Fique Informa

Sexo e exercício: entenda essa relação

casalnacama.jpg

Não dá para pensar em um bom desempenho sexual sem que haja saúde física e emocional. Se nos preocupamos em estar preparados para melhorar na corrida, agüentar uma aula de jump ou não infartar subindo a escada, por que não nos preocuparmos com o mesmo no ato sexual?

A relação sexual envolve capacidades físicas como força, resistência, flexibilidade e condicionamento cardiorespiratório. Todos treináveis através do exercício.

Uma melhor flexibilidade favorece e deixa mais confortável determinadas posições . A melhora da força e da resistência permite que as pessoas permaneçam por mais tempo em posições mais difíceis e que suportem o peso do parceiro. Já o condicionamento cardiorespiratório permite ter mais fôlego na hora do sexo.

Alguns exercícios realizados nas aulas de Pilates e Yoga favorecem o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, facilitando a contração da vagina, podendo trazer mais prazer para ambos. A impotência pode ser prevenida a medida que o exercício contribui para melhorar a circulação sanguínea.

O exercício libera endorfina  que pode aumentar a predisposição sexual, aumenta a produção de testosterona (nas mulheres em menor quantidade) que ajuda na “vontade de fazer sexo” e nas mulheres aumenta a produção de estrogênio que ajuda na lubrificação da vagina.

Do ponto de vista emocional pessoas que se exercitam tendem a ter uma auto-estima elevada, tem mais autoconfiança, pois tendem a estar mais satisfeitas com o próprio corpo.

Sexo equivale a quanto de exercício?

A relação sexual equivale em média à um exercício de leve à moderado. Posso citar como exemplos a caminhada a em terreno plano a 3km/h (leve) e entre 5 – 6 km/h(moderado). Só por curiosidade…durante o orgasmo dá para queimar de 60 kcal à 100 kcal.

Excesso de exercício atrapalha o sexo

Contudo exagerar no exercício pode ter efeito contrário. O mais óbvio tem relação com o cansaço físico, se você está exausto porque pedalou ou correu demais, não terá disposição para o sexo, no máximo uma rapidinha!

Do ponto de vista fisiológico excesso de exercício aumenta o nível de cortisol, que aparece em situações de stress, e diminui o desejo sexual. Outro fator que pode influenciar de forma negativa é quando a prática de exercícios torna-se uma obseção. Quem passa a maior parte do dia preocupado com o próprio corpo, passa horas malhando, pode colocar o sexo em segundo plano assim como outras atividades como o trabalho e o estudo.

O exercício é um excelente aliado para melhorar sua performance na cama, mas não exagere, você pode acabar esquecendo de uma das leis do treinamento físico: a especificidade da tarefa!!!

Leia também:

Pesquisa confirma: Homem que malha corre menos risco de falhar

Sair da versão mobile