Fique Informa

Quanto tempo preciso fazer de esteira para emagrecer?

Uma inscrita no nosso canal do Youtube fez a pergunta: quanto tempo preciso fazer de esteira para conseguir emagrecer? Por isso resolvi responder à essa dúvida, bastante comum.

Você já parou para pensar nisso? Quanto tempo você precisa fazer de esteira, precisa caminhar ou correr ou até andar de bicicleta, para conseguir emagrecer?

Existem basicamente duas formas de você se exercitar de fazer esteira para conseguir emagrecer. A gente pode fazer exercícios moderados, acima de 30 minutos ou então exercícios intervalados de alta intensidade, com duração de até 20 minutos. Essas são basicamente as duas formas que eu vou explicar e também falarei sobre as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formas.

Qual o tempo na esteira para emagrecer

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!
Leia também: Caminhar ou correr na esteira ajuda a emagrecer?

Usando os exercícios moderados de longa duração, que é a forma mais tradicional de se exercitar para emagrecer e também é mais segura, precisará de 30 minutos ou mais. Você pode fazer caminhada ou corrida, a gente tá falando aqui de esteira porque foi a pergunta que foi feita, quanto tempo de esteira eu preciso fazer, para emagrecer, mas está valendo também se você for correr na rua, vale a mesma coisa se você for andar de bicicleta ergométrica fazer um elíptico.

Os exercícios moderados são de 30 minutos ou mais, mantendo uma frequência cardíaca entre 60 e 80 por cento da sua frequência cardíaca máxima. A frequência cardíaca é a forma mais prática da gente fazer o controle da intensidade do exercício. A gente queima gordura com menos tempo do que isso? Queima, mas é mais ou menos depois desses 30 minutos que essa queima fica otimizada, nesse tipo de exercício.

Para fazer esse cálculo existe uma forma indireta, você pode pedir para o profissional de educação física calcular. Você vai precisar usara sua idade e mais algumas outras informações ou então você pode obter essas informações nos seus testes.

De qualquer forma vai precisar fazer umas continhas, então pede para o profissional de educação física, que ele certamente vai te ajudar e você terá esse parâmetro para poder trabalhar entre 60 e 80 por cento da sua frequência cardíaca.

A principal vantagem de se exercitar dessa forma, de forma mais longa e moderada é a segurança. Praticamente qualquer pessoa, mesmo aquelas que têm algum tipo de restrição, podem fazer esse tipo de exercício, desde que estejam liberadas pelo médico, para caminhar ou para correr. A principal desvantagem é o tempo. Você precisará de no mínimo 30 minutos para se exercitar, e é claro que quanto maior o tempo você conseguir fazer esse trabalho maior o gasto calórico, quanto maior quantidade de calorias gastar, aumentam as chances de emagrecer.

Outra opção são os exercícios intervalados de alta intensidade, o tempo total desse tipo de exercício deve ser inferior a 20 minutos, na maioria das vezes fica entre 10 e 15 minutos e a frequência cardíaca acima de 80%, e até de 90%.

O motivo usar frequência cardíaca é por ser a forma forma mais fácil de controlar a intensidade do exercício, como já expliquei, e o cálculo vai ser feito da mesma forma, só muda o percentual em que o trabalho deve ser mantido.

Esse tipo de exercício, consiste em intercalar alguma coisa leve, com alguma coisa mais pesada. Pense que você pode intercalar caminhada com corrida, você pode intercalar uma corrida leve com uma corrida mais rápida, mais pesada. Você pode intercalar uma pedalada na bicicleta com uma carga mais leve, com uma carga mais pesada ou pedalar mais rápido. Essa é a ideia do exercício intervalado, ou seja você vai fazer um grande esforço e logo em seguida uma recuperação. Esse tipo de exercício é conhecido como hiit que é a sigla em inglês para treinamento intervalado de alta intensidade.

A principal vantagem desse tipo de exercício é o tempo reduzido para treinar. A maioria das pessoas reclama que não têm tempo para se exercitar, mas se eu tenho um tipo de exercício que vai ajudar a emagrecer e que consigo fazer, por exemplo, em 10 minutos acabou desculpa da falta de do tempo! A principal desvantagem é que o hiit não é indicado para todas as pessoas. Embora a gente possa fazer uma adaptação do exercício intervalado para pessoas que não tem um bom condicionamento cardiorespiratório, quando o objetivo é o emagrecimento eu não falando de só desse condicionamento, a condição física dessa pessoa também importa, em função da intensidade alta. Portanto pessoas que têm algumas restrições, como por exemplo, problemas ortopédicos, não poderão seguir protocolos do hiit (salvo para exercícios feitos na água, o que não é o caso aqui!).

Dicas para ajudar na perda de peso fazendo esteira

Não descuide da alimentação. É o balanço energético negativo, aquele papo da gente a ingerir menos calorias e gastar mais que vai no final das contas, garantir que você emagreça e não a esteira, propriamente dita. E não adianta utilizar uma dessas duas estratégias que que eu comentei e continuar comendo demasiadamente ou comendo um monte de bobagens. A recomendação é sempre procurar um nutricionista, conversar sobre a sua condição para fazer uma reeducação alimentar, dessa forma irá se alimentar de forma mais adequada aos seus objetivos.

Não é a esteira que faz a emagrecer (eu já disse isso!). Esses dois tipos de exercício moderado e de longa duração e o intervalado de alta intensidade e de curta duração, podem ser feitos em qualquer tipo de equipamento e não apenas na esteira. Você pode utilizar bicicleta, pode fazer esses exercícios na rua, na caminhada ou corrida, pode usar um elíptico vale até natação dá pra pular corda. Qualquer um desses exercícios e vão funcionar da mesma forma.
Se você deseja orientação e acompanhamento personalizado consulte as condições da Consultoria de Bem-Estar com Denise Carceroni.

Se preferir assista ao vídeo sobre o assunto.

Sair da versão mobile