Portal Fique Informa

Quantas séries e repetições na musculação

Essas são dúvidas comuns e recorrentes aqui no site e que costuma aparecer juntas. Quantas séries e repetições devo fazer na musculação?

Existe uma quantidade ideal de séries? Existe uma quantidade certa de repetições para fazer na musculação ou nas aulas coletivas? Vemos por aí 4 séries de 12, 3 séries de 10 repetições, mas o que o certo?

A resposta, como na maioria das vezes, é depende! Depende de um monte de variáveis.

O profissional de educação física vai considerar todas essas variáveis na hora de montar seu treino. Ele irá olhar para seu objetivo, nível de condicionamento físico, tipo de estratégia que ele vai usar, se você tem lesão e até para coisas que parecem menos importantes, como o tempo que você tem disponível, dentre outros.

O que podemos falar sobre a quantidade de séries e repetições?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Abdominais – Qual o mais adequado?

Quantidade de séries

Para pessoas não treinadas ou sedentárias, sabemos que não faz diferença se ela fará uma série ou séries múltiplas. De maneira geral qualquer exercício que essa pessoa faça trará algum resultado, pois ela está partindo do zero.

Existe um conceito usado no treinamento esportivo que é: quanto mais treinado, menos treinável.

Se do ponto de vista biológico não faz diferença, mas existem outros aspectos que podem influenciar e que precedem essa preocupação em relação a quantidade de séries que é a aderência ao exercício. É mais importante que essa pessoa, sedentária, se torne ativa do que ela faça determinada quantidade de séries, portanto o professor deve pensar em um treino que não assuste esse aluno, que não seja chato, que não cause dor. e acima de tudo que traga prazer! O resultado virá de qualquer jeito.

Para as pessoas treinadas, os estudo mostram o contrário, quando colocamos uma quantidade maior de séries a resposta será melhor. O que não significa exagerar nessa quantidade, existem outras variáveis que podem ser manipuladas pelo profissional de educação física para chegar ao resultado desejado.

Quantidade de repetições

Para determinar a quantidade de repetições as pesquisa mostram o uso do conceito de RM (repetições máximas). Não cabe aqui explicar esse conceito, mas levá-lo para o que você deve fazer na academia.

Quando o professor passa para fazer 10 repetições, isso significa 10 repetições máximas, ou seja o máximo que você consegue fazer com a carga que está sendo usada. Trocando em miúdos, se fizer 9 repetições significa que dá para fazer mais uma e que não consegue fazer a 11ª repetição.

Explicando de outra forma. Se o professor pediu para fazer 12 repetições e você consegue passar e fazer 15 repetições, ou seja ultrapassou as repetições máximas, significa que a carga está leve e precisa ser aumentada.

Para determinar então qual será a quantidade de repetições máximas que deve fazer em cada exercício, o seu professor, vai olhar para aquelas variáveis que falei lá no início.

Assista ao vídeo em que explico, com mais detalhes esse assunto.

Sair da versão mobile