimos uma outra forma de fazer com que os exercícios surtam o efeito desejado. É claro que há quem pregue por aí sobre os exercícios de altíssima intensidade feitos em curto espaço de tempo (HITT), mas eles não servem para qualquer pessoa, o mais seguro continua sendo os exercícios de média e longa duração e intensidade média.

Observe que em ambos os casos a tal da intensidade sempre aparece e no simulador de caminhada não é diferente. Fazer exercício no simulador de caminhada emagrece a medida que você se exercita em uma intensidade adequada que gere energia suficiente para queimar gordura. Uma boa analogia para entender essa lógica é prestar atenção no que acontece com aqueles experimentos onde pedalar uma bicicleta faz acender uma lâmpada. Já observou algum experimento desse tipo? Acontece que quanto mais rápido se pedala a bicicleta, maior a intensidade da luz emitida pela lâmpada, quanto mais tempo conseguir pedalar mais tempo a lâmpada ficará acesa. A lâmpada nesse caso seriam as calorias gastas.

Ocorre que se saírmos por aí, desesperados fazendo o exercício no simulador de caminhada ou em outro equipamento, a toda velocidade, não passaremos de apenas alguns segundos. Então como fazer?

Como controlar a intensidade do exercício no simulador de caminhada

Para controlar a intensidade do exercício é preciso mensurá-la. A forma que temos mais simples de medir a intensidade de um exercício é usando a frequência cardíaca. Quando nos exercitamos o coração pode se comportar de duas formas:

  1. Acelerar rapidamente e cansar: Nos movimentamos rapidamente, como em uma corrida de curta distância, o coração dispara, ficamos cansados e não conseguimos continuar o exercício.
  2. Acelerar gradualmente e manter: Começamos um exercício de forma gradual e mantemos um ritmo determinado, o coração acelera gradualmente e depois de um tempo mantém a mesma frequência cardíaca por um certo período de tempo voltando a acelerar novamente até ficarmos cansados e não conseguirmos realizar o exercício.

É dessa segunda forma que devemos buscar trabalhar. Quanto mais tempo conseguirmos manter a frenquência cardíaca nesse platô, melhor para emagrecer de forma segura.

Para controlar a intensidade no simulador de caminhada você precisará de um monitor cardíaco. Existem alguns simuladores de caminhada que já vem com essa função, veja no texto Qual é o melhor simulador de caminhada.

Você deve iniciar o exercício aumentando ou a velocidade de execução ou a amplitude do movimento, no simulador de caminhada, gradualmente até atingir uma frequência cardíaca que fique entre 65% e 75% da frequência cardíaca máxima, já que o seu objetivo é emagrecer. No texto Simulador de caminhada: como usar, explicamos melhor como deve fazer.

Para saber qual é a sua frequência cardíaca máxima convém fazer um teste cardiovascular ou cardiorespiratório (peça ao seu cardiologista). Depois basta calcular a faixa de frequência cardíaca que irá se exercitar (se você fizer o teste cardiorespiratório também conhecido como ergoespirométrico já terá esses valores não sendo necessário calcular). Existem várias fórmulas para fazer esse cálculo, eu recomendo usar:

FCtreino = ((FCmáx – FC rep) x intensidade %) + FC rep

-> FC máxima: dada pelo teste (ou 220 – idade)*

-> FC repouso: dada pelo teste (ou medida sentado em repouso por 5 minutos)

-> intensidade: por exemplo 65% multiplique por 0,65 | 85% multiplique por 0,85)

* o cálculo 220 – idade só deve ser usado em último caso pois a exatidão do resultado do cálculo fica bastante prejudicado.

Agora que você já entendeu que o simulador de caminhada emagrece e como deve fazer para alcancçar o seu objetivo, é só começar!

 

Sair da versão mobile