Fique Informa

Recomendações para a saúde: minha opinião sobre o e-mail polêmico.

Até o momento 170 pessoas diferentes tiveram acesso ao blog, mas apenas 5 comentaram sobre as recomendações para a saúde do dito médico. Isso significa cerca de 3% dos leitores, o que me deixou surpresa e ao mesmo tempo decepcionada…eu sei que os 5 leitores que opinaram discordam do médico e os 165 restantes? Será que concordam?

Analizando as respostas de forma superficial, admito que são muitos os absurdos, mas vejamos o que está nas entrelinhas. Será que o médico não está tentando mostrar uma outra questão? Atentem para o último parágrafo: “E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca – Cerveja em uma mão – tira gosto na outra – mto sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: VALEU !!! QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!”

O que vejo nesse texto é uma enorme crítica ao culto pelo corpo perfeito. É claro que há exageros, mas estes vem se contrapor aos excessos que alguns fazem em “prol da saúde”. Vamos olhar cada pergunta e tentar compreender onde está a crítica:

Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só… não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente.
Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa.
Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

Sabemos que exercícios cardiovasculares prolongam a vida a medida que podem evitar problemas cardiovasculares. Fortalecendo o coração ele poderá bater menos vezes por dia para realizar o mesmo esforço, o que é bom. Mas existem pessoas que levam esses exercícios à extremos que por vezes são prejudiciais à saúde. Fiquei sabendo de um caso onde o coração do indivíduo batia tão poucas vezes quando ele estava em repouso que corria o risco de sofrer uma parada cardíaca. Detalhe: era uma pessoa sedentária que após recomendação médica passou a se dedicar aos treinos de corrida!!! Quanto afirmação de que para viver mais precisamos dormir…é verdade! Qual foi a última vez que você conseguiu dormir 8 horas por dia durante uma semana inteira???

Pergunta: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
Resposta: Você precisa entender a logística da eficiência… .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos?
Coma frango. A carne de porco pode fornecer 100% da sua cota diária recomendada de vegetais.

Apesar do raciocínio ser lógico, sabemos que não funciona assim. Frutas e vegetais fornecem nutrientes que são importantes na nossa alimentação e cortar a carne é uma atitude radical que pode interferir na sua saúde se não for orientada por um profissional habilitado, um nutricionista. O que precisamos tomar cuidado é que as proteínas animais podem ser ricas em gordura e em excesso podem contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças. Ou seja a mensagem passada aqui é que nossa alimentação deve ser balanceada. Sem exageros, sem radicalismos.

Pergunta: Devo reduzir o consumo de álcool?
Resposta: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela.
Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

A aparente apologia ao álcool, me faz refletir sobre as pessoas que tornam-se anti-sociais pois não bebem nem uma gota…mais uma vez o problema está no excesso, vinho faz bem para o coração e cerveja para o bom funcionamento dos rins!

Pergunta: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
Resposta: Minha filosofia é: Se não tem dor…tá bom!

Aqui eu preciso concordar 100%. Exercício que dói, ou foi feito errado ou em excesso!

Pergunta: Frituras são prejudiciais?
Resposta: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! !… Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?

Mais uma vez uma crítica ao excesso…Claro que fritura faz mal, se comermos todos os dias. Comer fritura eventualmente não prejudica ninguém. A gordura além de dar sabor ao alimento é necessária para auxiliar na absorção de vitaminas. Mais uma vez o nutricionista é fundamental para poder balancear as quantidades ideais.

Pergunta: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
Resposta: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.

Perfeito!

Pergunta: Chocolate faz mal?
Resposta: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa p´ra se ficar feliz !!!

Fazer mal não faz, talvez de diarréia se ingerido em excesso…mas engorda, pois tem muita gordura. Quanto a ser bom para ficar feliz, pura verdade!!! Cortar o chocolate??? Não!!!! Coma menos, mas coma!

E voltando ao último parágrafo…

Quantas pessoas você conhece que não comem pizza no fim de semana porque podem engordar, não participam de reuniões com os amigos porque não bebem, fazem tanto exercício que estão sempre lesionadas, se preocupam tanto em cuidar do corpo que dormem pouco e esquecem da mente, enlouquecem quando engordam 100g, nunca estão satisfeitas com o corpo que tem…quantas pessoas você conhece que faze tudo isso e mais um pouco pensando que têm qualidade de vida? Isso qualidade de VIDA!!!! A vida está aí para ser vivida, claro que devemos cuidar da nossa saúde com boa alimentação e exercícios físicos, mas tudo tem um limite.

A mensagem que fica pra mim desse médico é que a única certeza que temos na vida é a morte, devemos prolongá-la para aproveitar o máximo, mas nos privar de alguns prazeres para chegar lá com um corpo sarado…é perda de tempo, é não tirar o máximo proveito dessa incrível viagem!!!

Sair da versão mobile