Fique Informa

O que é sedentarismo?

Você sabe o que é sedentarismo? A palavra sedentarismo tem sua origem na antropologia. É o termo usado para designar a transição da população nômade para a permanente (Wikipédia).

Há milhares de anos deixamos de ser nômades e quanto mais “moderna” se torna nossa sociedade, mais sedentários no tornamos, pela simples falta de necessidade de nos movimentarmos para cumprir com nossas tarefas cotidianas. Há pouco mais de 20 anos precisávamos nos levantar para trocar o canal da tv e atender ao telefone, girávamos uma manivela para abaixar o vidro do carro, hoje sequer precisamos sair de casa para fazer nossas compras de supermercado, basta um laptop e uma conexão wireless com a internet. Eu mesma estou trabalhando sem sair de casa, confortavelmente sentada no sofá da minha casa, escrevendo este texto para você. Com isso criou-se a necessidade de um movimento “forçado” através do exercício ou da atividade física e o termo sedentarismo passou a ser empregado como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas.

Nosso corpo não foi feito para ficar parado, assim como uma máquina que não é ligada enferruja, um corpo sedentário acaba se estragando. São inúmeras as doença associadas ao sedentarismo. O aparelho locomotor sofre com a perda de força muscular, diversos problemas articulares como a artrose, problemas ósseos como a osteoporose, além de comprometer o funcionamentto de diversos orgãos e facilitar o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, infarto do miocardio, entre outras.

Sair do sedentarismo é muito fácil

A OMS (organização Mundial da Saúde) preconiza um mínimo de 30 minutos de atividade física moderada diariamente para evitar o aparecimento das doenças crônicas citadas. No Brasil exsite um Projeto chamado Agita São Paulo que trás dicas, atividades e eventos, vale a pena conferir.

Dia mundial da Atividade Física

No último domingo, dia 5 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Em São Paulo o CELAFISCS, como faz anualmente, organizou uma caminhada animada por trios elétricos e monitores, com o objetivo de concientizar a população da importância da prática mínima de atividades físicas. Em outros estados o dia também foi comemorado com muita festa.

VI Mostra de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física

Como parte das atividades de celebração do Dia Mundial da Atividade Física – Agita Mundo que este ano tem como tema central, ?Vizinhança ativa constrói saúde? a Secretaria de Estado da Saúde e o Programa Agita São Paulo juntamente com seus parceiros realizarão hoje (07 de abril de 2009) a VI Mostra de Boas Práticas na Associação Paulista de Medicina de São Paulo, na Av. Brig. Luis Antonio  278, à partir das 8h da manhã. Serão apresentadas as experiências bem sucedidas do ano de 2008. Instituições Públicas, Departamentos Regionais da Saúde do Estado, Instituições Privadas e Instituições da Sociedade Civil Organizada com o intuito de demonstrar brevemente a dimensão que o programa Agita São Paulo alcançou nos seus 12 anos de atividades, bem como apresentar as mais exitosas nesta área da promoção da saúde.

Veja aqui 10 posts que vão ajudar você a começar

  1. Corrida para Iniciantes
  2. Sou obeso. Qual exercício posso fazer?
  3. Malhando ao ar livre
  4. Treino expresso: 30 minutos para malhar
  5. Academia: por onde começar
  6. Na esteira ou na rua? Onde correr?
  7. Aparelho x Peso Livre: o que é melhor para você?
  8. Pilates ou musculação: o que é melhor?
  9. 10 dica para manter a disposição para se exercitar

Sair da versão mobile