Fique Informa

Quem pode usar sibutramina

Esta semana a ANVISA decidiu manter a venda de medicamentos emagrecedores a base de sibutramina. Em 2011 a venda da sibutramina foi colocada em cheque após um estudo (Scout) que levou o medicamento a ser banido em diversos países. No Brasil as regras para a prescrição ficaram mais rígidas e após muita discussão, a venda do medicamento será mantida pelos próximos dois anos.

O que é sibutramina

A sibutramina ou cloridrato de sibutramina, foi desenvolvida como um medicamento antidepressivo e passou a ser usada no tratamento da obesidade em função da sua eficácia. É um medicamento que age no hipotálamo, região do cérebro que regula a fome e a saciedade.

A sibutramina tem efeito sacietógeno, ou seja o pouco que você come já se sente satisfeito, o que leva a uma menor ingestão calórica, além disso a sibutramina acelera o metabolismo contribuindo para o aumento do gasto calórico, o resultado disso é o emagrecimento.

Tudo de bom, né?! Mas , não é bem assim. Não existe mágica e a sibutramina tem diversos efeitos colaterais e não pode ser tomado por qualquer pessoa.

Indicações, contra-indicações e efeitos colaterais

Nenhum medicamento no mundo é isento de efeitos colaterais. O que existem são pessoas que não sofrem com os efeitos colaterais de determinados medicamentos, mas só dá para descobrir isso, depois de usar.

Os efeitos colaterais, os mais comuns são:

A sibutramina é indicada para o tratamento da obesidade nos casos onde o exercício associado à dieta não foram suficientes para alcançar o objetivo e quem vai decidir se existe a necessidade de usar o remédio é o médico. Por exemplo, existem pessoas que precisam alcançar um determinado peso para poderem iniciar um programa de exercícios realmente efetivo e /ou correm risco de morte por estarem com taxas de colesterol, triglicérides e glicemia alterados e precisam reduzir peso rapidamente.

A sibutramina é contra indicada nos casos de:

A importância do exercício e reeducação alimentar

É comum o relato de pessoas que usaram sibutramina, emagreceram e após a suspensão do uso voltaram a engordar.

A sibutramina, assim como outros medicamentos para emagrecer, não podem ser usados como tábua da salvação ou solução definitiva. Eles são prescritos em casos bastante específicos, que geralmente envolvem situações de ansiedade e fome exagerada e/ou quando os riscos de saúde relacionados à obesidade superam os riscos de tomar o remédio.

É importante para quem faz tratamento a base de sibutramina, aproveitar a diminuição do apetite e o aumento da disposição para promover mudanças de hábito que devem ser mantidos quando o uso do medicamento for suspenso. Perder peso, emagrecer é fácil, o difícil é manter suas conquistas, por isso deixamos aqui algumas dicas que valem tanto para quem está tomando a sibutramina quanto para quem não precisa tomar.

Sair da versão mobile