Essa é uma dúvida frequente entre os praticantes de exercícios: qual tênis comprar? E com razão, são mais de 5 mil modelos a venda!!! A primeira maneira de responder à essa questão é escolhendo um tênis adequado para a atividade que você vai fazer, o que reduz bastante as possibilidades, uma vez que as lojas dividem os tênis assim. Escolhi falar dos tênis de corrida, pois ele acaba sendo o mais usado para muitas outras atividades, o que reduz para pouco mais de 2 mil possibilidades… Ainda assim é muita coisa!
Mesmo os tênis de corrida tem diferenças entre si que vão muito além da marca e das cores. Já existem um consenso entre os profissionais que, ao contrário do que se pensava nas décadas passadas, tênis com solados demasiadamente altos são prejudiciais a medida que favorecem a desestabilização e aumentam o risco de lesões nos tornozelos. Além disso há basicamente dois aspectos a serem observados na hora de decidir qual tênis comprar:
-
O tênis precisa ser confortável.
-
O solado deve ser adequado ao piso em que vais ser usado.
Sobre o conforto é preciso calça-lo, andar um pouco e se o tênis abraça o seu pé e não incomoda, já é um bom candidato!
Já sobre a adequação do solado ao piso é um pouco mais complicado. Essa relação é só referente ao impacto gerado por cada tipo de piso, mas à estabilidade também. Além de alguns outros detalhes bastante específicos que veremos a seguir.
Qual tênis comprar para correr…
No asfalto
- Bom sistema de amortecimento;
- Solado flexível;
- Leve;
- Feito com material que facilite a troca de calor.
No concreto
- Bom sistema de amortecimento;
- Solado resistente, mas um pouco flexível.
Grama
- Flexível;
- Solado antiderrapante.
Na terra
- Se a terra for macia, fofa, opte por um tênis com características do usado na grama.
- Se a terra for batida, dura, opte por um tênis com características do usado no asfalto.
Na trilha
- Solado resistente;
- Material reforçado no bico e nas laterais;
- Ranhuras altas na sola (facilita que o barro desprenda);
Na areia
- Solado pode ser mais baixo;
- Solado deve ser mais largo;
- Material deve impedir a entrada de areia;
- Leve.
Pista de atletismo
- Calçado baixo, muito próximo ao chão;
- Leve;
- Solado aderente;
- Com ou sem pinos, dependendo do tipo de prova.
Esteira
- Solado flexível e com boa aderência;
- Feito com material que facilite a troca de calor.
E os tênis minimalistas (Five Fingers)? Onde se encaixam?
Os tênis minimalistas podem ser usados em qualquer tipo de corrida e em quase todos os tipos de terreno, desde que a musculatura dos pés e dos membros inferiores estejam adaptados. Quem nunca usou, precisa se adaptar aos poucos, caso contrário o resultado irá de muitas dores na sola dos pés e nas pernas até lesões realmente graves.
São excelentes para serem usados como parte do treinamento de corrida, da mesma forma que são usadas estratégias como subidas, um trabalho de fortalecimento ou alongamento. Eles não devem substituir o tênis convencional.
Ah! Já sei! Vai surgir alguém comentando que trocou o tênis convencional pelo minimalista e que foi tudo bem, que ele é ótimo. Sim, existem pessoas que se adaptam melhor, mas com certeza isso não ocorre com a maioria!
Um texto excelente sobre o assunto, com a opinião de diversos especialistas, foi publicado recentemente no Portal da Educação Física.
Já escolheu qual tênis comprar? Agora só ficam faltando a marca e a cor!